segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Shadow of the Colossus

Fala pessoal, como vão vocês? Dessa vez eu irei aproveitar a oportunidade de falar sobre temas que são inspirados em mitologias e dessa vez é baseada na própria mitologia bíblica. Hoje lhes trago o jogo Shadow of the Colossus.

(Aviso: Esse artigo contem SPOILERS)

Shadow of The Colossus é um jogo de ação e aventura de mundo aberto, com elementos plataforma desenvolvido por Kenji Kaido e produzido pela Team Ico e lançado exclusivamente para as plataformas da Sony (Playstation 2, mas foi relançado tempos depois para o playstation 3) no dia 18 de outubro de 2005.

Team Ico é um grupo de produtores que trabalham em um dos setores de produção da Sony. Receberam esse nome por serem escalados para a produção de SotC (Shadow of the Colossus) e Ico.

Kenji Kaido (não achei a sua idade, mas eu chuto que esta lá pelos 30 a 40 anos) é um produtor e design de jogos que começou a sua vida trabalhando para a Taito e produziu alguns jogos, como Night Strike, Champion Wrestler, Sonic Blast Man dentre outros...Em 1997 ele ingressou para o departamento de jogos da Sony (a filial japonesa) e produziu até agora três jogos: Ape Escape, SotC, Ico e ainda estamos no aguardo para uma ''continuação'' do universo de Ico; Last Guardian (na verdade esse jogo já saiu, mas não foi ainda lançado e distribuído por terras americanas.)



Sinopsia:

Existia uma vila em uma terra longinquá, nela, as pessoas davam credo para entidades religiosas e para inúmeros deuses. Um dia, o líder desse meio religioso, Lorde Emon, mandou que fossem sacrificar uma jovem chamada Mono, para apaziguar os Deuses. Wander (Wanda em Japonês) era um garoto que amava Mono e decidiu roubar a espada sagrada de sua vila, pegou o corpo falecido de sua amada e montou em seu fiel ajudante Agro (uma Égua para quem não sabe) e decidiu partir para um lugar conhecido como Região proibida (Forbidden Land).
Chegando lá, Wander coloca a sua amada em um altar e é quando ele começa a ser perturbado por sombras malignas, é então que ele brande a sua espada e esses demônios fogem, nesse momento aparece uma figura misteriosa e bizarra das sombras, ele se chama Dormin e diz que pode trazer Mono de volta a vida, tudo o que ele precisava era que Wander fosse em busca de 16 Colossus (Entidades em terra que eram adorados como deuses e que vagavam por Fobidden Land) (PS: Eles eram desproporcionalmente gigantes!).
Wander aceita o acordo e parte em busca dessas criaturas.



Personagens:

  • Wander:Ele é um garoto de uns 14 a 16 anos e é dotado de uma incrível convicção, estando disposto a fazer o impossível para trager de volta a vida de sua amada. Wander é o protagonista desse game, além de contar com a ajuda de seu Cavalo (Égua) Agro.
  • Mono : É a razão para Wander estar indo atrás de 16 colossus para mata-los. Mono é uma jovem com a mesma idade de Wander. Não é explicado de que forma ela foi morta, já que não há marcas nela, mas supostamente foi sacrificada pois ela seria responsável por alguma coisa trágica.
  • Dormin: Ele é um demônio que havia sido aprisionado e esquecido em Forbidden Land, e assim era para ter continuado se não fosse a intromissão de Wander. Dormin faz um acordo para salvar a vida de Mono, em troca Wander teria que matar os 16 deuses do templo, o que resultaria na libertação de Dormin. Ele apresenta dualidade em relação a sua voz, uma vez que ele possui uma voz feminina e outra masculina, ambas combinadas.
  • Lord Emon: Ele é o líder religioso da vila onde Mono e Wander residiam. Ele sacrificou Mono com o medo de que ela fosse causar algum mal e agora esta em busca de Wander para impedir que ele desperte Dormin.



Detalhes Técnicos:



No jogo você pode andar, correr, pular, deslizar (o famoso ''Dash'', para poder passar por de baixo de alguns obstáculos), escalar, atirar flechas, bater com a sua espada, assobiar (para chamar a atenção de Colossus e chamar seu cavalo) dentre outras variantes dessas ações.

O jogo é estilo ''boss fight''; isto é, Esse jogo só possui como inimigos, os próprios chefes (Colossus), isto é meio chato, mas considerando o detalhismo e a experiencia que você vê durante as lutas, você ignora esse fato.

O Mapa de SotC é absurdamente grande, próximo de 7km²
O mapa de SotC é dividido em quadrantes, sendo segmentados por linhas (Números) e por colunas (letras em ordem alfabética de A à J)

O universo de SotC é ambientado em uma área que varia entre florestas, desertos, cavernas, colinas, abismos, ruínas, praias e vales.

No jogo, você terá um alvo para caçar por vez, ocorre uma cutscene  com Dormin dizendo quem é o Colosso a qual você deve abater.
Passada a cutscene, você terá que migrar do Shrine of Worship (É o templo onde você depositou o corpo de Mono) até o lugar de descanso do respectivo colosso.
Todos os Colossus estão localizados em lugares abertos do jogo (devido ao seu tamanho), mas nem por isso fica a vista o lugar onde ele se encontra (é como se eles estivessem ''escondidos'')
Para poder explicar melhor a moral de ''ir atras'' dos Colossus, eu irei colocar esse Walkthrough.
Esse vídeo é o passo-a-passo para chegar e derrotar o primeiro Colosso, e olha que para chegar até ele é relativamente fácil, os futuros colossus são mais complexos, tanto em localização, quanto em ponto fracos.

Agora eu irei falar dos Colossus:

Eles são grandes...Acho que vocês não entenderam onde quero chegar, eles são GIGANTES! (para explicar de maneira mais esclarecedora, irei colocar uma comparação em escala de tamanho com todos os personagens de Shadow of the Colossus).


Aquele pontinho preto no canto inferior esquerdo é o Wander.

Os Colossus são seres cuja fisionomia é inspirada em animais ou seres mitológicos (como por exemplo Kuromori, a 10° (é fêmea) Colosso que é inspirada em um camaleão e Valus, o 1° Colosso, que é inspirado na criatura mitológica, o Minotauro)

A composição dos Colossos varia, alguns são formados de carne e osso, possuindo pelo e talvez alguma roupa (armadura) enquanto outros são parcialmente feitos de elementos do cenário (rochas, estruturas arquitetônicas e até runas).

Exemplo:
 Avion, o 5° Colosso, é uma ave de rapina composta majoritariamente de pedra e grama.
Barba, o  6° Colosso, ele é feito de material orgânico (Carne) e possui algumas partes do corpo formada de estruturas arquitetônicas.

Para derrotar os colossus, você deve subir em cima dele e atacar os pontos fracos deles, que se assemelham com simbolos

Mas essa tarefa não é fácil, pois os Colossus possuem uma inteligencia artificial bem trabalhada e para escalar esses monstros, você precisa ser rápido para não esvaziar a sua Stamina (já falo sobre)

Os Colossus possuem duas variantes de humor, sendo representado pela cor de seus olhos:

  • Verder/Azuis: Eles estão pacíficos/indiferentes quanto a sua presença.
  • Vermelhos: Eles estão em frenesis e estão dispostos a te matar


Agora eu irei falar do Wander:

Eu já esclareci lá em cima algumas das capacidades de Wander, valendo ressaltar aqui apenas os status de Wander, suas armas e a sua fisionomia;


Wander possui uma barra vermelha que representa a sua vida e um ''círculo'' rosa que representa a sua stamina (energia usada para fazer esforço físico).

Para aguentar o tranco nos confrontos contra os Colossus, você deve expandir essas duas barras, para tal feito, você deve explorar o mapa de SotC em busca de arvores com frutas e lagartos de rabo branco.
Essas barras se regeneram automaticamente com o tempo.


Você possui duas armas: A espada sagrada e um arco e flecha.

  • Espada: Você usa para atacar corpo a corpo os Colossus e para localizar a posição deles no mapa. Eu explico: Quando você ergue a espada, a luz do sol é refletida nela em vários feixes 

Quando você muda de direção, esses feixes se projetam, ficando mais despertos ou mais próximos, quando todos os feixes se unem em um maior, quer dizer que você esta na direção certa para encontrar o Colosso (ou pelo menos achou a direção do caminho, existem certas partes do jogo, em que você pode se perder em direção do caminho (como por exemplo para achar Phaedra, o 4° Colosso)


  • Arco e Flecha: Você usa para caçar os lagartos de calda branca (existem lagartos de calda preta também, esses não servem para nada), para acertar as frutas das arvores que você não consegue alcançar, e para chamar a atenção e atacar os Colossos.

Quando você mata um Colosso, uma aura negra aparece e adentra o corpo de Wander, essa é a essência de Dormin, que vai ao decorrer do jogo te corrompendo e te transformando.

No decorrer do jogo, você vai sofrendo algumas mudanças na sua fisionomia, o cabelo de Wander vai se escurecendo, e começam a surgir cicatrizes em seu rosto. Inicialmente o Wander iria se transformar em um monstro, chegando a crescer chifres em sua cabeça.
Cara como eu gostei dessa fanart
Para salvar o jogo, você deve ir para templos espalhados no mapa.

Agora que eu já falei sobre os Colossus e sobre o Wander, irei falar de questões áudio-visuais.

O gráfico de SotC é algo muito bonito, para a época era uma obra de arte em forma de jogo. O design dos personagens e das paisagens do jogo é algo semelhante a uma pintura. As paisagens de SotC são paradisíacas e muito detalhadas, como por exemplo:


A física do jogo é muito boa, ela corresponde em diversos aspectos, como por exemplo a movimentação de Agro.
Você pode ser  sacana e forçar o Agro a saltar uma distancia ou uma queda muito grande, o resultado disso sera Agro com uma perna quebrada, o que acarreta temporariamente na movimentação dele afetada, Agro mancando e não podendo correr.
Você pode acariciar o Agro (não que isso faça alguma coisa, mas eu achei isso muito legal)

Fora que as batalhas mais dinamicas e alucinantes são contra Avion e Hydrus, onde você luta respectivamente no céu e de baixo da água, e a forma como a camera se posiciona para te mostrar nestas lutas te da uma noção velocidade.

A trilha sonora de SotC é algo orquestral, deixarei o link para que vocês possam ouvir algumas faixas do jogo (Ouçam)
Essas mesmas músicas tocam em diversos momentos, durante cutscenes, em luta contra chefes, em ambiente abertos, etc...

O jogo após ser zerado pela primeira vez, desbloqueia o modo Hard (onde os Colossos possuem uma I.A Mais elevada, são mais hostis e têm mais pontos fracos) e o modo TRIAL (onde você deve derrotar todos os Colossos dentro de um tempo recorde, e ao final dele você adquire a flecha explosiva (variante mais forte da flecha normal)).

Eu havia falado no começo do artigo que Shadow of the Colossus possui fortes inspirações com a bíblia, e são elas referencias ao Jardin do Éden e a Torre de Babel.

Eu explico: No topo do Shrine of Worship, existe um jardim secreto, nele você encontra arvores frutíferas que ao comer, elas diminuem a sua stamina (uma clara referencia a passagem da bíblica que fala que se comer da fruta proibida, perecera (Gêneses 3,3))

Dormin de traz para frente fica Nimrod. Nimrod foi um perverso soberano que viveu em tempos antigos. Ele foi um conquistador que tomou posse de 16 cidades (para aquela época, onde haviam poucos homens, é justo dizer que ele era detentor da maioria da civilização). Nimrod apos se tornar poderoso na terra arquitetou um plano, construir uma torre que ascendesse aos céus; chegando lá, Nimrod pretendia matar Deus e tomar o seu lugar. Deus não ficou satisfeito com essa ideia e decidiu fazer com que todos falassem línguas estranhas/estrangeiras, e assim ficou conhecida a história da TORRE DE BABEL

Antes de falar de outras referencias em relação ao jogo, eu quero listar para vocês com imagem anexada, a figura de cada Colosso e seu nome (acho que isso sera importante, dado o conteúdo a seguir).

1°Valus (Minotauro)
2°Quadratus (touro)
3°Gaius (Gigante (warrior))
4°Phaedra (Cavalo)
5° Avion (Águia)
6° Barba (Minotauro)
7°Hydrus (Enguia)
8° Kuromori (Camaleão)
9° Basaran (Cágado)
10°  Dirge (Verme da areia/Serpente do deserto)
11° Celosia (Touro)
12° Pelagia (Rã?)
13°Cenobia (Leão)
14° Phalanx (Shenlong? (Dragão chinês))
15° Argus (Minotauro)
16° Malus (Demônio/torre?)

Agora que falei sobre os Colossus atuais, quero deixar claro que Shadow of the Colossus ficou ''inacabado''. Era para existir muitos outros colossus, algumas pessoas chegaram a criar conspirações, teorias e mistérios a cerca de um 17° Colosso vagando a esmo pelo jogo (outros dizem que era para existir 32 Colossos ao todo, sendo eles descartados a partir da fase alpha a medida em que foram encontrando problemas em introduzir eles ao jogo devido a dificuldade do boss ou por falta de espaço na memória do Hardware)

Vou lista agora, alguns desses Colossos deletados:

Aberth (Alguns dizem ser uma aranha, já eu acho que ele é um carangueijo aranha)
Motivo de remoção: Ele era um chefe dificílimo devido a estrategia que teria que ser feita (Usando Agro, você deveria passar entre as pernas do bicho e atirar com o arco nas pernas ou na parte de baixo de sua cabeça, feito isso a criatura iria cair e você montaria em cima dele, o resto é história...)Foi removido por ser difícil demais e por não saberem como melhorar as mecânicas já postas para poder derrota-lo.

  Adar Flam (Fênix/Avestruz)
Motivo de remoção: Você teria que guia-lo até um lago para que ele se molha-se e então revela-se seus pontos fracos. Acontece que não havia lago na sua arena que disponibilizava tal feito, alem da luta dele em fase Alpha ser uma das mais bugadas devido a sua proporção de tamanho e dos elementos de cenário.

Black Bird (Dragão)
Motivo de remoção: Ele a principio seria a primeira ou a segunda forma de Avion (não me lembro ao certo) e foi removido por Bah...

Kyos (Grifo)
Motivo de remoção: Mesma razão que Black Bird (Bah...)

Pholux (Gárgula)
Motivo de remoção: Dificuldade (você teria que subir em pilares em volta de Pholux e o provocar, então ele iria quebrar o Pilar e ficaria veraneável por um tempo)

Sirius (Javali)
Motivo de remoção: Falta de espaço. (Para derrota-lo, você teria que guia-lo até formações rochosas onde ele ficaria preso, então você subiria em suas costas e o atacaria)

Dionin (???)
Motivo de remoção: Dificuldade e falta de planejamento quanto a onde colocar a sua arena (alguns dizem que ele seria um de dois Colossus enfrentados na mesma luta, e ele seria antagônico a Hydrus)

Monkey (...É uma girafa)
Motivo de remoção: Os criadores chegaram a inseri-lo dentro da versão Alpha, mas acharam ele tosco e decidiram descarta-lo (falo sério).



O universo de Shadow of the Colossus é o mesmo de Ico e teoricamente se passa alguns milênios antes de Ico e Last Guardian se passa alguns anos (centenas?) de Ico.





Minha Opinião:

Eu gosto muito de Shadow of the Colossus, eu lembro do dia em que eu fui para um camelo e comprei três jogos (Shadow of the Colossus, Dragon Ball Budokai Teikaichi 3 e Cavaleiros do Zodíaco: Saga do Santuario (infelizmente o ultimo não funcionou).



Esse jogo tinha me gerado uma certa expectativa, e ela foi atendida, eu gostei muito desse jogo e até os meus pais deixavam eu jogar, pois eles gostavam do Agro e das paisagens do jogo (Ponto positivo para você Sony).

Então era isso pessoal, se tiverem alguma crítica ou sugestão, mandem nos comentários, até a próxima  e Tchau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário