sábado, 10 de dezembro de 2016

Saint Onii-Chan

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu irei implementar um pouco mais de mitologia/cultura natalina, e o artigo de hoje fala de um anime que eu gosto muito (falo com propriedade e olha que eu descobri ele a uns 8 dias atrás...). Senhoras (senhoritas também) e senhores, hoje lhes trago Saint Onii-Chan (Eu já imagino que vai haver pelo menos uma parcela de quem ler esse artigo que vai acha-lo ofensivo pelo o que se trata, pois bem...é a vida).

(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS, se quiserem ver o anime vejam aqui e o ''filme'' aqui (A qualidade visual do ultimo não esta tão boa, mas é assistivo)  
Saint Onii-Chan (Saint Young Men na versão americana e traduzido ao pé da letra seria Santo irmão-senhor (Chan na verdade é um sufixo japonês destinado a alguém a qual você tem muito respeito ou carinho) ) é um anime de humor e slice of life (são animes que retratam a vida normal de alguém, mas se tratando de animes eles são fantasiosos também) criado por Hikaru Nakamura em 2007 e foi produzido pela editora Kodansha.

Hikaru Nakamura é uma mangaká nascida na cidade de Shizoka no Japão em 21 de abril de 1984. Ela ganhou notoriedade pelos seus trabalhos Arakawa Under the Bridge (2004) e Saint Onii-Chan (2007), ou seja ela tem um destaque recente (considerando que de 2007 para 2016 são nove anos, acho que já esfriou). Sua especialidade são animações de humor non-sense (do bom) com tema Slice of Life de fundo (eu descobri esse termo agora).



É um estúdio de animação criado por Seiji Noma (1878-1938) no dia primeiro (1) de dezembro de 1938. Esse estúdio é famoso por obras como Fairy Tail, Attack on Titan, KissxSis, LoveHina, uma porrada de versões de Gundan,  dentre outros.


Sinopsia:

...Jesus, o Messias filho de Deus... E Siddhartha Gautama, o sábio monge que foi imortalizado por sua virtude (Siddhartha Gautama é o nome em vida de Buda).
Ambos são os criadores respectivamente do Cristianismo e do Budismo, religiões formadas através de inúmeros ensinos repletos de sabedoria e compaixão. Jesus era aquele que viria a salvar toda a humanidade do perigo do pecado e Buda é o nono receptáculo de Vishnu, uma entidade que nasceu e tem controle do cosmos e por tanto é um ser de extremo saber.
Após os seus feitos em vida, eles foram para o céu e por lá ficaram observando a Terra...Muitos anos se passaram e Deus decidiu dar aos dois alguns meses de férias, é então que Jesus e Buda decidem ir morar no Japão, afinal, eles não podiam ser reconhecidos por seus semblantes ou pela forma de agir pois se não haveria um caos.
Então eles decidem ir morar em um condomínio no Japão, onde eles assumiram a identidade de Jesus Santo e Buda Santo (são os Irmãos Santo's)

E agora a nova vida deles é serem pessoas normais e viver na correria dos dias do Japão moderno e pagar o aluguel para a sindica deles, Matsuda Sachiyo
E tudo isso em meio as ''novas'' vidas que os Irmãos Santos vivem, sempre buscando ajudar ao próximo enquanto tentam não serem desmascarados por assim dizer.


Personagens:

  • Jesus: Jesus é um homem de personalidade calma, serena e curiosa. Jesus havia combinado ir para o Japão, fora o fato de não serem reconhecidos, pois ele queria conhecer as culturas de lá. Jesus nesse anime é um ser de personalidade infantil e ingênua, sendo alegre, positivo e energético demais. Jesus é o astro maior dentre os dois ''irmãos'' e sempre acaba sendo protagonista das cenas mais inimagináveis do anime, como quando ele foi numa loja de revistas e o confundiram com Johnny Depp. Jesus anda para cima e para baixo com sua coroa de espinhos, que se afloram quando ele ri e fazem sua testa sangrar quando ele fica nervoso. Ele também é dono de um Blog (É nóis) onde ele faz review de mangás.
     

  • Buda: Ele assim como Jesus, é um ser pacato, sereno e muito bondoso. Dos dois Buda é o mais responsável com as tarefas domésticas (Buda possui complexo de limpeza). Ele é o mais sábio, sendo protagonista de ocasiões onde ele acaba ficando nervoso ou ansioso e acaba repetindo os mantras do Budismo. Buda é muito preocupado com a questão salarial dos dois, algo que pode ser visto como mesquinhes por parte dele, pois se preocupa em economizar o máximo possível.Quando Buda fala algo de grande Virtude, sua cabeça começa a brilhar e todos a sua volta acabam sendo afetados com isso, como quando ele fez uma arvore dar frutos pela primeira vez e de quebra fez um idoso cadeirante levantar diante tanta surpresa.
  • Matsuda Sachiyo: Ela é a sindica do condomínio onde os irmãos santos vivem, e devido aos estranhos acontecimentos que cercam a vinda daqueles dois, a senhoria do prédio chegou a fazer os ''10 mandamentos da boa vizinhança'' para por todos na linha (não é como se isso afetasse Jesus ou tão pouco Buda...) Ela de inicio parece uma senhoria exigente e rabugenta, mas na verdade é uma mulher muito querida e retribui aos agrados dos irmãos santos dando lhes ''colheres de chá'' (ela alivia para o lado deles quando algo ''estranho'' acontece e que eles foram os responsáveis).
dentre outros.



Universo do Anime:

O anime gira em torno do dia a dia de dois homens que estão atrasados culturalmente falando devido a serem de eras atrás, a forma como eles tentam se adaptar ao cotidiano é o que gera o humor do desenho. Jesus e Buda são homens humildes que não trabalham no anime (ou se trabalham eu não cheguei a prestar atenção), e que sobrevivem com base nos recursos que eles ganharam de suas outras vidas( Há pessoas que doam dinheiro para Buda (sério) então os dois sobrevivem com o básico com o ''salário'' deles).

Buda e Jesus se esforçam ao máximo para não fazerem certas atividades, como falar parábolas, pois isso desencadeia os poderes divinos deles. 
Jesus possui uma fraqueza por trocadilhos, quando ele acha graça, ele ri e a sua risada é algo tão puro e sagrado que desencadeia alguns milagres, como os que estamos vendo na imagem a cima.

O anime traz de uma forma simples, ingênua, carismática e inocente elementos do nosso (Japão) cotidiano, como por exemplo, Jesus e Buda levando o lixo.

Viajando de trem

Andam de montanha russa

E tocam em banda de rock (essa ultima é a imaginação da Sachiyo sobre o que os dois devem fazer)
Dentre outros.

Uma coisa que chama bastante a atenção nesse anime é o seu traço, ele é suave e seus personagens possuem rostos com queixo triangulado (exceto os personagens gordos). É um traço mais leve e agradável ao olhar, bem diferente de outros animes que possuem traços mais carregados (normalmente Shonen's).

É valido lembrar também que esse anime segue ao pé da letra no contexto enredo: O anime faz referencias a Jesus, Buda, Cristianismo, Budismo e tradições orientais, nesse aspecto, eu fico muito feliz, pois foram fieis em mostrar, mesmo de forma cômica alguns aspectos sobre a história e a religião desses personagens tão icônicos.

Vejam essa referencia:
Para quem não percebeu, ou não sabe, na camisa de Jesus esta a imagem de um peixe (x2) e um pão (x5). Isso é uma referencia a um feito concretizado por Cristo na Galiléia, onde ele após reunir um grupo de fieis, ele tomou de um garoto 2 peixes e 5 pães e fez com que eles dessem para toda a população.

Algumas coisas dentro da história religiosa (já que se eu dizer bíblica vai remeter apenas ao Cristianismo) foram alteradas para o anime, como por exemplo: Jesus não desceu as águas na hora em que foi batizado por João Batista, ele não sabia nadar e tinha medo, então João Batista mergulhou uma caneca e derramou sobre os cabelos de Jesus.
Em uma parte do anime essa informação se torna necessária para gerar uma cena onde Buda e Jesus vão descansar em uma piscina e Jesus estava com uma boia, nisso Buda tentou ensinar Jesus a nadar, e o resultado foi esse:
Ele abriu as águas da piscina

O anime também satiriza um pouco toda essa ingenuidade dos dois, que por serem estrangeiros são confundidos com tudo, menos com quem eles realmente são, como por exemplo, quando um cara da Yakuza teme a Jesus depois que o mesmo disse que foi mandado a sentença de morte no Calvário e que retornou três dias depois pela vontade de seu pai (Deus); o membro da Yakuza entendeu como se Jesus fosse algum herdeiro de uma poderosa mafia/gangue.

Esse anime é fortemente voltado para a cultura japonesa e é interessante vermos a forma como duas entidades interagem quanto a uma cultura alienígena para eles.

Um exemplo foi quando chegou o Natal.
Jesus como dito no começo, possui nesse anime uma personalidade ingênua e meio boba, como uma criança, e para ele o Natal era uma data comemorativa para celebrar o Papai Noel...Diferente do que realmente seria a razão da data (o aniversário dele).

Agora, não quero parecer um canalha ou um incrédulo, mas eu sempre tive uma dúvida: Se Jesus faz aniversário no natal, e é com base no seu nascimento em que baseamos nosso calendário, como raios ele só vai fazer 2017 anos (analisando do ponto de vista que estamos ainda em 2016) no dia 31 de Dezembro?

Buda é mostrado como um cara muito legal e que toma a frente quando precisam de alguma coisa (normalmente as viagens e decisões financeiras partem de sua parte).

Buda é o único que ainda é de certa forma reconhecido no Japão, já que comparam a pessoa com a estatua.

Também existe a presença de inúmeros personagens na trama, são os moradores da cidade onde os Santo's estão abrigados.

Esses personagens se tornam o pivô em algum momento da história e acabam conhecendo melhor aos ''Irmãos'' o que gera uma cena um tanto emocionante quando Jesus e Buda ''Somem''.



Minha Opinião:


Esse anime foi encontrado por um acaso, quando estive procurando material para criar o artigo do anime de Jesus, e devo dizer que no começo eu fui também um pouco preconceituoso com a obra.
Mas a forma como ela se desenvolve, não tem como não gostar, ela te entretêm, te ensina e te comove.
Esse foi meu segundo artigo do especial de Dezembro, espero que tenham gostado e me mandem sugestões para artigos, que eu irei fazer eles possivelmente em Janeiro (ou dou para vocês em forma de presente nesse mês mesmo).

É isso pessoal, até a próxima e tchau.

Um comentário:

  1. Esse anime é simplesmente incrível!! Eu amo esses dois!! Saint Young Men me faz tão bem!

    ResponderExcluir