Oi pessoal, como prometido no artigo passado, eu irei falar sobre uma serie, e a serie que sera retratada aqui hoje é Strange Things:
Aviso, esse artigo pode conter SPOILERS, veja por sua conta e risco. Adiante:
Aviso, esse artigo pode conter SPOILERS, veja por sua conta e risco. Adiante:
Strange Things (traduzido seria como ''Coisas Estranhas'') é uma web-série de suspense sci-fi com elementos de terror, criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer
E disponibilizada aos seus telespectadores por meio da Netflix.
A série conta com um elenco bastante diversificado e narra a história de quatro amigos de uma cidadezinha situada em Indiana, EUA.
Esses garotos são:
Michael Wheeler, conhecido por todos como Mike, ele é o ''líder'' do grupo, é muito inteligente e quem tenta tomar as decisões pensando no bem do grupo.
Dustin Henderson, ele é um garoto que possui displasia cleidocraniana, uma doença que caracteriza a má formação ou ausência de dentes, ele é um dos mais inteligentes devido seu raciocínio lógico, é fã de quadrinhos e é o mais centrado (no começo eu jurava que ele iria ser o alivio cômico, mas ele foi mais do que isso)
Lucas Sinclair, ele é o contestador do grupo, ele é o melhor amigo de Mike, e tenta por seu raciocínio em prática, o que as vezes o faz ser o ''rebelde'' do grupo.
Will Byers, ele é amante das músicas da época, gosta de tudo que os outros garotos gostam e é trivial para o enredo da série.
Juntos eles formavam o quarteto de crianças ''esquisitas'', pois eram vistos com maus olhos por todos os alunos de sua escola devido eles serem os ''nerds'' da escola e por causa de seus hobbies.
A primeira cena da série começa com um cientista correndo mais do que o Usain Bolt fugindo do ultimo lugar e acaba entrando no elevador de uma seção do laboratório, onde prontamente é morto por alguma coisa que o puxa para cima.
A série começa com os quatro jogando RPG de mesa, é quando Mike (narrador do conto, aquele que inventa a aventura) poe eles numa enrascada na masmorra onde eles se deparam com o ''DemonGorgon'' (uma criatura poderosa das trevas), a aventura deles é interrompida por causa da mãe de Mike (Karen) diz que estavam jogando tempo demais e era hora dos meninos irem para casa.
Na ida, Lucas se despede do grupo e os dois meninos restantes decidem apostar corrida de bike valendo a edição 134 dos X-Men.
Acontece que Will dispara na frente e acaba encontrando uma estranha criatura ameaçadora que começa a persegui-lo, correndo por sua vida, Will vai correndo para casa e é seguido pelo monstro, como unica saída, o rapaz foge para o galpão dos fundos e se mune de uma arma, mas acaba desaparecendo misteriosamente...
Os garotos notam o sumiço do colega e ficam preocupados, a mãe de Will chega a entrar em estado Catatônico em um breve momento e todos da cidade acabam mobilizados por acharem a criança, nesse meio tempo os 3 amigos encontram próximo do ultimo lugar que eles tem noticia do amigo uma estranha garota.
A partir dai que a série começa.
Detalhes técnicos:
A série é composta por 8 episódios que variam entre 45 a 50 minutos cada, a saga é ambientada numa cidade pequena, onde somos apresentados quase todos os habitantes (pelo menos os que tinham necessidade de serem apresentados).
Esses personagens são apresentados desde o momento em que acordam ate o momento em que eles atuam em suas respectivas vida, ora trabalhando, ora preocupados, ora com medo e etc.
O elenco é composto por pessoas que cairão como uma luva em seus papeis:
A criança misteriosa (conhecida aqui como On (na verdade é onze/eleven)) transmite bem o sentimento de cansaço e de angústia, em diversos momentos nos é mostrado flashback de seu passado, onde vemos ela sendo posta em diversos testes que abusaram de suas capacidades físicas e psicológicas, tudo em prol de criarem uma arma para lutar contra os russos.
Millie Bobby Brown, eu tiro o chapéu para você, pois conseguiu transmitir com uma força em diversos momentos o que a personagem estava passando e é impossível não se emocionar com o final.
Temos também o durão do delegado Hopper (David Harbour) ele é o líder das equipes de busca que estão mobilizadas em busca de achar Will, Hopper no inicio parece o tipico brutamonte sem sentimentos e que veio ali apenas para fazer o seu trabalho, mas com o passar dos minutos na tela, consegue ser cativante, principalmente quando soubemos de seu passado. David conseguiu passar bem essa vibe de policial ''durão'', e seu personagem ao longo da série vai se envolvendo com uma conspiração governamental digno de um filme de ação sci-fi, as expressões de confusão e intriga do personagem são as melhores
Winona Ryder que faz o papel de Joyce Byers transmite o papel de mãe desesperada em busca de seus filho, e esta disposta a ir ao inferno se necessário para acha-lo.
Natalia Dyer interpreta Nancy Wheeler a irmã mais velha de Mike e que na minha opinião é uma das personagens mais detestáveis da série, mas no desenrolar da história vai gerando carisma, ela (o papel) é uma alegoria aquela ''fase'' de descobrimento na adolescência, onde o rapaz ou a guria buscam uma identidade social, você sabe, busca se enturmar com algum grupo de colegas na mesma faixa-etária de idade, a razão para eu odiá-la é que ela se envolvia com maus elementos, mas a redenção dela foi boa, e é por isso que é uma das personagens que mais rouba a cena quando esta na tela.
Eu poderia ficar horas e horas falando a respeito de seu elenco e como eles são bons, mas se eu fizer estragaria qualquer expectativa ou vontade de ver de alguns que podem não ter visto a série e caia aqui nesse artigo.
Ambientação
A série se passa em meados dos anos 80, e devido a isso estamos expostos a tantas referencias dessa década, seja por meio de sua trilha sonora composta de bandas clássicas daquela época, ou seja pelo figurino que faz jus aquela época. (para ter uma noção Mike se vangloria pelo fato de sua família ter uma televisão de 22 polegadas)
Essa série é FANTÁSTICA, e possui elementos de diversos outros filmes, séries, jogos, e livros.
A moral do filme é feita em cima de diferentes teses extraídas em obras de pessoas como Steven Spielberg, Stephen King e outras celebres entidades da cultura nerd.
Vou citar algumas referencias propositais ou não dessa série:
Referencias
- Alien: A estranha criatura tem um comportamento predador e de reprodução semelhante vista nos últimos episódios da série.
- ET o extraterrestre: Os apuros que os meninos se encontram por se envolver com uma estranha criança que era perseguida pelo governo e os garotos fugindo de bike, simplesmente épico.
- Silent Hill: O estanho mundo aqui sendo retratado como ''Universo alternativo/Mundo das Trevas'' onde a criatura reside.
- X-Men: Essa referencia é dita pelos próprios garotos uma vez estupefádos pelo fato de sua nova amiga ter ''super-poderes''
- Star Wars: Me chamem de louco, mas eu acho que existe uma forte referencia no logotipo da série com a da tão consagrada franquia de Jorge Lucas
- A fantástica fabrica de Chocolate: Em um dos flashbacks da mãe de Will ela fala com seu filho mais novo, mostrando dois ingressos para ver o cinema (na verdade essa foi eu que achei, pode não ter nada haver)
- O Hobbit: A ''peregrinação'' dos garotos em busca de achar seu amigo perdido.
- Tubarão: A sacada do monstro ser atiçado por sangue e ''abater'' suas presas com ataques rapidos.
- Carrie a Estranha: A forma como mostram On com seus poderes associados a seu controle emocional.
Minha Opinião:
Essa série foi ao ar em 15 de Julho de 2016 e já garantiu uma legião de fãs e terminou sua primeira temporada com um gancho de enredo para a continuação de uma segunda temporada, a qual eu acho que ira ter referencias ainda mais fortes a Alien e Gremlins.
Eu gosto muito dessa série pois ela usa muito de referencias a cultura pop nerd, como jogos de tabuleiro, quadrinhos, filmes, posteres e pela tecnologia da época, como as fitas cassetes.
Eu já vi muitos falando a respeito dessa série e como me recomendaram fazer um artigo a respeito, eu maratonei nessa madrugada de Sexta para Sábado para poder fazer esse artigo, eu podia ter terminado ele mais cedo, mas meu computador começou a apresentar problemas e é por isso que estou upando o artigo só agora.
Bom, esse foi o meu primeiro artigo de série, tenho idéias para futuros artigos de séries, mas não sei como desenvolve-las, estou aberto a sugestões, querem que eu faça de que forma? Desse mesmo estilo, ou narrando com sinopsia parte por parte falando de temporadas separadamente e dando minha opinião a um todo? Comentem e até um próximo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário