sábado, 10 de setembro de 2016

A história do Mario

Fala pessoal, como vão vocês? esse artigo esta sendo feito pela sugestão de um amigo meu, ele veio até mim e me perguntou: Matteus, qual a origem do Mario? (não foi com essas palavras, mas para encurtar a história, fica desse jeito mesmo).



Nesse caso, vamos ao artigo sim? então vamos!
Para eu poder explicar a história de Mario, eu terei que situa-los sobre a história da Nintendo, mas serei bem breve nesse aspecto, ok?

Tudo começa em Quioto no ano de 1889, quando Fusajiro Yamauchi decidiu criar Hanafuna, um jogo de cartas japonês.
Esse é Fusajiro Yamauchi (1859-1940)

Hanafuna

Fusajiro nasceu em Quioto em 1859, e aos seus 30 anos decidiu investir em sua vida como um empresário dono de uma empresa de cartas e alguns jogos do mesmo estilo.
O seu negócio foi crescendo devido a popularidade de seus jogos e ele assinou contrato de parceria com uma companhia de distribuição da época (1907).
Ele criou a empresa Nintendo Koppai e no ano de 1929 ele se aposenta para dar espaço para o seu sucessor, seu genro Sekiryo Kaneda (apelidado pelos íntimos como Sekiryo Yamauchi)
Sekiryo Yamauchi (1883-1949)

Sekiryo seria responsável por reformar a sede da Nintendo Koppai e rebatiza-la de Yamauchi Nintendo & Co. Ele também criou em 1947 uma firma chamada Marufuku Co. Ltd. que teria o objetivo de expandir suas linhas de distribuição para o mercado ocidental.
Devido a um derrame cerebral Skiryo acabou falecendo e os direitos da empresa foram herdados para Hiroshi Yamauchi.
Hiroshi Yamauchi (1927-2013)

Na época que Hiroshi se tornou herdeiro da empresa, ele só possuía 21 anos e tinha uma visão mais ampla do que queria, ele decidiu expandir o ''legado'' de sua família a outras áreas, sendo responsável por criar uma companhia de táxi afiliada ao nome Nintendo e até uma rede de hotéis, ele foi responsável por batizar a empresa para Nintendo Karuta e substituiu a sede para um lugar mais amplo e maior.
Hiroshi foi responsável por uma parceria temporária com a Disney onde a Nintendo era responsável por produzir jogos de cartas com estampas de personagens da empresa do Walt Disney.
Em 1963 a empresa é rebatizada mais uma vez, dessa vez ganhando o nome de Nintendo Conpany, e em seis anos mais tarde ela seria protagonista de uma das coisas que revolucionaria o mundo no futuro: Entrou para o ramo de jogos em geral.
Em 1970, a sede se torna a primeira no Japão a trabalhar na industria de jogos eletrônicos.
Com parceria de Gunpei Yoroi e Masayuki Uemura, Hiroshi começou a investir mais no departamento tecnológico de sua empresa, investindo em brinquedos e hardwares, na época o seu principal destaque foi a Color-TV Game, alem da linha Kousenjuu.
Masayuki Uemura, responsável no futuro pela criação do Famicon (Nitendinho), Super Nintendo, alem dos jogos de Donkey Kong e Mario Bros 1 (1972-2004)
Gunpei Yoroi, ele foi um dos membros mais importantes a trabalhar na companhia, seria o responsável mais tarde pela criação do Game Boy e pelo dpad em forma de cruz (1941-1997)

(Momento divagação: Não sabe o que é um dpad? é isso aqui


Fim do momento divagação.)

Color Tv-Game

Em 1977 surgiu na empresa um dos maiores nomes dela atualmente, falo de Shigeru Miyamoto.
Miyamoto foi contratado pela empresa pouco tempo depois de se formar em Design Industrial, e foi responsável inicial pela ilustração dos arcades (os famosos fliperamas).
Em 1979 a Nintendo cria uma sede nos E.U.A e lançam o Game&Watch com a esperança de emplacar no mercado ocidental
A Nintendo produziu o Famicom em 1983 originalmente no japão e um de seus jogos para tentar ganhar um pedacinho dos EUA foi Radar Scope.
Radar Scope se assemelhava e muito ao clássico Space Invaders, mas com a diferença que ele tinha profundidade.
(Momento Divagação:Acontece que mais ou menos nesses tempo de 1980 a 1982 houve a crise da ATARI, responsável por cause levar um ramo inteiro para a falência, isso ocorreu devido a inúmeros jogos medíocres que eram feitos por inúmeras empresas que buscavam promover sua marca e usavam a Atari para se promover, devido a isso, o console Atari 2600 ficou entupido de jogos horríveis, cheios de bugs, genéricos e que causavam um prejuízo para o nome do Console, devido a isso o mercado de jogos ficou desestabilizados e todos os novos jogos lançados eram vistos com desdem, mas a continuação dessa história fica para outro artigo... Fim do momento divagação)

Muitas pessoas desconsideravam as inovações de Radar Scope em prol de sua preferencia a Space Invaders, e isso feriu muito a situação da Nintendo NY, o que fez com que eles tivessem que apelar para um contrato com os criadores do Popeye,
Acontece que no fim a parceria não deu certo e o jogo já estava em fase de produção, devido a isso foi necessário fazer modificações em seus personagens e roteiro.

E foi assim que nasceu Donkey Kong em 1981.
-Matteus seu infeliz, para de enrolar, queremos saber do Mario, o que o Donkey Kong tem haver com o nosso querido bigodudo? -Simples, foi baseado nesse jogo que surgiu o Mario.
Eu explico: Donkey Kong arcade era um jogo que falava sobre um Carpinteiro chamado por todos de ''Jumpman'', (homem saltador) Jumpman teve sua namorada sequestrava por um gorila que havia fugido do Zoológico e que tinha subido numa construção em andamento.
No futuro a ''princesa'', ''donzela'',''honey''(querida) como alguns chamavam acabou ganhando o nome Pauline, mas seu sprite seria reutilizado para a ideia de uma nova personagem.
O jogo do Donkey Kong funcionava da seguinte forma: O macacão jogava barris em você, e você sabia fazer duas coisas: andar e pular (e subir e descer escadas...) seu objetivo era evitar  (ou derrotar usando o martelo) os monstrinhos que iam surgindo e devia chegar até a ''princesa'' para subir para a próxima fase, se não me engano o jogo possuía de 3 a 5 fases, e a ultima você devia derrubar o macaco do topo do prédio.


Enfim, foi baseado nisso que em 1985 eles criaram o primeiro jogo do Mario: Super Mario Bros.
Apesar de DK ter vindo antes de Mario Bros, o nosso queridinho da Nintendo que revolucionou o mundo pelo gênero plataforma, ele era estilo 2-d de estilo side-scroll (jogo onde você vai prosseguindo uma fase através de uma visão lateral)
O objetivo do Mario (que aqui é um encanador) era de salvar a princesa Peach (Toadstool para algumas regiões) do tão temível monstro rei dos koppas, Koopa, ou tradicionalmente conhecido como Bowser.
Peach

Bowser

A história do jogo era simples e gerou um sem números de jogos com o mesmo estilo de enredo (a maioria que eu conheço são de beat-up (estilo porradaria))
O jogo foi um sucesso e vendeu aproximadamente 40 milhões de unidades, e a partir dai ele se torna o carro chefe da Nintendo.
Futuramente o jogo acabou lançando a continuação Mario Bros 2 e Mario Bros 3, esses contendo mais conteúdo gráfico.
Mario Bros 3 foi um dos mais queridos e jogados dos três, isso fora o fato que trouxe uma novidade: o Mario teria um irmão (Luigi) e ambos poderiam ter  uma montaria, o simpático Yoshi.
Luigi
Yoshi
A Nintendo lançaria outros jogos de sucesso, tais como a franquia de Star Fox, Pokemon, Metroid, Mega-Man, Legends of Zelda dentre outros...



Os jogos do Mario atualmente totalizam mais de 150 jogos, sendo os mais aclamados Super Mario World, os da série Mario Kart (uma franquia spin-off), Mario64, Super Mario Galaxy dentre outros...
Tirando os jogos de Spin-offs (jogos que não fazem parte da cronologia do jogo, não faz parte de seu universo oficial), os jogos de Mario consistem em resgatar a princesa do tirano Bowser, e os jogos sempre apresentavam alguma novidade aqui ou ali.

Por exemplo:
 Nesse jogo (de Snes: Super Nintendo) possuímos mais de 90 fases, sendo algumas desbloqueáveis, alem da presença dos Yoshis coloridos:
Os yoshis já existiam antes no jogo Yoshi Island, mas só a partir desse somos apresentados a diferença deles, por exemplo:

  • Amarelo: Ele ao comer alguma coisa (tendo algo dentro da sua boca) é capaz de provocar tremores de terra.
  • Vermelho: Sob a mesma condição do primeiro, ele é capaz de disparar bolas de fogo pela boca.
  • Azul: Sob a mesma condição do primeiro, ele cria um par de asas é o melhor para exploração de algumas fases.
O motivo de delírios para o pessoal era chegar a Star Road, um ''mundo'' composto de fases especiais, onde podíamos obter esses dinossaurinhos exóticos.

A empresa Nintendo cresceu muito durante a fase do Nintendinho e Super Nintendo, e vivia rivalizando com a SEGA, nesse época também surgiu o Super Mario RPG, produzido com a parceria da Square.
Ele foi um dos meus jogos favoritos e fazia inúmeras referencias tanto a Final Fantasy quanto a outras coisas como os ''Paulo Ranges''

Em 1996 surgiu o terceiro console da Nintendo no japão e nos anos de 97 a 2003 no resto do mundo, falo do Nintendo 64.
Nesse console, houveram diversos jogos (a maioria da Rareware) e contava com o lendário e premiado jogo Super Mario64.
Esse jogo apresenta gráficos 3-D (Heah)

 Na geração seguinte A Nintendo lançou o quarto console, o Game Cube.
Deixa eu contar uma história crianças: O GameCube foi um console caro e pouco divulgado/distribuído no Brasil, por isso é quase uma polemica tocar nesse console aqui, enfim, Surgiu um rumor que nesse console iria vir um sucessor de SM64, um tal de ''Super Mario 128'' ele seria um jogo lindo e polido, mas não foi o que ocorreu.

Acontece que a melhor fase da Nintendo como console foi a era do SNES e a partir dai surgiram diversas complicações externas que provocaram o enfraquecimento do poder da empresa, fora que foi na geração 64 que surgiu a rivalidade da Sony com o playstation 1.

Querem saber porque o GameCube não fez sucesso? porque ele rivalizou com o Xbox ''caixotão'' e com o Playstation2...
A Nintendo para não fazer feio até tentou, mas teve poucos jogos no catalogo desse console e o representante dele foi o Super Mario Sunshine.
Devido ao Hype, esse jogo foi bastante vendido, mas não atendeu as exigências abusivas de alguns fãs, isso provocou um mal estar para alguns fãs da Nintendo.

Essa era a época de 2002, e foi quando a Nintendo começou a ''ruir'', perdendo espaço para a Sony e para a Microsoft, então para sobreviver teria que ser genial e viver dos portátil's que por sorte eram muito bons.
Em 2006 a Nintendo revolucionou (para as suas proporções) com o lançamento do Nintendo Wii, um console de mesa que vinha com um controlador movido a movimentos captados por câmera.
O Nintendo Wii foi um console puxado mais para um publico casual, este que consistia em pessoas que não eram tão fervorosas como as que já brigavam por um Ps3 ou um Xbox 360.
Em 2009 surgiu Super Mario wii
Esse jogo que foi de um grande salto em comparação aos outros super mario's desse estilo, pois dava para ser jogado em 4 jogadores.
Em 2012 saiu o Nintendo wii u, que não era um console de mesa, era como um misto do console de mesa com um portátil, devido o seu tamanho semelhante a um tablet.
Esse console reunia o poder de hardware dos consoles de mesa da Nintendo, com a praticidade e jogos dos catálogos dos jogos de portátil.
E nele somos apresentados o jogo super mario wii u
O jogo funcionava com as mecânicas do console, na qual certos afazeres eram jogados pela tela inferior do console para serem feitas.


Considerações finais:


A saga de Mario começa com o legado de um outro personagem, com outro nome e outras motivações, e com o tempo foi ganhando renome e o carinho de inúmeros fãs, Mario é um encanador, mas já foi protagonista de inúmeros jogos, onde ele salvava a princesa, jogava golf, jogava basquete, participava das olimpíadas, foi médico e até foi uma estrela de um filme que até hoje quem viu tenta esquecer.
O Legado da Nintendo é simplesmente grandioso, começou de uma forma muito singela e sutil e de repente começou a crescer criando o legado de inúmeras histórias, com seus consoles, seus jogos, e suas inspirações a Nintendo foi a coluna do mercado de jogos de hoje e eu só tenho a agradecer, pois assim como o de milhares de pessoas, ele serviu para contribuir com a minha infância.

Em resumo rápido a vida da empresa foi protagonizada por inúmeros trabalhadores, passou na mão de Fusajiro, depois na da Sekiryo, depois Hiroshi, depois Miyamoto, enfim...o legado que esses caras deixaram não sera esquecido por mais que muitos possam ser fanboys de outros consoles alegando que a Nintendo é fraca devido sua potencia gráfica, essa é uma empresa de família e sempre soube trabalhar isso, não é surpresa para ninguém que ela cresceu até o N64  e caiu com o GameCube, mas ela se reergueu da forma como achou melhor, o minimo que podemos esperar dessa empresa é prosperidade e que nunca falte com o compromisso com seus fãs.

E pessoal, fiquem de olhos abertos para o futuro, pois esta para sair o console intitulado de Nintendo NX
Vamos esperar o melhor, pois existe muitos rumores e muito hype em cima dessa novidade.

Então é isso, desculpe se esse não foi o tema que você leitor esperava, ou se faltei com a qualidade devido ao tamanho do artigo e que possa ter se tornado massante, espero sempre melhorar.


 Então é isso, saúde para vocês e até um próximo artigo, fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário