Fala pessoal, continuando com a temática de mitologia, hoje eu irei trager um dos jogos mais adorados da nova geração, cheio de ação, monstros e deuses gregos e muitas cenas de gore e nudez, hoje lhes trago God of War.
(Aviso: Esse artigo contem SPOILERS)
God of War é um jogo de ação Hack and Slash (jogos onde você estraçalha hordas de inimigos, tipo Devil May Cry) com elementos plataforma e puzzle criado por David Jaffe e produzido pelo estúdio Santa Mônica, lançado exclusiva para as plataformas da Sony (lançado inicialmente para PS-2 e depois seria relançado para PSP, PS-3, Ps Vita e PS-4) em 22 de março de 2005.
David Jaffe (1971-) Ele sonhava em trabalhar com cinema, mas não conseguiu realizar seu sonho, então partiu para a área de games. Criou a empresa de jogos ''Eat-Sleep-Play'' mas acabou tendo a empresa fundida com outras em parceria e que no final acabaram se tornando uma subsidiaria da Sony.
Santa Monica Studio, criada em 2005 com a fusão de inúmeras empresas pequenas de games. Ela é famosa por ser a criadora da série de jogos God of War e outros jogos, como Bound e The Order 1886.
Sinopsia:
Na Grécia antiga, na cidade de Esparta, havia um guerreiro poderoso, líder do exército espartano e adorado por todos, seu nome era Kratos. Kratos era o homem mais realizado da Grécia, era um líder tático e muito bem treinado, possuía uma mulher e uma filha e era respeitado por todos devido a sua patente militar.
Um dia, Os Espartanos travaram uma guerra a qual não poderiam vencer, os seus adversários eram os Bárbaros e se encontravam em maior número. Kratos clamou pela ajuda de Ares, o Deus da guerra, ele jurou servi-lo se pudesse sair vitorioso da batalha, ouvindo a prece.
Ares concedeu a Kratos as Blades of Chaos (Laminas do Caos) e com elas em mãos, Kratos exterminou o exercito dos bárbaros.
Tempos mais tarde, Kratos acabaria se tornando um fiel devoto de Ares sendo frequentemente convocado para missões impossíveis, sempre saindo vitorioso, o que lhe deu uma cegueira e uma agressividade sem igual, isso durou até a sua ultima missão, onde Ares mandou Kratos exterminar o povo de uma cidade.
Acontece que nessa cidade estavam a esposa e a filha de Kratos, e que sem perceber acabaram sendo mortas pelo mesmo, como punição pelo que fizera na vila, uma Oraculo amaldiçoou Kratos, o forçando a carregar as cinzas de sua esposa e filha em sua pele. Tomado pela dor e pelo ódio, Kratos jurou que faria Ares pagar pela armação.
Personagens:
- Kratos: Ele é um Espartano tomado pela fúria e decidiu que mataria Ares, não importando os meios, contando que fosse de forma que gera-se muita dor no mesmo. Kratos viaja pela Grécia em busca de poder e para encontrar Ares.
- Athena: Apesar de só aparecer fisicamente em God of War 2, ela tem um grande destaque aqui: Athena guia Kratos pela Grécia, ela se tornou a protetora de Kratos e tenta ajuda-lo de qualquer jeito, seja dando conselhos ou o levando para outras áreas do jogo. Athena não se da muito bem com seu irmão mais velho (Athena e Ares são irmãos) e decide ajudar o espartano em sua missão.
- Ares: ele é o vilão do jogo (não há muito o que eu dizer sobre ele...)
Detalhes Técnicos:
No jogo podemos andar, pular, bater usando diversas armas presentes no game, escalar certos tipos de parede (formações rochosas, cordas, etc...) Puxar e arrastar coisas e quebrar certos objetos de cenários (caixas, jarros, paredes rachadas).
No jogo há a presença de três tipos de "esferas de energia/essência", são elas:
- Verde: Restaura a sua vida
- Azul: Restaura o seu mana
- Vermelho: Representa o seu Xp (pontos de experiência).
No jogo existem itens colecionáveis espalhados pelo mapa, são elas as penas de fênix e os olhos de górgonas, que quando são reunido 7 exemplares deles, aumentam respectivamente a barra de mana e a barra de vida.
Kratos por ser um personagem de Hack and Slash, é um personagem que utiliza de inúmeras combinações de ataques; quanto mais agressivo e mais hits encaixados, maior será o bônus de XP gerado.
O jogo é ambientado dentro da mitologia grega, com algumas alterações. Kratos em sua jornada, enfrenta diversas figuras carimbadas dessa mitologia, como a Hydra(besta marinha inúmeras cabeças), Medusa (A górgona), Minotauro, dentre outros. O fato é, alguns desses seres são os bosses de certas etapas do jogo.
Essas criaturas precisam ser atingidas com certos ataques que aparecem em cenas de QuickTime evento (eventos de tempo rápido traduzido ao pé da letra, e são trechos de jogos onde você deve apertar 1 ou mais botões para dar continuidade na luta.
O jogo possui certos tipos de armas, que são dadas por deuses ou dropadas de bosses (respectivamente as manoplas de Hércules e a cabeça de Medusa)
É aí que vem as barras de mana e o Xp.
A barra de mana é usada para utilizar os poderes de armas que não são as Blades of Chaos.
Já o Xp funciona como um depósito: Quando você seleciona a sua arma, você pode investir seu Xp nessas armas, o que fará com que elas peguem level e aumentem o poder de destruição dela, surgem novos combos e a intensidade dos danos é aumentada.
No jogo ainda há a presença de trechos onde Kratos participa de bacanais (orgias) com mulheres (18+) Essas partes do jogo são puro QuickTime event, cumprindo com êxito essas cenas, você receberá uma quantidade absurda de Xp.
Por questões de censura, deixarei essa imagem para vocês, apreciem com moderação. |
(Caso a Saori/Athena tivesse topado, seria mais ou menos assim)
Você pode salvar o jogo em partes específicas do jogo (estátuas). Existem Checkpoints de partes em partes de uma "fase", mas eles só servem para você voltar a elas caso morra no jogo, se você não salvar o game, vai perder todo o progresso até o último save.
O jogo possui 4 dificuldades: Mortal (equivalente ao modo Easy), Spartan (Equivalente ao modo médio), God (modo difícil), Titan (Modo Very Hard ou o modo "Que Deus tenha piedade"). Tirando com base no modo Spartan, o jogo possui uma dificuldade mediana, possui trechos fáceis, sendo mais chatinho pontos onde você deve atravessar abismos ou enfrentar chefes, mas lá para o final do jogo, a dificuldade toma proporções titânicas (antes de enfrentar o Ares, tem uma parte muito difícil onde você deve enfrentar clones sombrios do Kratos).
Vencendo um respectivo modo ou cumprindo certos requisitos você desbloqueia trajes para o Kratos. Cada um desses trajes possuem alguma bonificação (mais Xp, mais força, desconto dos gastos de mana, etc...).
Existem puzzles no game (não muitos e não tão difíceis). Consistem em partes com Switch's, onde você deve arrastar algum objeto até essa plataforma (normalmente com tempo para fazer isso ou com inimigos presentes, onde você não pode danificar o objeto).
O gráfico do jogo para a época era indescritivelmente lindo, (ainda hoje é) sendo bem detalhado quanto aos personagens, ambientes ou climas presentes no jogo (a primeira etapa do jogo se passa em um navio durante uma tempestade).
O jogo é fiel no aspecto de ambientação, revivendo os tempos da Grécia antiga, com a sua arquitetura e estátuas que retratavam a cultura da época.
A física do jogo é boa, ela funciona bem quando vemos um inimigo voando pelo impacto da arma, ou quando precisamos pular, arrastar, puxar coisas.
A trilha sonora do jogo são músicas frenéticas, que tocam em cenas de ação ou em cutscenes (o que para GOW é a mesma coisa).
A dublagem do jogo é perfeita, foi escolhido a dedo o dublador do Kratos (Terrence C. Carson, o mesmo cara que morreu no hospital de Premonição 2), fora isso, outras vozes se encaixam perfeitamente em seus respectivos personagens, como a voz da Atena que carrega um senso de autoridade e ao mesmo tempo compreensão, ou Ares que tem uma voz de vilão rouco.
Vou deixar aqui a entrevista do dublador de Kratos.
A história de God of War é/era inovadora e ousada para a época: A história de um reles mortal que teve a confiança traída por seu Deus protetor e com o resultado a morte da familia e que agora busca vingança...Uau.
Nem preciso dizer que esse jogo foi um sucesso absurdo, sendo o começo de uma das franquias mais queridas associadas a marca da Sony.
Minha Opinião:
Eu gosto desse jogo...(eu gosto de hack n' slash), mas eu sempre tive um certo, er, como posso dizer? Sentimento negativo com esse jogo.
Eu tinha uma especie de medo de jogar ele, eu não sei dizer exatamente o porque, talvez pela sua primeira fase ser muito escura e ser cheia de inimigos monstruosos (já deixei claro o meu posicionamento em relação a figuras monstruosas, eu as temo e as admiro ao mesmo tempo).
Eu lembro quando meu irmão mais velho trouxe o God of War para casa, ele já havia zerado (eu acho) e me deixou jogar...precisei da ajuda dele inúmeras vezes pois eu era muito ruim jogando GoW (falo de verdade, eu não sabia passar as cenas de Quicktime event, então eu não matava bosses e nem passava das partes dos bacanais de maneira satisfatória).
Eu gosto desse jogo, como eu disse mais a cima, então só quero dizer que eu estou ansioso (não tão ansioso assim) para jogar o God of War 4 e ver como ele é. (Eu só joguei os God of War's 1 e 2).
Então era isso pessoal, desculpe o atraso para mandar esse artigo, nessa semana eu estive no Paraná fazendo palestras de cunho acadêmico por causa da bolsa estudantil que eu tenho na faculdade.
Eu escrevi boa parte do artigo lá, mas eu não tinha nada potente o suficiente para poder baixar as imagens e inseri-las e renderiza-las para o artigo. (Essa viagem fica para outro artigo).
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, caso tenham alguma crítica ou sugestão, escrevam nos comentários.
Até a próxima e tchau.
Você pode salvar o jogo em partes específicas do jogo (estátuas). Existem Checkpoints de partes em partes de uma "fase", mas eles só servem para você voltar a elas caso morra no jogo, se você não salvar o game, vai perder todo o progresso até o último save.
O jogo possui 4 dificuldades: Mortal (equivalente ao modo Easy), Spartan (Equivalente ao modo médio), God (modo difícil), Titan (Modo Very Hard ou o modo "Que Deus tenha piedade"). Tirando com base no modo Spartan, o jogo possui uma dificuldade mediana, possui trechos fáceis, sendo mais chatinho pontos onde você deve atravessar abismos ou enfrentar chefes, mas lá para o final do jogo, a dificuldade toma proporções titânicas (antes de enfrentar o Ares, tem uma parte muito difícil onde você deve enfrentar clones sombrios do Kratos).
Vencendo um respectivo modo ou cumprindo certos requisitos você desbloqueia trajes para o Kratos. Cada um desses trajes possuem alguma bonificação (mais Xp, mais força, desconto dos gastos de mana, etc...).
Existem puzzles no game (não muitos e não tão difíceis). Consistem em partes com Switch's, onde você deve arrastar algum objeto até essa plataforma (normalmente com tempo para fazer isso ou com inimigos presentes, onde você não pode danificar o objeto).
O gráfico do jogo para a época era indescritivelmente lindo, (ainda hoje é) sendo bem detalhado quanto aos personagens, ambientes ou climas presentes no jogo (a primeira etapa do jogo se passa em um navio durante uma tempestade).
O jogo é fiel no aspecto de ambientação, revivendo os tempos da Grécia antiga, com a sua arquitetura e estátuas que retratavam a cultura da época.
A física do jogo é boa, ela funciona bem quando vemos um inimigo voando pelo impacto da arma, ou quando precisamos pular, arrastar, puxar coisas.
A trilha sonora do jogo são músicas frenéticas, que tocam em cenas de ação ou em cutscenes (o que para GOW é a mesma coisa).
A dublagem do jogo é perfeita, foi escolhido a dedo o dublador do Kratos (Terrence C. Carson, o mesmo cara que morreu no hospital de Premonição 2), fora isso, outras vozes se encaixam perfeitamente em seus respectivos personagens, como a voz da Atena que carrega um senso de autoridade e ao mesmo tempo compreensão, ou Ares que tem uma voz de vilão rouco.
Vou deixar aqui a entrevista do dublador de Kratos.
A história de God of War é/era inovadora e ousada para a época: A história de um reles mortal que teve a confiança traída por seu Deus protetor e com o resultado a morte da familia e que agora busca vingança...Uau.
Nem preciso dizer que esse jogo foi um sucesso absurdo, sendo o começo de uma das franquias mais queridas associadas a marca da Sony.
Minha Opinião:
Eu gosto desse jogo...(eu gosto de hack n' slash), mas eu sempre tive um certo, er, como posso dizer? Sentimento negativo com esse jogo.
Eu tinha uma especie de medo de jogar ele, eu não sei dizer exatamente o porque, talvez pela sua primeira fase ser muito escura e ser cheia de inimigos monstruosos (já deixei claro o meu posicionamento em relação a figuras monstruosas, eu as temo e as admiro ao mesmo tempo).
Eu lembro quando meu irmão mais velho trouxe o God of War para casa, ele já havia zerado (eu acho) e me deixou jogar...precisei da ajuda dele inúmeras vezes pois eu era muito ruim jogando GoW (falo de verdade, eu não sabia passar as cenas de Quicktime event, então eu não matava bosses e nem passava das partes dos bacanais de maneira satisfatória).
Eu gosto desse jogo, como eu disse mais a cima, então só quero dizer que eu estou ansioso (não tão ansioso assim) para jogar o God of War 4 e ver como ele é. (Eu só joguei os God of War's 1 e 2).
Então era isso pessoal, desculpe o atraso para mandar esse artigo, nessa semana eu estive no Paraná fazendo palestras de cunho acadêmico por causa da bolsa estudantil que eu tenho na faculdade.
Eu escrevi boa parte do artigo lá, mas eu não tinha nada potente o suficiente para poder baixar as imagens e inseri-las e renderiza-las para o artigo. (Essa viagem fica para outro artigo).
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, caso tenham alguma crítica ou sugestão, escrevam nos comentários.
Até a próxima e tchau.
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