domingo, 25 de setembro de 2016

Perdido em Marte

Fala pessoal, Matteus aqui, e hoje falarei sobre o filme Perdido em Marte.
(Aviso: Esse artigo contem Spoilers).
Perdido em Marte é um filme de sci-fi criado no dia 1 de outubro de 2015 por Ridley Scott, o mesmo diretor de Alien (Eu já fiz um artigo sobre Alien aqui)

Então, vamos ao filme, sim? sim.

Avante chamadores do Hilston:

Nessa imagem, eu peguei de um video de qualidade péssima, então migrei para outra qualidade e puuf.
Marte, o planeta vermelho.
Há um grupo de astronautas a mando da Nasa fazendo pesquisas em uma região do planeta, e um deles descobriu que o solo de Marte pode ficar como o da terra.
Eles estão trabalhando com pesquisas muito sérias e estão todos muito sérios...exceto que na verdade não, alguns dos astronautas estão ali fazendo piadinhas e botando o papo em dia durante o serviço, e até são prontificados que devem parar com isso.
Enquanto isso, dentro da base, os dois integrantes do grupo estão estabelecendo contato com o restante, e é quando algo deixa a mulher dali com uma expressão séria, mas o que seria?
Ah, ta, é só um aviso a respeito de uma tempestade de areia se aproximando do pessoal, nada de mais.
É quando ela passa a noticia pro pessoal e ela pergunta para o Martinez (um dos astronautas) se ele pode ver a tempestade e se esta muito feia.
Eu diria que sim
Nisso, todos entram na base e começam a discutir a respeito do que fazer e falar sobre dados, a preocupação aumenta quando vêem que a nave suporta uns 7500 newtons (unidade de força) de impacto e a tempestade tem em volta de 8600.
Nisso eles decidem que a melhor opção é adiar a exploração do planeta e voltar para sua nave/satélite e aguardar instruções da Nasa.
Então eles começam os preparativos para a decolagem da nave,mas o pessoal ainda tem que cruzar a tempestade de areia para chegar até ela. O grupo corre risco e eles não possuem visibilidade, é quando a comandante do grupo diz para se sintonizarem com ela pelos comunicadores e todos seguirem um atrás do outro.
Tempestade de areia? ta mais para granizo.
Durante a transição para a nave, Watney (outro astronauta) sugere que amarrem a nave com uns cabos aos rovers (uns veiculos) a ideia dele era dar mais peso a nave e assim evitar dela ser virada na tempestade, é quando uma antena é levada pela força do vento e prontamente o acerta.
(Momento divagação:
 Sendo bem sincero até eu acharia que ele morreu depois de uma coisa dessas
Fim do momento divagação)
Cada astronauta tinha um sinal em seus trajes que ressonava na nave, e o piloto afirma perca de sinal, e que o traje do companheiro sofreu perca de oxigênio, temendo o pior a equipe decide ir embora, muito a contra gosta da comandante que queria procurar por ele, mas que no fim perdeu as esperanças também.
O grupo parte...
Enquanto isso na terra...
O pessoal da Nasa foi avisado do que aconteceu, e o lider de operações da Nasa participa de uma conferencia, na qual ele avisa mundialmente da catastrofe, todos estão de luto.
Após a tempestade de areia terminar, e o dia raiar (rimou), nós vemos o corpo do Astronauta morto, enterrado em areia.
Com a Exceção de que ele esta VIVO!
Mark Watney esta vivo, mas esta ferido, lembra da antena que o atingiu ontem a noite? Então, uma parte dela atravessou a barriga dele, agora ele esta sozinho e tem que se virar, ele caminha para a ala médica e faz uma cirurgia nele mesmo.

Sim, é um pedaço da antena que ficou na barriga dele.
Após se recuperar do choque, ele decide dar uma volta pela base e descobre que ela esta desértica, então começa a fazer um diário em vídeo, relatando suas experiências.

Em seu primeiro vídeo, ele explica sua situação atual, e como ele tem chances de se ferrar mais ainda.
Naquela noite, ele fica pensativo sobre como sair dali.
Sol 21, quer dizer que desde o começo das expedições se passaram 21 dias, sendo 2 deles com Mark sozinho em Marte.
Ele faz sua primeira refeição, enquanto conta a quantidade de suprimentos da base, é quando ele tem uma ideia e vai correndo gravar um vídeo.
Havia comida na base para durar durante 60 dias para seis tripulantes, uma vez sozinho, bom, deixe que ele te fale.



Após essa cena, ele se gaba por ter sido formado em botânica antes de entrar na Nasa, e decide por seu plano em prática.
Dia 24, ele começa a arrumar as coisas que a tempestade de areia tirou do lugar, ele verifica as bagagens de seus colegas de missão e decide começar a vida do campo.
Com muito trabalho, ele conseguiu extrair o solo de marte e levar em uma área dentro da base, assim, haveria oxigênio para as plantas.
Ele faz uma solução, misturando alguns produtos que possuem nutrientes, ele também utiliza das próprias fezes para adubar o solo e decide plantar batata...literalmente.

Então meus coleguinhas, suponhamos que vocês vão para uma viagem espacial e fiquem sem água, sabem como proceder? o Mark te ensina, veja só.







Pronto, e assim vocês vão criar água, apenas lembrem de fazer os cálculos certos, se não, isso acontece.
...
...

....Depois de alguns dias...
Mark decide verificar sua plantação.
E esta crescendo, é um milagre.

Voltando a Terra.
O chefe da Nasa e o chefe daquela expedição em Marte começam a discutir a respeito de mandar um satélite captar imagens de Marte, a principio para ver quanto daquele material que ficou por lá podia ser resgatado, mas o palestrante decide que não é uma boa ideia, afinal, não queremos que a mídia nos atire pedras por exibir um cadáver em Marte.
Mas o chefe de expedição não da a mínima e decide despachar buscas em Marte para ver como estão as coisas por lá, e uma das funcionarias liga para o chefe, pois no decorrer de alguns dias, observou-se que alguns equipamentos mudaram de lugar durante as fotos que eram tiradas a cada 24 horas.
Eles então percebem que Mark esta vivo e esta sem nenhum contato em marte. O chefe de expedição fica até emocionado, imaginando a situação em que o colega deve se encontrar...
Mas a verdade é que Mark estava curtindo, relaxado e ouvindo música.
E o chefe da Nasa teve que comunicar mais cedo ou mais tarde a respeito de sua descoberta, e o mundo inteiro se comove para tirar o Astronauta perdido de lá.
Dia 70
Mark conseguiu captar algumas noticias a respeito do paradeiro de uma cratera onde iria ser pousada uma nave daqui a quatro anos, e ele decide ir até lá, em busca de qualquer coisa que pudesse ser útil para voltar para casa, foi quando se lembrou que ele tinha um veiculo.

Ele foi racional e tentou administrar o melhor possível do tempo.
Mas reparou que tinha alguns problemas:
  • O Rover só chegava a velocidade de 35 km por hora
  • Ele teria que se virar, vivendo dentro de um veículo que para melhor aproveitamento do combustível, teria que andar sem o aquecedor de noite.


Mas ele logo se ferra, pois passa frio, e até faz um monólogo sobre como ele iria morrer através dos princípios da Termodinâmica.
Na manha seguinte, ele decide ir numa área marcada, essas ''áreas'' são lugares onde componentes radioativos ou explosivos são enterrados pois correm risco de fazer algo...
Mark pega um isótopo radioativo, isola ele com ''fita adesiva'' e coloca no banco de trás do veiculo, onde a radiação do isótopo estaria mantendo o calor do ambiente por assim dizer...
E na terra, um grupo é escalado para a criação de uma nave, onde eles abasteceriam de suprimentos e enviariam para buscar Mark, essa nave tinha o prazo de 3 meses para ser entregue.
E Mark no dia 79 esta colhendo o que plantou.

O chefe de expedição entra em contato com o grupo de projetistas antigos da Nasa, responsáveis por enviar uma sonda em Marte no ano de 1997, ele faz isso, pois percebe que Mark planeja ir atrás daquilo para fazer contato.
E conseguem estabelecer contato.
Mas a inicio, devido ao sistema primitivo da sonda, cuja comunicação entre Mark e a Terra se devia pelo giro da câmera e respostas de sim e não, eles não conseguem falar muito

É quando Mark tem um plano:

Usando de Hexadecimais (um sistema de códigos de computador, onde um simbolo é inscrito baseado em um numero elevado a 16) Os dois (Mark e o chefe) começam a conversar, e com a ajuda dos cientistas ele consegue estabelecer contato com a Terra através de e-mails.



E a primeira conversa deles é transmitida pelas emissoras do mundo todo. Todos estão apoiando Mark

E a Nasa decide avisar ao grupo que trabalhava com o Mark, que ele estava vivo, e todos se sentem mal por terem abandonado o amigo

E em Marte, Mark mostra do que foi capaz, e descobre que de certa forma, ele colonizou Marte, pois só a vida orgânica lá, por causa dele.
Naquela noite, Mark é descuidado e quase morre.
Houve uma falha na hora da Despressurização e um compartimento da base explode, isso abre um buraco no capacete de Mark, que rapidamente concerta com fita isolante.
Mark fica desacreditado, pois perdeu muitos recursos devido ao incidente e agora seu tempo de vida diminuiu muito, para sobreviver, ele terá que racionar ainda mais a comida.
Mas, não ha mais o que temer, pois afinal o pessoal da terra conseguiu terminar o foguete a tempo e já esta pronto para a decolagem.
...É...(obs: a nave explodiu no voou)
Nisso, a NSAC (Tipo a Nasa, mas é da china) decide abrir mão do sigilo de sua mais nova e potente tecnologia para a exploração espacial e decide ajudar a Nasa para resgatar o astronauta sem tempo.

E um dos cientistas tem um plano, e decide falar cara a cara com os chefões.
Resumidamente, ele quer mandar o Satélite da equipe do Mark ir de encontro a órbita da Terra para pegar os recursos/suprimentos e ir em busca de Mark que deverá esperar por eles no espaço, pois a equipe vai orbitar a orbita do planeta vermelho e Mark terá que ativar uma nave reserva do planeta para poder sair da atmosfera de Marte.
A equipe então é avisada do plano e assume os riscos.
Isso tudo foi arquitetado no dia 219, lembrem-se que o cara ficou perdido no dia 20, ele já ta quase 200 dias lá.
Mais sete meses se passam e finalmente o pessoal chegou a orbita do planeta
Mark já ta até barbudo de tanto esperar, ele faz nessa cena um monólogo sobre o espaço ser como águas internacionais, e ele vai ser resgatado de lá de forma ''ilegal'' o que o faz um bucaneiro.
Mas a nave não esta pronta, o nariz da nave (onde fica a cabine de passageiros para os que não sabem) esta muito pesada para suportar tais condições onde ela terá que se submeter, e o pessoal da Terra avisa que Mark terá que se desfazer de pelo menos 5 toneladas do que tiver naquele compartimento.
Dito e feito, Mark ate se arruma para essa ocasião, ele se emociona enquanto é buscado por seus integrantes, mas chega a ficar inconsciente devido a baixa quantidade de oxigênio ao sair da atmosfera.
O pessoal do satélite também calculou errado a quantidade de combustível e terá que forjar uma bomba para dar impulso na nave para que eles cheguem até Mark
E Mark acorda e decide imitar o Homem de Ferro com seus propulsores nas mãos (ele fura as luvas do traje para dar impulso e se dirigir a sua comandante) E quase que não da certo.
A Nasa recebe a noticia de que todos voltaram para casa sãos e salvos, e a galera vibra com a noticia.
Alguns meses se passaram, agora Mark vive uma vida nova, seus colegas foram ''despedidos'' pois furaram inúmeros protocolos para poder salvar o amigo.
E Mark? ele virou um professor da universidade, onde ele faz palestras sobre o seu feito.
Fim.


Agora irei falar a respeito do Elenco, serei breve nesse quesito:

Elenco:

Os atores escalados nesse filme são ótimos, não diria que são a 8º maravilha do mundo, mas cumprem bem seu papel.


Os amigos de Mark eram bons quando interagiam entre si, a comunicação que eles tinham era profissional tanto quanto sérios, quando davam suas descontraídas, mas posso citar de todos eles em destaque Jessica Chaistain, ela que era a comandante Melissa do filme.

Chainstain sobe expressar bem momentos de seriedade e de compromisso, ela como Melissa Lewis estava disposta a cruzar o espaço numa viagem que duraria quase um ano apenas para salvar um colega de equipe.
Ela já atuou em algumas obras, como Interestelar (2014) Vida Cruzadas (2011) e até dublou uma personagem em Madagascar 3 (2012), fora outros 40 papeis que ela participou, ela também merece parabenizações pelo filme O caçador e a Rainha do Gelo (2016). 
Chiwetel Ejiofor foi Venkat Kapoor, o chefe das expedições de marte, ele foi o segundo maior papel em destaque do filme, devido sua importância para a sobrevivência de Mark, sem ele não seria possível efetuar a missão de busca e salvamento.
Ejiofor já trabalhou em filmes de drama, suspense e ação, os papeis mais memorosos dele sem nenhuma duvida foram em 2012 (2012), 12 anos de escravidão (2013), esse aqui de 2015 e ele pelo o que parece fará uma participação ou uma ponta em Dr Estranho da Marvel (dia 3 de novembro nos cinemas, 2016).
Mas sem nenhuma duvida, o papel mais importante desse filme foi dado a Matt Damon, nosso querido Mark Watney, ele que desbravou aquelas terras desérticas e colocou em prática um plano que levaria pelo menos meses de expedições, ele deu vida a Marte, plantando batata.
Matt é engraçado e muito corajoso, ele passou uma situação muito drástica como Mark, preso em um planeta distante, sem companhia, e sem comunicação, ele consegue ser valente pela maior parte do tempo, mas o que torna a experiencia unica é ver que ele é humano como todos nós e que desaba a chorar quando vê que sera resgatado.
Sabe, isso dá um toque de realidade a um personagem.
Existe até uma zoeira circulando pela internet sobre Matt Damon ter que andar com um gps, pois quase todos os filmes dele, ele sempre tem que ser resgatado, como por exemplo no filme ''O resgate do soldado Ryan (1998), também esteve em ''11 homens e um segredo'' (2001) e suas continuações, esteve presente em Interestelar junto de Jessica Chainstain e até foi o narrador do filme Spirit: o corcel indomável (2002).

Curiosidades:

  • Esse filme tem um pouco menos de um ano (faz aniversário daqui 5 dias), mas já recebeu prêmios, ele foi batizado até como ''a volta de Ridley Scott'' pois o diretor não era mais o diretor de um filme tão renomado desde a franquia de Alien.
  • O astrofísico Neil deGrasse Tyson (conhecido mundialmente por seu brilhantismo no campo acadêmico e por sua inteligencia, na internet ele é conhecido por ser o meme Ui.) Viu o filme e segundo ele e outros renomados cientistas e professores, o filme segue de forma fiel a lógica por detrás da ciência, quero dizer, o filme se baseia quase que totalmente em verdades comprovadas por estudos teóricos, o que sem nenhuma dúvida só o fez crescer ainda mais no gosto de amantes desse gênero (sci-fi).
  • O filme foi fiel na hora de explicar sobre como Mark conseguia fazer coisas praticamente impossíveis no filme, mas segundo os cientista a unica coisa que o filme faltou ressaltar é que pela atmosfera e a densidade de Marte, nunca haveria uma tempestade de areia daquela escala, e outra, devido a proximidade com o sol e por outra hora Mark ter ficado a poucos centímetros de distancia de um isótopo, seria justo dizer que Mark voltou para a terra com algum tipo de doença de pele, do pior caso ele teria câncer por isso.
  • O filme foi filmado em partes em Budapeste e na Jordânia, o que corroborou com a paisagem ''marciana'' do filme.


Prêmiações:

  • People's Choice Award (2016)
  • 2 globos de ouro (por melhor filme de comédia/musical e por melhor ator) (2016)
  • Prêmio Hugo de melhor apresentação dramática (2016)
  • Empire Award: Melhor ator (2016)
  • Satellite Award de melhor som (2016)
  • ADG Award de melhor desing em filme contemporâneo (2016)


Então é isso pessoal, mais um filme feito, espero que gostem.
Dá muito trabalho fazer um artigo de analise de filme, e se tudo der certo até o final do mês tem mais artigos a respeito de Sci-fi.

O que acharam? comentem ai em baixo suas sugestões, suas opiniões ou qualquer coisa que gostariam de argumentar a respeito do filme.

Então valeu e tchau!