domingo, 25 de dezembro de 2016

A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardian)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu decidi fazer um artigo sobre um filme que fala sobre o natal...E fala sobre a páscoa também...é.
Hoje lhes trago A Origem dos Guardiões.
(Aviso: esse artigo contém SPOILERS, se quiser ver o filme, veja aqui)

A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardian) é um filme de animação de gênero fantasia, aventura e drama criado por Peter Ramsey e produzido pela DreamWorks e distribuído pela Paramount Films no dia 30 de novembro de 2012.

Peter Ramsey (1962-) Ele é um diretor e animador de Hollywood, começando a trabalhar nessas áreas a partir de meados de 1980, onde trabalhou na história de filmes como ''Independence Day'', ''Predator 2'' (predador 2), entre outros, além de co-diretor de obras como Godzilla e Tank Girl. Aron Warner, um amigo de Peter durante as produções de Tank Girl, chegou a trabalhar junto de Peter em um dos filmes do Shrek, e isso rendeu a Ramsey o contrato com a DreamWorks. Produziu como diretor o filme ''Monstros vs alienígenas''.

É uma das maiores (em termos de popularidade) empresas no ramo da animação. É um estúdio fundado em 12 de outubro de 1994 por Steven Spielberg em parceria de  David Geffen e  Jeffrey Katzenberg.  A Dreamworks em seu legado de mais de 20 anos, se estendeu a diversos filmes e projetos, em parceria de inúmeras empresas, como a Disney, Nickelodeon, Sony e Warner Bros. Suas filiais se encontram desde filmes de animação focados para o publico infanto-juvenil, até parques temáticos, programas de televisão e games.
Paramount Films foi criada em 8 de maio de 1912 por Adolph Zukor. A Paramount Films é um dos maiores estúdio de filmes dos Estados Unidos, sendo a produtora destaque durante as décadas de 20, 40 e 70. A Paramount conta com uma vasta lista de filmografias, sendo elas dos mais diversos gêneros (ação, drama, animação, romance, etc...).



Sinopsia:

Jack Frost é um rapaz com poderes de gelo e que busca trazer a alegria para as crianças, mas há um problema: Ele não pode ser visto, pois ninguém acredita nele.
Enquanto isso, Na sede dos Guardiões; Papai Noel, Coelho da páscoa, fada dos dentes e Sandman estavam observando que um grande perigo estava por vir e precisariam de um novo membro para os guardiões. É quando o "sinal" mostra que o escolhido é Jack Frost. Jack Frost é um rapaz de origem triste, sendo rebelde e solitário, cabe a união dessas entidades salvar a magia e a inocência das crianças das garras do Breu (Bicho Papão).




Personagens:


  • Jack Frost: Ele é um rapaz que há 300 anos atrás morreu congelado para salvar a vida de sua irmã. Após seu feito, ele renasceu como uma entidade magica, abençoada com os poderes de gelo. Jack é de uma personalidade despreocupada, alegre, arrogante e confiante, características essas que ele usa para cobrir o seu sentimento de rejeição. Jack ama brincar com as crianças e esta muito ligado a vida delas (mesmo elas não acreditando nele).  
  • Papai Noel (Noel/Norte): Ele é o líder dos guardiões, sendo o membro mais velho, maduro, responsável e portanto, possui a sede dos guardiões em uma das instalações no polo norte. Noel também é sorridente e busca despertar o cerne (o dom) de Jack. Noel muitas vezes fala com Jack Frost com uma compreensão digna de um pai, apesar do mesmo acreditar que houve um engano quando Jack é escolhido. 
    Quando fica sério/com raiva, ele parece ser outra pessoa.
  • Coelhinho da Pascoa (Coelho): Coelho é um dos membros fundadores de maior destaque dentro dos guardiões. Coelho possui uma personalidade competitiva, teimosa e arrogante, muitas vezes chegando a desafiar o Noel em seus atributos (qual dos dois alegra mais a criançada). Coelho a principio não vai com a cara de Jack Frost, pois Jack já chegou a ''estragar'' algumas pascoas com neve (nos E.U.A, a Pascoa ocorre na estação da primavera). Coelho é o ''bonzão'' é o adorado pelas as criancinhas e para ele isso nunca vai mudar (Meu ''egometro'' esta quase explodindo) E após algumas crises, ele decide confiar em Frost.
  • Fada dos Dentes: Ela é a meiga e alegre do grupo. Fada dos Dentes é uma entidade quase onipresente por se manifestar através de suas companheiras/seguidoras fadas. Fada dos Dentes é a mais apegada as crianças, amando quando elas deixam dentes de baixo do travesseiro para ela buscar. Fada dos Dentes é podre de rica (da onde você acha que sai todo aquele dinheiro?) e possui uma paixonite pelo Jack Frost, sendo uma das primeiras a ter confiança nele.
  • SandMan: Ele é como se fosse o mentor dos guardiões, sendo uma autoridade a ser seguida até pelo próprio Noel (é como se ele fosse o Gordon e o Noel o Power Ranger Vermelho). SandMan é a manifestação da pureza e inocência das crianças, ele é o mais inteligente, paciente e poderoso dos Guardiões (ele é responsável pelos sonhos das crianças). Foi ele quem escolheu Frost e se comunica através de linguagem não verbal (será ele um ser mudo?)
  • Breu (Bicho Papão): ''Era uma vez, uma terra assolada pelo terror, isso foi até a chegada dos guardiões''. Breu é a manifestação dos medos e das perversidade. Ele é calculista, manipulador, frio, impiedoso e poderoso. O objetivo de Breu é destruir os guardiões um por um, assim ele ganhara espaço nos corações das crianças (ele se alimenta do medo). Ele é o vilão com um objetivo claro: Tirar a magia das crianças e dominar o mundo pela influencia do medo.
  • Jamie: Ele é um garoto sonhador que possui convicção do espirito natalino, da pascoa e dentre outros. Jamie é a ultima criança com esperança e cabe aos Guardiões protege-lo.




Universo do desenho:


A animação é inspirada na coleção de livros ''The Guardian of Childhood'' de Willian Joyce.

O universo do filme é ambientado em um mundo que se assemelha ao nosso (Era Contemporânea), mas com elementos fantasia, onde os maiores clássicos das fábulas e contos infantis atribuídos a datas especiais existem.

A animação do desenho é muito bonita (o que 145 milhões de dólares bem investidos não fazem?) contem um traço muito chamativo devido aos detalhamento visual presente nos cenários de fundo da história, alem dos detalhes nas roupas dos personagens e nos efeitos visuais das magias usadas nesse filme, é tudo tão vivo e  bem expressivo.

A trilha sonora do filme é algo que dá para se equiparar com um clássico da Disney, logo não preciso entrar em detalhes para descrever que ela é boa. É valido ressaltar que apesar do filme não apresentar músicas (não encontrei elas para poder mencionar no artigo), os ''toques'' musicais de fundo dão vida a situações,onde o ritmo alegre mostra que esta tudo bem, o lento e melancólico é para momentos tensos e assim por diante.

A dublagem do filme é muito boa (tanto a americana quanto a brasileira). As vozes dos personagens se encaixam pois transmitem aquela ''essência'' na hora da fala (sabe quando um personagem tem uma voz que cai como uma luva nele? é isso). Dou merecido crédito a quem fez a voz do Noel (o dublador brasileiro), pois não basta ter feito a voz do bom velhinho como um ser cheio de vida e disposição, ele fez um sotaque que lembra russo.

A dublagem norte americana da mesma forma esta bem colocada, o elenco despachado para voice-actors (atores de voz ou dubladores como chamamos por aqui) fez um trabalho excelente também, a voz do Noel aqui esta mais grave, a do Coelho parece algo paspalhão, mas que ainda consegue gerar cenas impactantes e nem vou falar da voz do Jack Frost.

Em termos de histórias, nós temos o seguinte: Jack é convocado pelos Guardiões, e os mesmos vão ter um breve confronto contra o Breu.

Em uma virada de forças, os Guardiões começam a perder suas forças conforme vão perdendo seus poderes (poderes esses que são oriundos da crença das crianças). A primeira a ser abatida é a Fada dos Dentes (ou melhor dizendo; suas fadas são engaioladas e seus dentes (os dentes que a fada dos dentes estava guardando) são roubados, esses dentes possuem um forte significado, é através deles que a Fada tem a sua cota diária de energia, pois os dentes são como amuletos que transparecem os sonhos e as experiencias daquelas crianças enquanto ainda carregavam esses dentes).

Sandman é derrotado em um confronto contra Breu, o que faz os poderes latentes de Jack se despertarem pela morte do amigo (essa cena é muito triste).

Se não basta-se isso, Breu esta plantando a descrença no coração das crianças, fazendo os Guardiões correrem risco de deixarem de existir, e como se não bastasse/ o que podia salvar a felicidade das crianças era a pascoa que estava perto, mas Breu estraga roubando os ovos de pascoa e fazendo Frost ser o culpado por aquilo.

Jack Frost acaba ficando em cima do muro após a proposta do vilão, uma vez que o mesmo o ''entende'' por ser visto como um nada (ou melhor dizendo, não visto).
Jack humano, minutos antes de se sacrificar

Quando as esperanças parecem estar perdidas, Jack descobre a sua origem (informação essa não mostrada até agora) e parte em busca de Noel e os outros.
Com muito esforço, Jack sustenta a crença de um grupo de crianças e para fortalecer esse laço ele compartilha a sua ''crença'' com os demais e partem para uma luta final (que é fantástica (pois não posso descrever com uma palavra de 4 letras e começa com ''F'' pois é feio, já que estamos no natal).

E finalmente terminamos o confronto com os poderes de Frost e as esperanças das crianças revivem SandMan. Pego despercebido, Breu acaba ficando com medo da situação onde se meteu e acaba sendo atacado por suas próprias criaturas no bom e velho ditado ''O feitiço vira contra o feiticeiro''.

E todos comemoram.
Uma fadinha infelizmente estragou essa cena, então não rolou nada.

A forma como os guardiões aparecem quase que instantaneamente na casa das pessoas para fazerem seus serviços é explicado no filme: Cada um deles é especialista em um método de transporte:


  • Noel: Tem os trenós e Portais que se conectam com outros mundos da fantasia e outra qualquer parte do nosso mundo.
  • Coelho: Ele possui uma série de entradas e saídas em tuneis subterrâneos cuja a forma de transição é semelhante a dos portais do Noel.
  •  SandMan: Ele meche com sonhos, então ele é o mais apto a se locomover, só precisa de alguém dormindo.
  • Fada dos dentes: Ela possui uma velocidade impressionante de voo, alem de se materializar em qualquer lugar onde estiver as suas fadas (claro, é necessário que a fada se encontre em condições para isso).
É valido lembrar que o Bicho Papão(Breu) aprisionou as fadas dentro de gaiolas, e para quem viu o filme ou assistiu Padrinhos Mágicos esta lembrado que as fadas pegas por redes ou algo de mesma função faz com que elas percam seus poderes.

Fora esses meios de viagem, os nossos heróis possuem diversos poderes, tais como:

  • Noel: Ele tem um trenó, um exercito, pode ver o que há dentro das pessoas (no quesito espiritual da coisa) e sai no braço (o negócio é meter porrada)
  • Coelho: Ele usa de diversos ovos, esses que tem mais funções e variáveis do que os ovos da Coco de Mansão Foster. Fora que ele é um bom usuário de bumerangues.
  • SandMan: Ele pode moldar a sua areia e fazer o que bem entender com ela (é quase um Gaara) alem de poder voar.
  • Fada dos Dentes: Ela tem um exercito de fadinhas...e...é, é isso apenas.

A forma como é narrada a história também é esplendida, eles se focam nas crianças e no Jack Frost durante o inicio, isso dura até o momento em que anoitece e Frost é ''convidado'' pelo Coelho para se juntar aos Guardiões.
Em poucos minutos de tela já somos cativados pela personalidade de Jack Frost, fora os demais personagens que possuem a sua própria desenvoltura de caráter.

Os personagens ''mocinhos'' são carismáticos, nos identificamos com eles, torcemos por eles e sentimos pena de Jack Frost, enquanto Breu consegue totalmente a nossa antipatia, mas mesmo ele sendo o mal encarnado no filme, ainda gera um pouco de compaixão pelos telespectadores, afinal a suas convicções são ''validas''(não o categorizo como vilão trágico, mas a forma como ele narra a sua história para Jack é comovente se traçarmos uma relação de ''irmãos'' entre os dois personagens, afinal os dois são solitários.
Olhe nos olhos do Frost e me diga: Você não iria acreditar nele?

Os mundos fantasia presentes no filme são encantadores, ricos de detalhes, irei ilustrar o mundo do coelho da pascoa para vocês.
Pois é...

Vou deixar linkado aqui as informações retiradas sobre os livros a qual informei aqui, e neste link vocês poderão saber mais sobre o criador da obra literária, alem de ver algumas coisas extras, como algumas gravuras dos livros e informações mais detalhadas sobre os personagens.



Curiosidades:

  • A principio, Leonardo de Caprio iria ser o dublador de Jack Frost, mas de ultima hora ele desistiu do papel e foi assim que quem assumiu essa responsabilidade foi Chris Pine.
  • Coelho da Pascoa durante o filme fez menção a duas fábulas: ''A tartaruga e a Lebre'' e ''Alice no país das maravilhas''.
  • O filme eventualmente gerou um jogo de mesmo nome:
dentre outros...




Minha Opinião: 

Eu lembro de ter visto esse filme lá por 2014 à 2015, o que me fez querer assistir esse filme, foi querer saber mais a respeito de Jack Frost (eu tinha visto uma batalha de rap do 7 minutoz (sim, eles colocaram ''z'' no lugar do ''s'').

Eu gostei muito desse longa metragem, sendo um dos meus filmes favoritos da DreamWorks, para ser sincero eu prefiro mais os filmes de Pixar do que os da DreamWorks, mas esse filme é uma exceção a regra.

Esse filme possui um bom enredo, bons personagens e eu recomendo (eu só lamento o fato que não consegui mais informações para poder rechear o meu artigo).

Então é isso pessoal, se tiverem alguma sugestão ou crítica, mandem nos comentários.

E lembrem-se: Carvão para as crianças que não foram boas nesse ano...não fiquem tristes, dá para fazer aquele churrasco de final de ano.

Até a próxima e Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário