CHEGOU OUTUBRO!!! (Leiam como se eu estivesse gritando de forma eufórica)
Para quem não sabe Outubro é um dos meus meses favoritos do ano, o mês do terror, onde no final dele se comemora o Halloween, isso significa para o pessoal dos Estados Unidos (E talvez resto do mundo) se fantasiar de criaturas oriundas da mente de um diretor de filmes trash ou então de alguma lenda urbana famosa local, se empanturrar de doces e assistir clássicos de terror e especiais de halloween de desenhos animados.
E como sou um grande amante de filmes, jogos e o que mais existir voltado a essa temática, decidirei fazer do meu blog nesse mês um antro de temas associados ao terror ou a monstros, e devido a isso, começarei o mês com o pé direito falando a respeito de monstros mitológicos, criaturas desconhecidas ou assustadoras que eram temidas em diferentes culturas.
Dessa vez não irei usar minha entrada padrão, mas aos que ficarem com saudades podem deixar que nos próximos artigos isso já será corrigido.
Sem mais delongas, falarei sobre os monstros mitológicos da mitologia grega.
(Nota: Por se tratar da Mitologia Grega, algumas histórias de origem de suas criaturas podem ser pesadas, envolvendo sexo, violência entre outras coisas, estejam avisados).
Scylla
Scylla é uma criatura marinha que supostamente habitava o Estreito de Messina (um canal no Mar Mediterrâneo) e destroçava navios de marinheiros azarados de passar pelo lugar. Scylla foi romantizada e teve diversas origens, a mais famosa é que ela era uma bela jovem grega que foi amaldiçoada por um monstro que não conseguiu o seu afeto, se tornando um monstro também, e como sinal de revolta atacava a qualquer um que se aproxime de sua toca.
Scylla tem em sua fisionomia um torso de mulher, diversos tentáculos de polvo onde na ponta apresentam cabeças de lobos ou cachorros e uma parte inferior marinha e monstruosa.
Scylla na modernidade foi usada de inspiração para diversos jogos e filmes como sendo uma criatura marinha que servia de inimigo comum ou como boss como por exemplo jogos como Castlevania Symphony of the Night, Xenogears e Smite, e em outras obras como Cavaleiros do Zodíaco sendo uma ''constelação'' dos marinas de Poseidon e em Percy Jackson.
Death Scythe apesar de suas drásticas mudanças, seria inspirado em Scylla.
Scylla em Castlevania Symphony of the Night.
Scylla em Smite (uma boa maga de captura).
Hidra
A Hidra de Lerna era uma besta com corpo de dragão e várias cabeças de serpente que era conhecida pela sua capacidade de regenerar cabeças cortadas e por seu veneno mortal.
Hidra era uma criatura que habitaria Peloponeso (uma das ilhas principais da Grécia) em um vale ou um pântano e seria morta esmaga por pedras por Hércules para provar que era digno de ser um herói.
A Hidra foi uma criatura que assim como a Scylla, teve participações em games, mas foram em obras como God of War, a trilogia Lufia e Suikoden.
Hidra em God of War (Convertida em um animal marinho).
Hidra um inimigo comum das últimas dungeons da série Lufia
Hidra como boss de Suikoden.
Minotauro
Minotauro é uma criatura hibrida de homem com touro nascido da relação sexual entre o ''Touro Cretense'' e Pasífae, a esposa de Minos, o rei de Creta. Minos adquiriu o reino de Creta e rogou a Poseidon um Touro branco como a neve como um presente de seu feito, Poseidon atendeu seu pedido, mas exigiu que o mesmo fosse oferecido a ele como forma de sacrifício; porem Minos negou pois estava encantando com a beleza do bovino, como vingança, Poseidon e Afrodite fizeram a esposa de Minos se apaixonar pelo ''Touro Cretense'' e o resto é história...
O resultado do amor proibido foi uma criatura com cabeça, cascos traseiros (pés) e cauda de touro e corpo humano, porem dotado de uma grande força e que só podia ser alimentado com humanos; em sua maioridade Minotauro ficou agressivo, e seu ''pai'' o rei Minos ordenou a criação de um labirinto para aprisionar a besta até o dia que alguém pudesse matar a criatura, esse alguém foi Teseu.
Minotauro foi usado de inspiração para a construção da ''raça'' de minotauros (homens-touro) em universos de RPG, além de ter feito ponta em jogos como God of War, Adventure Quest World (AQW).
Minotauro, um dos vários bosses do primeiro God of War.
Minotauro um dos sub-bosses de AQW um MMORPG medieval com inspiração em diversas culturas, mitologias e obras atuais.
Aracne
Aracne é um dos monstros mais bizarros e trágicos da mitologia grega. Nascida como uma ateniense jovem e comum, ela cresceu e se tornou talentosa com a arte de tecelagem, chegando a ser parabenizada por toda a cidade e ficando com o ego inflado...o que causou sua ruína.
Aracne orgulhosa de sua habilidade se comparou com Atena, a fofoca se espalhou por toda a Grécia (incluindo o Olimpo) até chegar nos ouvidos da mesma que furiosa desafia Aracne em competir contra a Deusa e fazer a tecelagem mais épica e incrível. Aracne venceu (algumas fontes afirmam isso) e Atena enciumada amaldiçoa a jovem com a forma da maior tecelã do mundo animal, a aranha...Aracne se transformou em uma criatura horrenda da cintura para cima mantendo em partes a sua humanidade, mas da cintura para baixo seria uma aranha, a forçando a se exilar em um lugar distante e ser nomeada a ''mãe das aranhas'' devido ser a maior de todas elas.
Aracne é reverenciada em obras como Smite, As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy, Monster Musume no iru nichijou e Diablo III.
Aracne (a própria) em Smite como uma assassina.
Aracne em As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy (The Grim Adventures of Billy and Mandy) como uma gótica louca que busca vingança contra Puro-Osso por causa do relacionamento de ambos nos tempos de colégio deles.
Rachnera Arachner, uma das garotas que moram com Kimihito Kurusu de Monster Musume, inspirada em Aracne.
Cydae, uma das sub-chefes do terceiro ato de Diablo III; inspirada em Aracne.
Cérbero
Cérbero ou Cerberus é o guardião da entrada do Sub-Mundo, reino onde habitam os mortos e na qual Hades, o irmão mais velho de Zeus reina.
Cérbero é descrito como uma criatura canídea com três cabeças que seria ''irmão'' da Hidra de Lerna e seria o pai do Leão de Neméia.
Cerberus aparece em obras como Dante's Inferno, Final Fantasy III, Kingdom Hearts entre outros.
Cerberus de Dante's Inferno.
Cerberus de Final Fantasy III.
Cerberus em Kingdom Hearts.
Bônus: Medusa (Górgona)
E como bônus para encerrar o artigo, falemos de uma das criaturas mais famosas da mitologia grega, a Medusa. Medusa é uma górgona (mulher-cobra com pele escamosa na parte humana e cabelos de serpentes), mas já foi uma pessoa normal, e assim como Aracne teve uma história trágica e foi transformada pela insensível da Atena (supostamente a Deusa da Sabedoria).
Medusa era uma bela e jovem devota do templo de Atena, por conta da sua beleza ela acabou ganhando a atenção de Poseidon que acabou se transformando em um cavalo e estuprou a devota de Atena em seu templo...calma que fica pior...Por conta desses acontecimentos, Atena ficou furiosa e decidiu punir Medusa por ''profanar'' seu templo com tamanha libertinagem e a transformou em uma criatura monstruosa e rasteira que daquele dia em diante não seria mais um sinônimo de beleza e aquele que fosse tolo o bastante de olhar para seu rosto se transformaria em pedra.
Medusa fugiu para uma caverna em algum lugar remoto da Grécia, mas por ser um monstro horrendo, vários viajantes aspirantes a guerreiros decidiam ir para seu esconderijo para mata-la e ganhar fama, mas nenhum deles retornou e Medusa só nutriu um ódio ainda maior dos Deuses do Olimpo pela condição a qual submeteram-na e pela humanidade por tentar mata-la sem ter feito nada.
Até que então o rei Polidetes de Séfiro ordena que Perseu traga a cabeça da criatura até ele como um ato de bravura, abençoado com trocentos Deuses que concederam um traje especial para a tarefa, Perseu encontra e mata o que um dia já foi uma bela sacerdotisa do templo de Atena.
Medusa como falei anteriormente foi a criatura mais famosa dos contos da Mitologia Grega, aparecendo em inúmeros filmes, animações e jogos, tais como Smite, God of War, Castlevania, parodiada em Meninas Super Poderosas e citada em Cavaleiros do Zodíaco.
Medusa como uma ADC (ataque a distancia) em Smite (excelente personagem por sinal).
Medusa prestes a perder a cabeça (literalmente) em God of War.
Sedusa, uma vilã paródia em As Meninas Super Poderosas.
Algol de Perseu e seu poder de petrificação pela imagem da Medusa em seu escudo, um cavaleiro de prata que forçou Shiryu de Dragão a se cegar.
Minha Opinião:
E então é isso, esse foi meu primeiro artigo do mês, espero que no decorrer dos dias eu consiga postar ainda mais sobre o tema ''Monstros Mitológicos'' para assim poder tratar de outros assuntos, com esse serão seis artigos falando sobre criaturas monstruosas, e deixarei vocês no mistério enquanto não posto os outros artigos para adivinharem de quais mitologias eu irei fazer uma retratação de seu bestiário.
Tô com a corda toda esse mês, então mais artigos viram, espero que tenham gostado desse artigo, escrevam nos comentários no caso de sugestões ou críticas, me sigam no Twitter e no Facebook.
Até a próxima e tchau.
Vc vai fazer a istori de cada personagem de gta ?
ResponderExcluirOlá caro leitor Anonimo, você gostaria que eu falasse sobre cada PROTAGONISTA de GTA? Já produzi um artigo falando sobre os personagens principais de GTA V; posso falar dos jogos anteriores, mas será só para o mês que vem pois estou trabalhando agora em um mês temático do terror.
Excluir