sábado, 24 de setembro de 2016

Megaman X

Oi pessoal, aqui é o Matteus e farei uma continuidade do outro artigo, de certa forma.
E como eu poderia fazer um artigo de Megaman, e não falar sobre Megaman X?
Ei-lo então pessoal:
Megaman X é um jogo de ação sci-fi criado pela Capcom em 1993 e projetado originalmente para o Super Nintendo (hoje em dia, da para achar esse jogo em quase todos os consoles atuais, direta ou indiretamente (emulador))



Para explicar a história de X, terei que ir um pouco mais alem...

No final da saga Megaman (esse composta por 10 jogos oficiais), Megaman acaba ''matando'' Dr Willy e acaba sendo desativado pelo dr White, que por amor ao seu filho, decidiu modifica-lo para que ele pudesse se virar em um futuro onde houvesse paz...Pois é.
Megaman é desperto séculos depois e rebatizado para ''X'', e ele foi encontrado por um cientista que lutava ao lado dos Mavericks Hunters.

X despertou em um futuro avançado, onde havia uma forte guerra sendo travada entre os Mavericks e os Mavericks Hunters.

Os Mavericks são robôs que foram corrompidos por um vírus que o fez se tornarem hostis e perigosos demais para a raça humana
Os Mavericks Huntes são uma força tarefa composta de Robôs treinados para desabilitar os Mavericks, e é nesse caos que X se encontra.

Ele se torna amigo do Maverick Hunter mais forte de todos, Zero.
Zero, o mais forte dos M.H, ele é forte, rápido e o mais fiel a causa, ele luta com sua espada (Z-Saber) e sua Buster de poder descomunal

X, ele é o protagonista, movido pelas motivações de sua '''vida anterior'', ele procura trazer a paz ao mundo
Sigma, o Lider dos  Marvericks, ele anceia converter todos os robôs em seus subordinados, assim ele podera ter o controle do mundo em suas mãos.

Vile, ele era um dos braços direitos de Sigma

E em meio a isso, a nossa aventura começa.

Na primeira fase, você ira andar pelas ruas da cidade, durante um ataque Maverick e ira se deparar com Vile, que rapidamente te derrota.
Quando tudo parecia perdido, Zero aparece ao resgate, após essa cena, ele te ordena ir atrás de oito marvericks para destrui-los, enquanto ele parte em busca do paradeiro de Sigma.

Detalhes Técnicos:

Nesse jogo, nós podemos andar, pular, atirar, dar dash (uma espécie de corrida/arrastão/carrinho) concentrar o tiro e subir paredes.
No jogo nos deparamos em certas fases com capsulas:
Essas capsulas foram criadas pelo próprio Dr White, com o objetivo de fortalecer e ajudar X em sua missão, nelas contem upgrades de partes para o megaman, fora alguns conselhos que seu ''pai'' te passa durante sua empreitada.
São quatro capsulas ao todo, elas se encontram nas seguintes fases:
  • Botas: Na fase do Chill Penguin, com elas, você pode efetuar o movimento de dash.
  • Capacete: Na fase do Storm Eagle, com ele, você pode quebrar as coisas pulando em baixo delas (essas coisas são pedras e alguns entulhos).
  • X-Buster: Na fase do Flame Mammoth, com elas, você pode disparar ataques mais poderosos ao concentrar energia.
  • Armadura: Na fase do Sting Chamaleon, com elas, você poderá aguentar mais dano, pois agora você toma dano pela metade (ps: os abismos e agulhas ainda te matam.)
Em cada fase esta escondido uns ''corações'' que alá Zelda, aumentam sua barra de HP.
E na fase dos outros quatro monstros estão uns tanks de energia, responsáveis por armazenar energia que você pode usar para abastecer seu HP em combate.

Vamos falar um pouco dos monstros, porque não?

Chill Penguin, ele é um pinguim (é mesmo?) com poderes de gelo, ele é rapido e fica invuneravel enquanto desliza, ele é o mais ''fraco'' de todos. é vulnerável a fogo
Spark Mandrill, ele é um gorila forte para cacetinho, e com poucos ataques já te mata, para deixar o serviço mais dificil, ele possui ataques elétricos tambem, mas é uma moça quando recebe ataques de gelo.
Armored Armadillo, o poder dele é ficar causando tremores de terra enquanto bate e quica nas paredes, é rapido e com a armadura fica muito dificil de tomar dano, com ataques elétricos ele perde a armadura e fica menos chato.
Launch Octopus, seus ataques consistem em foguetes teleguiados e um ataque em que ele te puxa com um furacão de água para drenar sua vida, ele não é problema contra a arma do Armored Armadillo
Boomer Kuwanger, ele é rapido, causa um dano monstruoso, sua fase é grande e ele se teletransporta (como não amar um infeliz desses, não é verdade?) com uns misseis teleguiados ele é outro que vai comer grama pela raiz.
Sting Chameleon, ele vive preso nas paredes de fundo do cenário, ataca com projéteis de seu rabo e com sua lingua, fica invisivel e derruba estacas em cima de você, com os chifres bumerangues ele vai logo pro limbo.
Storm Eagle, ele ataca com turbilhões de vento e com rasantes, pode cuspir uns ovos que nascem pássaros explosivos ( é o meu boss favorito desse jogo), com os ataques do Sting Chameleon, ele logo vai para a vala.
Flame Mammoth, ele é lerdo, mas para facilitar sua falta de mobilidade, a sala possui esteiras que o ajudam a se locomover, seus ataques se resumem em um pulo que causam um dano monstro ou te derruba da parede, ele cospe um liquido grudento e inflamado pela trompa, e ele também cospe fogo, uns redemoinhos de vento e ele já sossega.
A trilha sonora desse jogo é mais puxado para um rock, e eu particularmente amo essas musicas, aqui estão as faixas desses robôs em ordem:
O jogo estava relativamente mais fácil que o primeiro Megaman, mas ele possuia trechos bem difíceis, e seus ultimos bosses eram simplesmente monstruosos de tão escrotos nesse sentido.
Nem vou falar nada, só olhe o video a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=4CAjYLuUyBQ (Ps: o boss parece fácil ainda, pois quem joga é um viciado que encontrou o padrão deles, coisa difícil de ser realizado por qualquer um.)

No jogo ao final de cada fase era emitido uma sequencia de grade de 4x3 com números de 1 a 9, esse era o Password do jogo, onde você anotava e podia voltar seu progresso do jogo inteiro a partir daquele ponto.
As fases agora estavam fantásticas (não como se os antecessores já não tivessem), o ambiente de fundo era incrivel, só jogar a fase do Storm Eagle e você já repara nesses detalhes.

Curiosidades:

  • A Capcom decidiu deixar um elemento de referencia a uma outra franquia sua dentro desse game: Na fase de Armored Armadillo, após ter pego tudo do jogo, você devia pegar um carrinho daqueles de mina e devia tomar impulso para o grande salto até chegar nesse ponto:
Tendo sorte, você encontraria essa capsula, e nela você aprenderia a fazer o Hadouken,
Os comandos para usa-los era o mesmo, e para executa-lo você devia estar com o HP cheio, o ataque é tão forte que derruba boss com um tiro.


Decidi colocar essa Imagem aqui, pois curti a referencia

Então pessoal é isso, espero que tenham gostado, esse é um clássico do SNES e é importante para mim vocês dizerem o que acharam do artigo, caso eu tenha faltado com alguma mecânica, ou contei a história errado, não se preocupem, vão no Divulgante Morte, ele é um blog que esta a mais tempo no ar e é melhor com as palavras do que eu.

Então é isso pessoal, espero vocês em um próximo artigo, valeu e falou-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário