domingo, 4 de dezembro de 2016

O anime de Jesus

Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje é dia quatro de Dezembro, então decidi renovar as temáticas do meu blog, irei trabalhar com séries, filmes, jogos e animações que façam referencias a mitologias, falarei também de artigos sobre especiais de natal ou itens relacionados a semântica bíblica, contanto que estejam dentro de uma dessas mídias, e hoje eu irei estrear meu primeiro artigo de Dezembro, falando sobre uma animação inspirada na vida de Jesus, então, lá vamos nós.
Essa animação se chama ''Meu último dia'' (My last day no original) e foi criado em 12 de abril de 2011 por Barry Cook e produzido pela equipe Studio 4°C


Barry Cook (1958-) É um diretor de filmes mais voltados para a área da animação. Quando ingressou para a Disney em 1981, teve o trabalho de animador e supervisor de algumas obras da Disney, como por exemplo a Pequena Sereia, A Bela e a Fera e Aladin. Em 1993 ele produziu ''Trail Mix-Up'' o que abriu portas para ele começar a produzir obras sob a função de diretor, e ainda dentro da Disney, ele seria responsável por criar o filme Mulan..

É um estúdio de animação japonesa fundada por Eiko Tanaka e Koji Morimoto  em 1986. Foi responsável pela produção de alguns OVA's e esteve envolvida na produção de jogos, como Catherine , Asura's Whath e Street Fighter 4.


Esse artigo será um pouco curto, pois não há muito o que eu dizer a respeito, então irei falar um pouco de quem foi Jesus e porque ele é tão adorado.

Jesus foi o filho de Maria e José durante os tempos do império de Herodes (O reino de Herodes foi entre os anos de 36 a.c e 4 a.c)

Jesus veio ao mundo através de uma gravidez dada pela essência do espirito santo. Acontece que Deus escolheu Maria para ser a mãe de seu filho na terra, e para enviar essa noticia, foi dado a tarefa ao anjo mensageiro Gabriel (um dos 7 arcanjos da bíblia) de falar com Maria sobre a vinda de Jesus.

Para melhorar o entendimento: Jesus já existia a muito tempo antes mesmo da formação de tudo, ele é um dos três elementos que compõe a Santíssima Trindade: Sendo eles o PAI (Deus), o FILHO (Jesus) e o ESPIRITO SANTO (A essência espiritual que esta presente em todos os justos).

Deus desde os tempos em que havia expulsado Adão e Eva do paraíso, esteve enviando inúmeros escolhidos, homens e mulheres que teriam a tarefa de divulgar a obra de Deus, além de operar milagres durante a peregrinação deles.

Com o decorrer das gerações, Deus chegou a enviar até o mais forte dos homens (Sansão) e até o mais sábio dos homens (Salomão) e todos falharam em sua missão, pois em alguma etapa eles se desviaram das virtudes de Deus.

Assim, Deus planejou enviar em forma de homem o seu filho dito como Primogênito, Jesus já havia sido esperado na terra pelos homens, pois já diziam nas escrituras sobre um Messias (Um salvador) que viria e traria paz, prosperidade e justiça para aquele povo.

Acontece que a vinda de Jesus não podia ter vindo de maneira mais distante do pensamento dos homens quanto foi.

Devido a tal profecia, Herodes ficou receoso de poder perder seu trono e começou um despache de soldados em busca de todas as mulheres grávidas de Jerusalém (cidade dita como a origem do Messias). Temendo que fossem pegos, José e Maria fugiram para a cidade de Nazaré, onde procuraram uma vaga por todas as estalagens do local, mas nenhuma estava disponível, o que gerou uma das cenas mais lindas e épicas para as pessoas que são apaixonadas por semânticas bíblicas: O nascimento de cristo na manjedoura:
Vejam bem, o sujeito que era destinado a ser o Rei de tudo e de todos, perante as profecias dos seguidores de Deus, nasceu da forma mais simples e humilde de todas, já começa por ai o surgimento a caráter do personagem que foi Cristo.

Jesus de Nazaré (naquela época as pessoas tinham o segundo nome com base no lugar onde nascerão) ainda criança foi levado as pressas por seus pais para o deserto e por lá ficaram até a morte de Herodes (algo que levou em torno de alguns meses até 1 ano)

Jesus cresceu com base nos ensinamentos de seus pais e da sociedade estabelecida em cima da moral Judaica. E o mais incrível de tudo é que ele era um jovem a frente do seu tempo nos dizeres de sabedoria.

Em um determinado dia, Jesus ficou na igreja, enquanto seus pais preocupados estavam a sua procura, pois estavam em época de peregrinação.
Seus pais encontraram o garoto conversando sobre leis com os senhores das mesmas (os juízes do tabernáculo) e tanto os senhores quanto os pais de Jesus ficaram impressionados com a sabedoria que o garoto carregava.

Jesus era de uma família humilde, o seu pai era um carpinteiro e que quando partiu foi o começo da jornada de Jesus (já adulto) para cumprir a sua palavra.

Desde então, Jesus passou a enfrentar duros desafios, como quando ele ficou de Jejum no deserto e foi importunado por Satanás em pessoa.

Após derrotar Satanás em seu próprio jogo (O senhor das trevas tentou confundir a cabeça de Jesus usando das regras que existiam naquele lugar) Jesus partiu em busca de discípulos para espalharem a palavra.

Até nesse aspecto Jesus foi humilde, pois ele não foi atras dos melhores entre os melhores escrivas ou sacerdotes, mas sim procurou homens de sustento simples (cobradores de impostos e pescadores)

Formado o grupo composto por Jesus e seus 12 apóstolos, eles partiram em uma viagem em torno de Israel em busca de espalhar a sua mensagem. Durante o seu caminho, Jesus contava estórias de cunho moral, as tão famosas ''Parábolas'' onde ele transmitia mensagens de amor, solidariedade, compaixão e sabedoria.

Jesus foi protagonista de inúmeros feitos: Andar sobre as águas, multiplicar os pães e peixes que um garoto possuía, para dar de comer para um grupo de pessoas em escala centesimal (Tradução: Jesus fez 5 pães e 2 peixes darem para uma multidão de mais de 100 PESSOAS!) e irritar os fariseus devido a suas ideologias serem diferentes.

O ultimo encontro com seus discípulos em vida foi numa noite, onde eles fizeram a tão famosa SANTA CEIA, essa que ficou eternizada em diversos aspectos na nossa sociedade, seja na forma de mídia ou na de arte (como por exemplo o quadro de Leonardo DaVince que esta logo acima).

Jesus sentia que ele havia sido traído por um de seus discípulos, Judas era o nome dele e o preço por esse ato foi de meras 30 moedas de prata.
 Jesus foi brutalmente surrado pelos guardas e foi determinado a sua execução: No monte Calvário ele seria crucificado.
Jesus teve que carregar a própria cruz do templo até o monte Calvário, onde foi pregado suas mãos e seus pés em partes de madeira da cruz.
Mas Jesus, apesar de ter morrido na quarta feira, três dias depois (foi num sábado, façam as contas) ele não estava mais em sua tumba, pois ele havia retornado dos mortos como um ser transcendente de luz e espirito.

Jesus ao final de 40 dias teve que voltar para ao lado de seu pai, e deixou a todos a tarefa de evangelizar, Jesus havia compartilhado com aquele povo palavras de sabedoria e amor e aqueles que tivessem fé viveriam ao seu lado no paraíso.

Esse foi um resumo dos feitos.


Em relação ao anime, a sinopsia dele é justamente essa, onde falam de maneira breve sobre a origem de Jesus e que termina com a sua morte na cruz.

Os traços da animação são algo ''diferente'' eu diria; Apesar de ser um anime, esse design dado aos personagens é mais cartunizado e leve do que se formos comparar com animações de mesma época, que são mais serrilhadas e com cores brilhantes.

A dublagem e a trilha sonora da animação era muito boa, esse foi um projeto levantado pela ''The Jesus film project'', um grupo de jovens que buscavam chamar a atenção de um público mais extenso com o proposito de ensinar sobre os ensinamentos de cristo. Eles tiveram muito tempo de planejamento, ao lado de Barry Cook até que tudo pudesse ser construído.



Minha Opinião:

A animação é muito boa e é algo diferente do que estamos acostumados a ver no mercado de animação. Fora que eu procurava retratar mais cedo ou mais tarde sobre esse artigo para o final do ano (queria falar dele no dia 25 de dezembro mais precisamente) mas achei melhor já usa-lo como prólogo de minhas novas temáticas nesse mês.

Estou desejando a todos um feliz natal (adiantado).

Se tiverem alguma sugestão ou crítica a fazer, escrevam nos comentários e farei questão de acatar a ideia, críticas são bem vindas, uma vez que procuro personalizar o layout do meu blog para melhorar a forma como vocês vêem meus artigos.
Então é isso, espero que tenham gostado, valeu e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário