domingo, 18 de setembro de 2016

Kyle Xy

Fala Pessoal, como vão vocês? como no artigo passado, irei falar sobre um determinado tema, e irei esclarecer sobre teorias cientificas que serviram de base para a criação do artigo.
Bom pessoal, esse artigo é sobre série, coisa que fiquei devendo, e decidi falar sobre Kyle XY.

Aviso: Esse artigo contem Spoilers

Avante Cientistas/Conspiracionistas

Kyle Xy é uma série de genêro Sci-fi e suspense produzida por Eric Bress e J. Mackye Gruber em junho de 2006 e emitida originalmente pela ABC Family
Da esquerda para Direita, Gruber e Bress, alem de trabalharem em Kyle, já estiveram envolvidos com a produção dos primeiros filmes de Premonição.

Kyle XY é uma série que narra a história de Kyle, um rapaz que não tinha memória de nada sobre sua vida e que acaba despertando nú no meio da floresta de Seattle, Washington.

Kyle acaba rumando para Seattle e acaba sendo preso por atentado ao pudor, ele é encaminhado para uma prisão local e os policiais/psicólogos ficaram surpresos com Kyle por ele não possuir umbigo e por saber tanto quanto uma criança recém nascida.

Nisso um dos policiais manda chamar Nicole Trager, uma psicóloga famosa por resolver inúmeros casos, para tratar com o rapaz misterioso.

Devido as circunstancias, Nicole decide trazer Kyle para sua casa, para que possa ser melhor diagnosticado, mas em pouco tempo ela se envolve com o rapaz e o adota como filho.

Nicole Trager (Marguerite Maclntyre) ela é uma mulher de família, trabalha como psicóloga, e devido a isso consegue compreender diversas etapas da vida de seus pacientes e parentes.


Stephen Trager (Bruce Thomas) é um pai de família, trabalha com softwares em uma empresa, é um pai presente e exigente, sempre querendo que seus filhos aprendam com seus erros, e nunca mais os repitam.
Lori Trager (April Matson) é filha mais velha do casal, ela é uma adolescente de uns 16 a 18 anos, ela é rebelde e no começo da série só se importa com seu umbigo, tirando essas características, ela é uma boa moça e se preocupa com sua família.
Josh Trager (Jean-Luc Bilodeau) é o filho mais novo do casal, vive fazendo piadinhas com Kyle, por acha-lo estranho, ele é irresponsável e vive aprontado algo para se dar bem, no futuro ele se corrige.
Amanda Bloom (Kirsten Prout) ela é filha da vizinha dos Trager's, ela é uma moça pura, casta e religiosa, é muito boa com a arte de julgar a personalidade das pessoas e toca piano.

A chegada de Kyle é meio conturbada, pois é algo de ultima hora e saber que alguém oriundo de uma prisão iria viver com eles (Trager) dava a eles relutância, mas Nicole confia no garoto.
Acredite, ele esta apenas dormindo.

Kyle é batizado de ''Kyle'' pela família, e se destaca dos demais por ser um sujeito com capacidades mentais demasiada elevadas, sendo capaz de compreender e realizar qualquer operação matemática.

-Ah Matteus, eu sei fazer potenciação.-Meu coleguinha, Kyle lia uma sequencia de dados de um notebook avariado e consegue conserta-lo apenas mexendo em suas linhas de dialogo.

A série é composta por três temporadas e durou até março de 2009, na primeira temporada, a sinopsia gira em torno do desenvolvimento dos laços familiares de Kyle, sua aprendizagem sobre o mundo ao seu redor e a busca por resposta pelo seu passado enegrecido e misterioso.

Com o decorrer da série, novos personagens vão surgindo, os personagens já apresentados amadurecem e a série migra de sci-fi para suspense sci-fi, devido a inserção de inúmeras reviravoltas e coisas conspiracionistas.

Kyle é visto como estranho por ser dotado de capacidades excepcionais e por ter certos comportamentos, como dormir em uma banheira.

Kyle possui alguns ''poderes'' dentre eles podemos listar:
  • Super-sentidos
  • Capacidade de memorização sobre-humano
  • Compreensão matemática elevada
  • Resistência física sobre-humana
  • Habilidade de aprender apenas observando/ouvindo algo (ele aprendeu a falar chines fluente apenas vendo um filme de ação.
  • Telecinesia
  • Sabe desenhar

Dentre outros.

No final da primeira temporada aprendemos sobre a origem de Kyle e sua ligação com Adam Baylin e o professor William Kern.

A sacada da série gira em torno de inúmeros eventos e descobertas reais feitas no passado, essas que foram adaptadas para atenderem certos pontos importantes na série.
Em uma conversa com Baylim, Kyle descobre sobre seu passado, e o real motivo dele estar ali.

Acontece que Baylim era fruto de uma experiencia de um grupo secreto de cientistas liderados por Albert Einstein, esse que por sua vez era conhecido por suas façanhas pois tinha um desenvolvimento cerebral avançado por ter ficado mais tempo na barriga de sua mãe.
Albert Einstein, sua história aqui

O grupo secreto de Einstein foi responsável por diversas pesquisas em busca de criar uma super raça, dotada de incrível porte intelectual, e a resposta para isso estaria no desenvolvimento de crianças ainda em sua fase embrionária.
Inúmeros testes falharam, mas no final da vida útil do grupo, um recém nascido conseguiu se desenvolver, esse era Baylim, devido a sua enorme capacidade cerebral, Baylim toma o legado daquele grupo e decide criar a Madacorp.
A Madacorp é uma organização secreta que age por de baixo dos panos e é responsável por diversos feitos, um deles foi um procedimento de criar em capsulas do tamanho e formado de banheiras, humanos.
Esses humanos eram monitorados durante o seu desenvolvimento por Baylim, e o objetivo inicial era criar uma raça de pessoas capazes de desenvolver o mundo, tanto culturalmente, quanto tecnologicamente.
Ela(Madacorp) é composta por inúmeros cientistas e professores que buscam alguma coisa com esse projeto, e não demora muito para haver conflito de ideologias e o pessoal querer Baylim morto.

Na segunda temporada, mais coisas acontecem, alem da inserção de uma personagem em especial, Jessi XX, essa que possuía todas as habilidades de Kyle.
Jessi XX (Jaimie Alexander) ela é vista como uma peça da Madacorp que busca pegar Kyle, vive sendo reprogramada por ''saber de mais'' e no começo da temporada a qual aparece é uma garota sociopata.

Detalhes Técnicos

O universo de Kyle XY é ambientado numa cidade de Washington, em meados de 2000.
A família Trager é de classe média e por isso vemos em sua residencia tantos elementos, como mobílias e outros adereços.
O elenco da série era boa para época e a trilha sonora é composta por musicas de diversos gêneros, muitos deles falando sobre problemas adolescentes ou rock.

A série de Kyle XY foi encerrada em 2009, tendo um final que desagradou muitos, era prevista para ter uma 4º e até uma 5º temporada, mas não se sabe o porque, os produtores decidiram descontinuar a série.

A cada episódio sempre temos alguma recapitulação do episódio passado, e com base no ocorrido, Kyle dá seu parecer dos fatos, nisso a série da destaque no dia-a-dia dos trager's desde os filhos indo para a escola, até os seus desempenhos no final do dia, com seus problemas, medos e outros sendo mostrados como é comum, nisso Kyle passa por algum desafio, o supera, desenvolve algum novo poder ou não e no final faz uma crítica/analise a respeito da humanidade.

Um episódio que eu gosto muito e que retrata muito bem a realidade nas escolas estadunidenses é o episódio em que Kyle vai para a escola (1 temporada)
Nesse episódio, Kyle vai com Josh e Lori para a escola e passando pelos alunos na entrada ele reparou um ''padrão'':

- ''Em todos os lugares eu via pessoas interagindo, no começo, eu pensei que as pessoas se reunissem pelo jeito de vestir, mas as interações eram baseadas em motivos mais sutis...Comportamento,tom da pele, gênero. Não havia um jeito de compreender como os grupos se formavam, não pude deixar de pensar: Será que vou encontrar alguém como eu nesse lugar?'' (Kyle)

Nesse episódio, Nicole tenta matricular Kyle como aluno especial com interação de professores particulares, nisso ele tem que fazer um teste sobre conhecimentos gerais, mas Kyle só sabe matemática, então, durante o recreio, kyle faz amizade com um garoto nerd desprovido de amigos por ser taxado de apelidinhos ''lindos'' que os estudantes gostam de chamar os outros: ''Fracassado'', ''nerd'', ''gay'', dentre outros.
Devido a isso o cara até estranha a intenção de Kyle, mas no final se tornam bons amigos e ele ensina Kyle onde fica a biblioteca, acontece que esse garoto era um grande conhecedor sobre quadrinhos e mangás.
Kyle numa tarde acaba lendo os livros da biblioteca, segundo ele, ele aprendeu sobre a história da humanidade e percorreu a volta ao mundo.
Esse episódio é massa pois ele faz diversas referencias a quadrinhos e personagens, alem de dar uma lição valiosa.
Kyle quebrou o dogma social ao socializar com um ''fracassado'' e até se envolveu numa briga para defender seu irmão em uma parte desse episódio, nisso, Kyle é adorado por todos e o seu amigo faz um desenho em sua homenagem, onde Kyle esta vestido como Super-herói.
Esse episódio também tem uma mensagem contra bullying.

A referencia final é a comparação de Kyle com Superman.
Para quem não lembra, ou quer saber mais, Super Man é um super-herói dotado de poderes quase infinitos e é a bussola moral de todos com quem ele se envolve.
A história de Super Man é a seguinte: Ele era um bebê oriundo de Krypton, esse planeta explodiu e ele veio para a terra, onde foi adotado por um casal de fazendeiros na cidade fictícia de Smalville, Kansas. Lá ele é nomeado por Clark Kent e aprende sobre a humanidade e decide ser o melhor que pode, Clark cresce e vive como repórter do planeta diário, e assume quando todos estão em perigo, a sua identidade secreta super-man.
Ele é um ícone criado por volta de 1920 a 1930 durante a grande depressão dos E.U.A, sua criadora é a DC comics.

As referencias em Kyle com outras entidades vistas como santos e heróis é constante, e  o azulão por sua vez já era uma espécie de messias sendo comparado com Jesus pelo seus atos de altruísmo, me dirá Kyle então.

Então é isso pessoal, esse foi mais um artigo, gostaria de me desculpar por permanecer tanto tempo inativo, mas eu voltei e se der tudo certo irei postar mais alguns artigos até o final desse mês, fiquem ligados.
Qualquer sugestão, ou opinião, escrever educadamente aqui e somente aqui, No Blog do MatteusBoni.

Um comentário: