quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Divertidamente (Inside Out)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo trazer a analise de um filme da Disney, filme esse que eu achei muito bom e que acho que contem boas mensagens, o filme a qual me refiro é o Divertidamente (Inside Out)
(Aviso: Esse artigo contem SPOILERS Caso queira ver o filme, veja aqui (tanto dublado quanto com legenda)).
Divertidamente (Inside Out) é uma animação de  gênero Fantasia e Comédia dramática produzida por Pete Docter e pela Pixar em parceria da Disney no dia  18 de junho de 2015.
Disney, uma das maiores (para não dizer a maior) empresa do entretenimento infanto-juvenil, A Disney é uma empresa criada por Walt Disney em 16 de outubro de 1923 por Walt Disney e seu irmão Roy Disney. A empresa Disney se estende atualmente em inúmeras filiais, seja no mercado de animações, seus parques temáticos, emissora de televisão (Disney Channel) ou a vasta variedade de produtos licenciados que carregam a sua marca, que vão até colecionáveis até produtos de banho.
Pixar é um estúdio de animação criado em 3 de fevereiro de 1986. A Pixar hoje em dia (desde 1995) é uma empresa parceira/subsidiaria da Disney. A Pixar é ganhadora de diversos prêmios devido a suas animações que contem aquela ''magia'' da infância, com histórias fantasiosas, trilhas sonoras impecáveis e lições de vida (Como não lembrar de Toy Story, Vida de Inseto, Up e outras pérolas da mesma?)

Pete Docter (1968-) Ele é um dos maiores (nos dois sentidos da palavra, o cara é um gigante) funcionários da Pixar, sendo o criador (diretor) de filmes como Monstros S.A e Inside Out (sim, ele que criou esse filme) e já atuou como animador dos dois primeiros filmes de Toy Story, fora ter feito parte da história de Wall-E e Os Incriveis (The Incredibles). Pete Docter é casado e possui dois filhos.

Sinopsia:

A história gira em torno de Riley e seus pais, uma família unida que residia em Minnesota. A vida deles era um mar de rosas, Riley era criada com muito amor e carinho e era uma criança apaixonada pelo Hóquei. Mas...eles não são os principais...Quando Riley Nasceu, surgiram os cinco sentimentos bases em sua mente: Alegria (Joy), Tristeza (Sadness), Medo (Fear), Raiva (Anger) e Nojinho (Disgust). Esses sentimentos trabalhavam em harmonia, gerando os sentimentos e os bons momentos de Riley. Mas tudo começa a mudar quando, ao completar seus 12 anos, Riley e sua familia se mudam para San Franscisco devido a uma proposta de trabalho de seu pai, e é a partir dai que as coisas começam a dar errado.


Personagens

  • Riley Andersen: Ela é uma garota alegre (a Joy é predominante nessa guria) cheia de energia, de personalidade atlética e sonhadora. A vida de Riley vira 180° quando vai morar em San Franscisco, pois começam a acontecer diversas mudanças em sua mente (a Joy e a Sadness somem). Riley começa a ter as suas primeiras crises devido a situação em que se encontra e começa a apresentar vestígios de depressão, tudo isso acontecendo em sua fase pré-puberdade, então existe aquela coisa de mudanças (fases hormonais são as fases de transformações mais radicais de nossos seres, uma garota passando pelo o que ela passou nessa fase é algo tenso...)
    Pelo amor de Deus Google, vocês estão de parabéns... (não pesquisem a fundo no google imagens sobre ''Riley Andersen'')

Sentimentos da Riley

  • Mãe: Ela é mãe de Riley (Avá?). Ela é atenciosa a sua filha e é uma mulher compreensiva que esta sempre presente. Ela possui uma personalidade paciente e cuidadora.
Sentimentos da Mãe

  • Pai: Ele é brincalhão e atencioso com sua familia, sendo o ''homem dos esportes'' (foi ele quem trouxe a paixão do Hóquei para a casa). O Pai da Riley é quem trabalha e tem que carregar o fardo do trabalho e do sustento nas costas. Ele devido a uma proposta de emprego se muda com sua familia para San Franscisco, mas nem ele gosta da situação a qual acabam tendo que se habituar. Com a crise de identidade de sua filha, o Pai acabou tendo uma discussão com Riley, a mocinha a qual ele mimou tanto.

Sentimentos do Pai

  • Alegria (Joy): Ela é a encarnação e simbolo da felicidade em pessoa. Alegria é o sentimento primário, sendo a primeira a existir e a mais apegada a Riley. Alegria acaba sendo confiante e positiva demais, sempre tentando tirar algo bom de algo que acontece, independentemente do que se trata. Alegria como é a líder dos cinco sentimentos, cabe a ela administrar o que deve ser feito e isso acabou gerando um orgulho por parte dela, a cegando de ver o potencial da Sadness. Alegria possui um corpo/representação feminina.
  • Tristeza (Sadness): Ela é a encarnação e simbolo da tristeza em pessoa. Tristeza foi a segunda personalidade a ser concebida (na forma de choro quando Riley era um bebê). Sadness é uma garota (fisionomia) pessimista, triste e que não consegue ver o lado bom das coisas (exatamente o oposto da Alegria). Acontece que a tristeza é quem encara um dos maiores papéis dentro da mente da Riley, uma vez que assim como depois da chuva vem o arco-íris, depois da tristeza vem a alegria (Se você esta triste, alguém vem e o conforta, o que te faz se sentir bem). Acontece que a Felicidade só soube enxergar a importância de Tristeza depois que as duas sumiram da ''sala de controle''.
  • Raiva (Anger): Ele é a manifestação da raiva encarnada em pessoa. A função de Raiva é de se opor a uma situação que é vista como desfavorável a pessoa. Raiva é pavio curto e foi um dos últimos a ser concebido (nasceu da birra de Riley ainda bebê). Raiva acaba sendo o líder após o sumiço das duas principais (tristeza e alegria). Acontece que ele não é a Alegria, e tentando concertar as coisas, acaba metendo o pé pela mãos e surgem as péssimas escolhas de virtudes da Riley. Raiva tem um corpo masculino.
  • Nojinho (Disgust): Ela é a manifestação da repulsa em pessoa. A função de nojinho em uma pessoa é a de proteção. Nojinho é aquela que protege de coisas, lugares e situações devido a sua aversão a coisas a qual ela considera repulsivo. Nojinho apesar de sua personalidade de ''dondoca'' ela é uma das que mais se preocupa com Riley, usando seus ''poderes'' para proteger Riley de constrangimentos e de situações que a prejudique tanto socialmente quanto mentalmente e fisicamente. Possui corpo feminino e foi concebida do primeiro prato de brócolis que foi dado a Riley quando bebê.
  • Medo (Fear): Ele é a manifestação do medo em pessoa. A sua função é de proteger a pessoa em situações que trazem o desconhecido ou algo de perigoso na rotina da pessoa. Medo possui uma personalidade covarde e cautelosa, mas também é um dos mais inteligentes, pois por ser precavido, ele sabe qual é a melhor solução quando algo inesperado acontece. Não se sabe ao certo quando ele foi concebido e possui um corpo masculino.
  • Bing Bong: Ele é o amigo imaginario da Riley quando ela é criança (e é o motivo de choro de muita gente que viu esse filme)



Universo do Desenho:


A grande sacada do desenho acontece dentro da mente das pessoas, quando o foco se torna os sentimentos. Os sentimentos trabalham dentro da mente da pessoa (o que seria o Consciente)
Na ''sala de controle'' onde os sentimentos habitam, existem um painel cheio de controles, Os sentimentos são forjados já com o entendimento prévio de cada parte do painel (Felicidade manipula a parte que é da felicidade e assim por diante, um outro sentimento não pode se manifestar sobre o trabalho do outro se não ocorre ''erros'' de conduta (já falo mais sobre).

Quando uma pessoa vivencia uma experiencia, cabe aos sentimentos julgar a forma como essa pessoa ira reagir a essa situação, quando essa situação é vivenciada com base no discernimento de uma emoção, um orbe é gerado.
Vejam as prateleiras ao fundo, cheias de orbes.
Esses ''orbes''/esferas são lembranças, essas lembranças são como vídeos que podem ser revividos através do painel. Essas esferas se comportam da seguinte forma: A sua cor corresponde a cor do seu sentimento (Alegria-Amarelo, Tristeza-Azul, Raiva-Vermelho, Nojinho-Verde, Medo-Roxo)

A ''sala de controle'' produz a todo momento esses orbes e só para de funcionar quando ''anoitece'' dentro da mente (quando a pessoa dorme). Quando isso acontece, uma maquina envia as esferas antigas para uma seção externa a sala de controle, lá chegando, esses orbes são reutilizados para a construção de sonhos e outras seções da mente, sendo elas existentes no consciente ou no sub-consciente.

Existem também as esferas matriz, essas que diferente das outras, são as formadoras de caráter. Elas estão associadas a fortes emoções e acontecimentos na vida de uma pessoa (são os construtos sociais, valores, sonhos e objetivos de uma pessoa já pré-moldado desde essa época em que esse orbe é concebido).
Uma explicação mais mastigada do que eu acabei de falar seria a seguinte: Nessa imagem podemos ver da esquerda para a direita a Terra da família, a Terra da verdade, a Terra do Hóquei e a Terra das bobagens.
Cada uma dessas terras foram moldadas com base em sua respectiva esfera matriz, e são elas os pilares que sustentam a personalidade central de uma pessoa. Tomando com base da Riley, temos:
  • A Terra da familia: Ela representa o amor que Riley tem por sua familia.
  • A Terra da verdade: Ela representa todas as lições que Riley aprendeu, coisas que vão desde a honestidade até outros valores de igual importancia
  • A Terra do Hóquei: Riley ama Hóquei, cresceu sonhando com jogar com esse esporte, e esse sentimento intenso é expressado na forma da ''Terra do Hóquei'' (No meu caso, eu tenho a ''Terra do Professor''?)
  • A Terra das Bobagens: Essa Terra é a manifestação do espirito despreocupado e brincalhão de Riley, esse que é nutrido por todas as brincadeiras e situações positivas a qual Riley passou com sua família e amigos.
Para essas terras existirem, é necessário haver harmonia entre os sentimentos, coisa essa que é desfeita na viagem de San Franscisco.

-Meu Deus Matteus, o que raios aconteceu de tão grave em São Franscisco?-Quer que eu lhe responda? tudo bem, darei esse spoiler, é com essa finalidade que fiz esse artigo mesmo...(ui grosso)

  • Riley quase não via seus pais direito
  • Se mudou para um lugar novo, com pessoas estranhas para ela e teve que deixar tudo o que amava para trás.
  • Ela passou vergonha no primeiro dia de aula.
  • Houve a crise de identidade dela devido ao sumiço de Alegria e Tristeza.
  • Pesadelos
  • Teve o sentimento de esquecimento por parte de seus amigos (ela achou que todos os amigos de Minnesota tinham a trocado pela ''garota nova'') e seus pilares/Terras começaram a desabar.
  • Uma tentativa frustrada de fuga
dentre outros...
Até eu ficaria puto se ao ir comer pizza só tivesse do sabor Brócolis (não que eu não goste, mas eu prefiro algo com mais sustância (Calabresa)

Tudo começa a dar errado quando no primeiro dia de aula da Riley, A tristeza meche na esfera matriz e a essência da tristeza acaba impregnando a parte alegre da esfera, gerando uma mudança súbita de emoções em Riley que outrora era feliz falando de si e de repente se despedaça a chorar.
Nisso, Alegria começa a enfrentar a Tristeza em uma disputa de presença na sala de controle, o que resulta nas duas sendo absorvidas pela maquina que as manda para fora da sala de controle.

Com isso, a Riley acaba ficando privada de suas duas emoções bases, o que fomenta graves alterações de personalidade, agora que ela só consegue sentir medo, raiva e nojo das coisas.

Enquanto isso, do lado de fora da sala de controle, as duas pioneiras terão que percorrer toda a mente (Consciente, Sub-Consciente e Inconsciente) desbravando lugares que elas jamais viram antes, para voltar a sala de controle e consertar tudo.
No meio da empreitada, elas encontram Bing Bong:
Bing Bong reside no labirinto de memórias descartadas e diz que esse foi o destino dele depois que Riley cresceu. Ele de bom grado decide ajudar nossas heroínas em sua missão, dando auxilio nessa jornada, Bing Bong decide acompanhar elas e partem para atalhos que o mesmo diz conhecer.

Acontece que Bing Bong mesmo tendo das melhores intenções, o sujeito é idiota (ele foi criado por uma garotinha de 4 anos na época, ele é o reflexo da inocência da mesma)
Em suma, Bing Bong diz haver um atalho no mundo das imaginações, e quase que são destruídos pois as imaginações começam a serem ativadas, o resultado disso são nossos heróis sofrendo de diversas transformações, hora abstratas, hora bidimensionais.  


Pois é...

Tudo isso para chegarem até um trem que transportava ''ideias'' para a sala do controle.

Como perderam o primeiro trem por ficarem presos na imaginação, eles tiveram que percorrer diferentes mundos (algo que para mim lembra muito o conceito universal de mundos de Detona Ralph)

Eles vão reparando que a mente não é mais um lugar saudável a medida que o tempo vai passando as Terras vão caindo, o que gera alterações drásticas a todos os envolvidos (Riley e todas as entidades existentes em seu inconsciente)

Ocorre uma hora, em que eles chegam no trem, mas para o azar deles, Riley tinha ido dormir então o Trem não iria se movimentar, a menos que forçassem um despertar, então eles vão para o reino onde é feito os sonhos e criam um trauma (eles libertam ''Jangles'' o palhaço preso no inconsciente de Riley, e que é nada mais nada menos que a representação do medo de palhaços (virou Sillent Hill isso aqui?)
Vamos todos Rezar para afastar essa coisa.
Com Riley acordada, o trem volta a ser ativado e nossos heróis começam a ir para o trem, enquanto isso, Os outros sentimentos arquitetaram um plano: Fazer Riley fugir de casa e voltar para Minnesota! (POIS Ela era mais feliz lá do que aqui!)

Durante a viagem, Alegria e Tristeza se tornam amigas mais intimas, como uma dependia da outra para sobreviver naquele lugar, elas acabaram conhecendo melhor uma a outra. Alegria reconheceu que ainda existe alguma ''felicidade'' em Tristeza, alem do real valor dela, e  Tristeza viu que apesar de Alegria se fazer de forte, ela estava a ponto de ruir pois ela também tem limites.

Mas enquanto viajavam de trem, os trilhos que eram formados pela Terra da Familia acabaram se partindo junto da Terra da Família, o que fez com que Alegria e Bing Bong caíssem no abismo do esquecimento (um abismo onde memórias sem valor são jogadas e são apagadas para sempre).

Com muito esforço, Bing Bong salva Alegria dali e acaba desaparecendo em uma cena que quem viu chorou, e quem disse que não chorou,mentiu.
''Seu amigo pra brincar BING BONG! Seu foguete para voar Bing Bong''
''Salve Riley''
E eu e todo o resto assim:


Finalmente Alegria e Tristeza chegam na sala de controle, e Alegria enxerga que não é nada sem tristeza, pois só existe alegria após a tristeza. E quem salva Riley de sair de São Francisco em um ônibus é a Tristeza.

Nisso, Riley volta para casa com seus pais preocupados, e ocorre uma das cenas mais comoventes do filme.


É valido constatar uma coisa: Nos momentos finais do filme, A Alegria e a Tristeza uniram suas essências e formaram a primeira esfera mista, e isso abriu porta para inúmeras possibilidades para os demais ''sentimentos''.

O filme terminou com um CliffHanger (CliffHanger é um gancho de continuidade, ou explicando de forma mais simplória: Seria uma pista de uma possível continuação). Infelizmente o autor da obra disse que não esta preocupado em produzir um ''Divertidamente 2'', ele diz que prefere produzir outras obras antes de investir em uma continuação, o que é uma pena pois esse filme se tornou algo tão viral quanto H1N1 em um ambiente fechado com um infectado (que analogia cruel). O filme possui muito potencial e muito material para ser feito uma continuação e até uma conclusão de uma trilogia se fosse estendida.
Inspirações:

Nota-se que a ideia por de trás do conceito de mente em Divertidamente é algo tirado do conceito da mente de Sigmund Freud.
Fazendo um resumo rápido: Uma das inúmeras observações de Freud sobre a psicanálise é a dos três campos da mente humana, são elas:

  • Consciente: É a seção principal de nossa mente, lá estão armazenadas todas as informações que acessamos livremente em nosso dia-a-dia, são conhecimentos que temos noção que sabemos (como nosso nome, alguma coisa que você gosta, ou o que seu amigo ou parente gosta, etc...)
  • Inconsciente: É a seção mais interna e obscura de nossa mente. Lá ficam armazenadas as experiencias e informações que são ativadas através de nossos sonhos. As coisas mais assustadoras que alguém vivencia ficam eternizadas no Inconsciente, como traumas, fobias, medos, e informações concebidas de forma subliminar.
  • Sub-Consciente: É a seção que faz ponte entre as outras duas. O Sub Consciente são informações que acessamos como ''sem querer'', são experiencias acessadas de maneira involuntária, como desejos e ações em ''modo automático''

A forma como é trabalhada os ''mundos'' dentro da mente de Riley também é algo fascinante, uma vez que existem inúmeros ''mundos'' mas todos eles são mantidos em um desses três campos da mente humana. Por exemplo: Como Riley estava começando a ter desenvoltura hormonal (você sabe, garotas começam a se importar com rapazes e vice-versa) e no mundo dos desejos, ela começava a ''fabricar'' a sua versão de ''príncipe encantado'' (A forma idealizada que uma mulher concebe do que é atraente em um homem, no caso de Riley é um sujeito que parece ter saído de uma boy-band)

No campo das imaginações, nossos heróis são transformados em figuras distorcidas e abstratas, uma clara referencia a Pablo Picasso:
Pablo Picasso, uma das maiores mentes artísticas de seu tempo, sendo o pai fundador do Cubismo, mais informações aqui.



Detalhes da animação:

A animação é muito boa. O traço do filme é muito bonito e chamativo, a ambientação do filme também é fiel e tenta de maneira meticulosa se ater aos mínimos detalhes dos lugares.

A trilha sonora do filme é muito boa, houve um capricho nisso também.

Os personagens do filme são engraçados, emotivos, problemáticos e comoventes, de maneira homogênea, ha uma união de características que definem personagens que em teoria seriam unidimensionais nesses aspectos, e é isso uma das graças desse filme, todos são incrivelmente carismáticos e é impossível não se identificar com pelo menos 1 personagem do filme (Eu gostei da Sadness/tristeza)
Como é de praxe nos filmes da Pixar, alguma desgraça acontece para dar um tom mais sério e maduro a sua obra, e é legal isso (nunca critiquei a pixar por esse aspecto) Então é muito fácil assim como a Riley, irmos das lágrimas aos sorrisos e dos sorrisos as lágrimas.

A Dublagem desse filme é uma das melhores que eu vi em animações, não só pelas vozes em si, mas é o sentimento que elas transmitem. A Dubladora da Joy/alegria parece que esta ligada nos 220 volts, a Sadness/Tristeza carrega um cansaço e uma mágua na sua voz, caindo feito uma luva na personagem que deveria ser a personificação da tristeza. A voz do Anger/Raiva é uma voz de altoridade, carregada e normalmente dita em um tom alto, isso é bom (é fiel, é coerente). A voz da Disgust/Nojinho é uma voz de patricinha, cheia dos ''frufrus'' e que consegue falar em um tom de zombação quando é algo que a lhe desagrada. E por fim a voz do Fear/Medo é uma voz gaguejante, é uma voz de alguem que esta ansioso ou preocupado, novamente caiu feito uma luva. Dos demais personagens eu não tenho nada a acrescentar alem de dizer que estão muito boas, mas os principais e que seriam teoricamente unidimensionais tiveram as melhores vozes para suas atuações, então não preciso rasgar seda para os personagens cuja a interpretação é algo mais ''simples''.

Esse filme consegue passar lições valiosas (uma delas é mostrar a importância da família, por isso achei valido falar dele nesse mês temático) além de fazer sorrir e comover qualquer pessoa, ele traz de maneira entretida e convidativa coisas que quase ninguém em idade pré escolar se importa (o conceito de Freud) dentre outras coisas.



Curiosidades:


  • Inicialmente a protagonista seria uma jovem em idade jovial (lá pelos 20 anos), mas o pessoal decidiu mudar a personagem junto da sinopsia após uma pesquisa que eles fizeram a respeito de qual era a idade determinada a de maiores transformações de caráter na vida de uma garota (a resposta é entre os 12 à 21 anos).
  • Inicialmente queriam que a aventura para a volta a sala de controle fosse protagonizada por Alegria e Medo, mas mudaram pois acharam que não teriam tantos pontos antagônicos a qual poderiam trabalhar (seria algo como: Não se pode viver sem alegria assim como não se pode viver sem medo (enxergue isso de uma forma ying-yang) O que não teria sentido, pois Medo e felicidade não são sentimentos opostos.) Devido a uma reunião onde o foco foi decidido pelo criador/dublador do Fear, ele concordou que faria mais sentido colocar a tristeza em seu lugar.
  • De inicio era para existir os sentimentos Orgulho, Surpresa e Confiança.
  • Pete Docter teve como inspiração para o filme o crescimento de sua filha.
  • A viagem de Minnesota para San Francisco é uma clara menção a vida de Pete Docter na sua juventude.
  • Esse filme contem inúmeras menções e easter-eggs de Toy Story, rei leão, procurando o nemo, Up e outras películas da Disney.
  • A cena do Brócolis foi adulterada na versão japonesa, lá eles trocaram a cena por figado se não estou enganado (isso se deve a culinária japonesa ser fortemente voltada para frutos do mar, peixes e legumes, verduras e grãos.
Dentre outros...




Minha Opinião:


Esse é o 15° filme produzido pela Pixar e é notável que mesmo depois de muito tempo (desde a época de Monstros S.A, Procurando Nemo e Toy Story 1) a Pixar ainda tem originalidade, capricho e a boa e velha ''mágica'' de filmes infantis (filmes dedicados ao publico Infanto-juvenil, e que ironicamente possui um publico adulto muito grande também...acho que é porque todos nós voltados a ser crianças ao assistir um filme que tem uma ligação tão forte com coisas simples que vez ou outra teve ligação com nossa infância)

Não tem muito o que eu acrescentar aqui nessa etapa do artigo, basta entender que eu vi esse filme sem nenhuma expectativa e já fui pego pelo carisma dos personagens logo nos primeiros 5:00 de filme.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, se tiverem críticas ou sugestões, escrevam nos comentários, se gostarem do meu conteúdo, me sigam no Blogger.
Era isso o que eu tinha para falar, até a próxima e tchau.

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