quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Destiny

Oi pessoal, como vão vocês? Eu? eu estou um pouco doente, mas deixando isso de lado, vamos falar sobre o artigo de hoje. Sim? sim.
(Aviso: Esse artigo contem SPOILERS!)


Destiny é um jogo de RPG de mundo aberto e elementos de genero FPS (First Person Shot, ou jogo de ''tiro em primeira pessoal'') e Sci-fi criado pela Bungie em parceria da Activision no dia 9 de setembro de 2014 e esta presente nas plataformas Xbox360, Xbox One, Ps3 e Ps4

A sinopsia do jogo é contada dessa forma:
Houve em uma época a civilização da Terra, ela era composta por humanos com uma tecnologia semelhante a da nossa época. Isso mudou com a chegada do Viajante, uma estranha presença que foi responsável por inumeras reformas em nosso sistema solar, como chuvas em Marte e rajadas de vento em Mercurio, o que trouxe a fertilidade naqueles solos, e quanto a Terra? A tecnologia da Terra evoluiu muito devido as descobertas feitas sob estudos e influencia do Viajante.
Essa foi uma era de prosperidade, conhecida por toda a humanidade como ''A ERA DOURADA''
Tudo ia bem ate a chegada da escuridão, um inimigo oculto que perseguia o Viajante e era responsável por tempos de guerra...Não sabemos como, mas a humanidade sobreviveu a isso e agora luta para continuar a sobreviver.
É em meio a isso que somos inseridos no jogo.
Nosso personagem era um soldado/entidade abatida em algum lugar remoto da Rússia e é revivido por uma inteligência artificial manipulada pelo Viajante, ele se apresenta como sendo seu Ghost.
Ghost's são pequenas maquinas semelhantes a uma esfera inseridas em um octaedro, eles são movidos pela essência do Viajante e são programados para seguir uma pessoa escolhida, eles também são usados para rastrearem certos minerais, mas isso falarei mais tarde.
Seu objetivo atual é se salvar daquele lugar destruído (semelhante a um ferro-velho) e sair do planeta (achar uma nave), e é ai que o jogo começa.

Mecânicas:

O jogo é ambientado em algumas fases de alguns planetas dentro do sistema solar:
  • Terra
  • Lua
  • Marte
  • Venus
  • Uma nave nos anéis de saturno (conteudo DLC)

No jogo, possuimos a liberdade na hora de criar seu personagem, podemos escolher entre três raças, são elas:
  • Humanos: São as pessoas normais, são sobreviventes da sombra e da enorme guerra, você em jogo é dito como um homem/mulher adaptavel e que já passaram por muitas situações na vida.
  • Despertos: Uma raça oriunda do ''Colapso'' durante a guerra, eles seriam mutações de humanos que ficaram e foram expostos a uma enorme quantidade de ''energia'', e assim surgiram eles, por causa dessa ''energia'' os Despertos são descritos como sábios, misteriosos e misticos.
  • Exos: Seriam pessoas que foram transformadas em Ciborgues durante algum abate, alguns passaram por esse procedimento para reforçar seus ''corpos'' e eram a linha de frente na guerra.

Alem da escolha de três classes:

  • Hunters
  • Titãns
  • Warlocks
Cada uma dessas classes é caracterizada por ter seus pontos fortes e fracos, e lembram muito classes ''normais'' de um rpg tradicional: 
  •  Hunters: Eles se assemelham a uma classe mista, (não devia ter listado ele em primeiro...) pois são a mistura de corpo a corpo com ''ataques a distancia'', eles são agéis, tem um poder de fogo e uma defesa consideravel, são bons para dar uma ''testada'' se você esta indeciso quanto a que classe pegar. Seguindo o raciocinio dentro do enredo, a raça ''ideal'' para usar essa classe é a raça humana. Eles tambem são uma das classes mais estilosas presente no jogo
  • Titãs:Eles se assemelham ao classico ''tank'', são lentos e durões, seu estilo de gameplay envolve mais corpo-a-corpo, eles seguindo a história seriam protagonizados pelos Exos.
  • Warlock: É dificil explicar a origem do poder do Warlock, mas tenha em mente que eles são a classe mais próxima de um mago que nós temos, se os Titãs usam trajes pesados para contribuir na defesa, O Warlock ira em busca de trajes que realcem sua agilidade e seu ''poder'', eles são os mais fracos no aspecto defensivo e são uma das classes mais complexas de jogar, mas sabendo usar e upando bem, ele pode fazer um estrago absurdo. Warlocks dentro do contexto do jogo seriam os Despertos.
O jogo ainda apresenta uma vasta variação de tons de pele, cor de cabelo, gênero, e outros acréscimos que vão de gosto ao jogador.
O jogo apresenta uma enorme variedade de armas, dentre elas podemos citar:

  • Arma Principal:(São a sua arma inicial, ela é a mais ''simplesinha'', mas que possui certo poder de fogo, são subdivididos em: Fuzil Automático, Canhão de Mão, Fuzil de Pulso e Fuzil Batedor)
  • Arma Especial:(Se caracterizam por serem armas de ''tiro único'', isso pode ser por diversas razões, mas a principal delas é porque são armas de ''carga'', você concentra o tiro e dispara uma rajada de poder de fogo, são subdivididos em: Fuzil de Fusão, Escopeta, Pistola, Escopeta e Rifle de Precisão)
  • Arma Pesada:(São as armas que possuem propriedades normais assim como a principal, mas que possuem muito poder de destruição, ou são de grande quantidade de munição, são subdivididos em: Espada, Lança-Foguetes e Metralhadora).
Alem dos tipos de arma, temos seus elementos, eles que são Solar, Vácuo e Arco
  • Solar: ela se caracteriza por ter certa ligação com o ''Fogo''
  • Vácuo: ela é uma arma de dano gravitacional
  • Arco: são armas com propriedades elétricas.
Essas armas também são divididas em qualidade:
  1. Básica (branco)
  2. Incomum (verde)
  3. Rara (azul)
  4. Lendária (roxa)
  5. Exótica (dourada)
Certos tipos de armas só poderão ser pegos em eventos ou em missões especiais.
(Obs: os equipamentos também se dividem nessas qualidades.)

-Ora Matteus, mas porque existem elementos em armas? eu não entendo? - Bom meu caro, eu já explicarei, mas se situe no seguinte, nesse jogo temos tipos de inimigos e cada um deles é fraco a um determinado tipo, sacou?

Agora que situei um pouco sobre classes e armas, vou falar dos ''equips'':

Em nossa tela de ''status'' nos é revelado alguns elementos.
Eu peguei uma imagem da internet e editei ela alem de ter inserido uns ''balões'' pois vamos a eles:
  1. Classe: Diferente das classes citadas acima, essas são a sua ''arvore de skills'', são três ao todo para cada classe, e cada uma delas se comporta de acordo com uma determinada habilidade da sua skin, algumas são para fins mais ofensivos, outras para fins defensivos e ainda há o acréscimo de mais uma classe responsável por um misto, mais fraco e com propriedades mais voltadas para ocasiões especificas.
  2. Armas: foram listadas anteriormente, e são respectivamente as armas principal, especial e pesada, podemos upa-las, com o acréscimo de alguns elementos presentes na flora de alguns biomas (mundos).
  3. Miscelâneas em geral: Aqui vemos coisas como a nossa nave, alem de nosso veiculo de transição em mundos (no jogo é chamado de pardal) e nosso ghost.

  4. Defesa: São as peças de nossa roupa, elas são ''presentes'' no jogo, ou seja, se equipar um capacete cor-de-rosa, seu personagem ira usar um capacete cor-de-rosa, Eles são respectivamente capacete, braços, armadura/peitoral, botas e faixa.
Esses equipamentos, tanto armas quanto armadura (ghost incluso) podem vir com certas propriedades que iram nos beneficiar (exemplo: capacete dá 7 de defesa, pode ou não ter algum extra e se tiver pode ou não ser habilitado com condições, quando atingidas, ele terá 10 de defesa, totalizando 17 de defesa) Alem de serem um set valioso para qualificar seu personagem.
Veja bem, o nível máximo em Destiny se não estou enganado é o 40, e em DLC deve chegar a 60 (acho...)
Quando atingimos um level extra, somos habilitados a novas experiencias no jogo, alem de novos equipamentos e armas; nos dizeres de armas e equipamentos, esses serão mais comuns de achar em níveis mais avançados.
Uma peça de equipamento tem x de poder, que pode ser upado ate certo nível ou descartada por uma mais forte, baseado no numero de equipamentos, surge um ''nível de poder'', esse nível de poder é calculado por x de poder dos seu traje somado dividido por y numero de equipamentos (tenha noção que ele divide os slots vazios caso tenha, então você tem 6 de 8 peças, será somado o poder das 6 e dividido por 8).
O jogo foi produzido em 2014 e já passou por algumas atualizações que melhoraram a qualidade gráfica, então o jogo é lindíssimo, mas em pleno ano de 2016, nós já temos exemplares de jogos cuja a potencia gráfica é maior.

Na história do jogo, após a guerra, os poucos remanescentes dela se situaram em torno do Viajante e construiram uma cidade em torno dela, Essa cidade é onde você ira encontrar Npcs onde poderá cumprir algumas missões para eles em troca de respeito, dinheiro, equipamento e Xp, em questão do respeito, ele é uma barra que representa seu rank, quanto maior melhor serão os itens que poderá comprar/trocar com aqueles Npcs.
O jogo ainda apresenta três grupos ideológicos de Npcs, não há muito a dizer sobre eles, pois sua escolha não mudara em nada seu game-play ou em eventos novos, apenas resultara em skins para suas armas e equipamentos.
Há algumas (poucas) diferenças quanto ao Pardal, ele é semelhante a uma moto, ele tem skins, mas também possui qualidade, e dependendo da qualidade ele poderá ter uma aceleração maior, uma resistência gravitacional maior (afinal, estamos falando de uma moto voadora que você usa para atravessar grandes extensões de terra) alem de poder atirar, o que quebra um galho em combates abertos onde você se encontra com pouca munição.
Temos nos planetas (e a lua) citados no começo, elementos em especial, esses elementos são especiarias a qual você usa para upar certas características de seus equipamentos em geral.

O jogo ainda conta com a participação de jogadores em inúmeras missões que serão fundamentais para a evolução de seu personagem, o jogo é Multi-player e em certas missões é exigido uma colaboração por meio deles, se você cai em combate tendo um grupo, poderá ser revivido, caso o contrário terá que voltar para seu ultimo check-point.

O jogo possui diversos eventos tais como o Bandeira de ferro, existem modos de interação entre jogadores, tais como mata-mata, PvP, caça bandeira dentre inúmeros outros, boa parte deles sendo conteúdo disponível de DLC.

Os Inimigos:

 Como dito, esse jogo possui os ''maus-elementos'', os ''malvadões'', os inimigos, eles são de diferentes espécies e podem ser encontrados em certas condições ou mapas:

  1. Vex:(São robôs e vivem em Vênus, a maioria deles usa campos de força e possuem um certo poder destrutivo, alguns podem se teletransportar e eles não morrem com tiro na cabeça, mas em alguns casos isso retarda eles)
  2. Hive:(São criaturas primitivas que vivem na Lua, dos quatro, são os mais ''burros'' (digo por não usarem armas de fogo), agem por instinto e andam em grupos muito grandes, alguns podem ser perigosos pois são explosivos, a estrategia  do Hive é te cercar e te atacar corpo-a-corpo, o ataque deles é considerável, mas considerando que são vários eles são um problema, eles não tem uma defesa muito boa, use armas de dano em área e acabe logo com o serviço).
  3. Cabal:(São gigantes armados até os dentes provenientes de Marte, são muito resistentes e são os mais inteligentes na questão de atacar, seu ponto fraco é a cabeça e alguns deles podem pular e/ou usar campos de força).
  4. Fallen:(São piratas espaciais, se situaram na Terra, eles são ágeis, mas não muito fortes, possuem um certo nível de inteligencia e podem te atacar tanto corpo-a-corpo quanto com armas de fogo)
Alem dos tipos de inimigos, eles apresentam um campo de força que é mostrado com as cores roxa, azul ou vermelha, sendo elas sensíveis respectivamente a vácuo, arco e solar.

Interações:

Nesse jogo já somos apresentado numa área da Rússia, mas apesar de no contexto histórico estarmos sozinhos, o jogo enquadra até 4 jogadores por servidor, então em algum momento é possível você encontrar outros jogadores no mesmo mapa, as vezes fazendo missões mais avançadas que a que você esta. (dependendo de certos requisitos, o jogo pode enquadrar até 8 jogadores)

Também temos presente algumas ações ''bobinhas'', elas foram inseridas para descontrair e para auxiliar na comunicação de jogadores, temos as danças e ações, essas que podem ser acenar ou fazer sinal de positivo.

Críticas/Minha Opinião:

Pois bem pessoal, esse jogo é incrível, mas esta na hora de falarmos a respeito de algumas características que desagradam muitos jogadores, eu incluso em algumas delas:
Vamos a elas:
  1. O jogo possui muito conteúdo, mas boa parte dele só pode ser desfrutado pela galera que comprou a DLC do jogo.
  2. O jogo é grande em teoria, somos livres para explorar 3 planetas ao todo e um satélite, mas esses mapas são limitados, o problema aqui é que é fácil cumprir o modo campanha do jogo, mas são poucas áreas que podemos explorar, para se ter uma ideia, a área explorável na terra se limita a uma área compostas por um cemitério de veículos de diferentes portes em algum lugar situado da Rússia, Na lua exploramos uma base lunar e algumas cavernas subterrâneas.
  3. O jogo em certos trechos são massantes, eles são compostos por áreas de pouco detalhamento de vida/fauna/flora ou qualquer coisa marcante, normalmente passamos boa parte do tempo andando ou pilotando nosso pardal, vemos que em certos trechos o que nós vemos são desfiladeiros, morros, ruínas e cavernas, em Vênus até chegamos a ver vegetação, mas você trocou cenários desérticos por desérticos com vegetação.
  4. A inteligencia artificial: Em certos momentos do jogo os desafios se tornam um teste de paciência e estratégia, pois possuímos modos de jogo e fases onde enfrentamos uma horda de inimigos que vem de todas as direções ou temos um boss muito poderoso que pode varrer conosco. Em si, o jogo tem uma programação, certas fases são por level, mas em missões multi-player ou eventos, parece que essa programação é desligada, podiam fazer um trabalhamento melhor quanto a isso.
  5. Algumas pessoas reclamam do fato que você não pode ''entrar'' na nave, estilo mass effect e porque não existem missões usando a nave.
  6. O jogo depois de um tempo se torna enjoativo, temos x conteúdo, depois disso, ficamos com aquele gostinho de quero mais, e o que nos sobra?nada, pois as atualizações do jogo inserem apenas (em sua grande maioria) skins para roupas, dancinhas novas e novas armas.
  7. O fato que muitas coisas do jogo (DLC) serem simplesmente estéticas e quando não são elas são desbalanceadas quanto aos equipamentos de jogadores normais, e não cito casos de comparações esdrúxulas, e sim armas com o mesmo nível de qualidade.
    Uma enorme variedade de Ghost...pra que?
Minha Opinião:
Aviso: não procurem ''Velma'' no Google imagens

Destiny é um jogo incrível, possui certos elementos que farão você se encantar, como por exemplo certos cenários e é desafiador e te induz a sempre continuar a jogar para conseguir melhores sets ou para desbloquear certa ferramenta.
Acontece que Destiny em certa parte já deu o que tinha que dar, eu joguei esse jogo já faz um bom tempo (ano passado) e eu não era um jogador de DLC, então o jogo pode ter mudado em alguns aspectos, mas ainda segue a mesma ''receita de bolo''.
O grande X da questão é que esse jogo é pouquíssimo atualizado nos dizeres de conteúdo novo, o pessoal deveria poder explorar novas áreas do jogo, alem de ter um aumento ou continuação estilo capitulo (assim como The Walking Dead) por história, poderíamos saber mais a respeito da origem do Viajante e poderíamos saber como enfrentar a sombra.



Bom pessoal, esse foi mais um artigo, espero que gostem, se quiserem dar alguma sugestão, estarei aberto a criticas também, até um próximo artigo e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário