sábado, 31 de dezembro de 2016

Especial de Natal do Supernatural

Carry on my wayward son
There'll be peace when you are done
Lay your weary head to rest
Don't you cry no more


Fala pessoal, como vão vocês? hoje eu pretendo falar de um especial de natal de uma série que muitas pessoas e eu incluso gostam muito, eu falo da série de ação e suspense com elementos de terror, hoje lhes trago...SUPERNATURAL.

Então vamos começar com isso, sim? (faz um tempinho que eu não apresento uma resenha, farei algumas observações e piadinhas/referencias que talvez ninguém goste, mas mesmo assim eu tentarei o meu melhor.)

(Aviso:Eu irei fazer uma resenha desse especial de natal, então se quiserem ver antes de mais nada, acompanhe o episódio aqui

Então vamos ao episódio, que se trata de um dos 20 e tantos lançados na 3° temporada, e se bem se lembram (para quem não assistiu eu explico): O foco dessa temporada se foca nos irmãos Winchester correndo contra o tempo para matar Lilith, pois essa garota havia se tornado a carrasca da vez, resumindo de forma monstruosa: No final da 2° temporada, Dean vendeu a sua alma para trazer seu irmão Sam de volta a vida; O resultado disso foi o acordo que dava um prazo de tempo para Dean na terra, pois depois disso ele seria perseguido e morto pelos cães do inferno (bestas invisíveis).
Agora que situei bem o que esta acontecendo durante essa temporada (afinal estamos em onze temporadas feitas e uma 12° em produção), vamos ao episódio.



Avante Hunters

O episódio começa em clima natalino:
E começamos com um garoto abrindo a porta para o seu pai( jurava que era o avô do moleque).
O senhor pergunta para o garoto se ele foi um bom menino; onde o mesmo retruca o velho dizendo que foi e que espera os presentes do pai. Mas o pai do garoto diz que ele não tem nenhum presente e quem dá os presentes é o papai noel.
Após o menino ir dormir, o pai se traja de papai noel.

(Momento Divagação:Eu acho bacana essa atitude de algumas pessoas mais velhas. Digo, mesmo que não acreditem no papai noel, elas não são céticas e cretinas de remover a inocência das crianças que acreditam no papai noel (se você acredita no papai noel e esta lendo isso, eu estou maluco, o papai noel existe e ele lhe trara carvão no próximo natal se não comer seus vegetais). O que eu quero dizer é o seguinte: Com os meus 10 anos, minha família disse que o papai noel não existe, isso para mim foi um choque (para eles foi algo natural...) Ainda hoje eu sou um pouco inocente com certos assuntos, eu imagino que eles me consideravam infantil...ta certo, pois nessa sociedade onde se confunde liberdade com libertinagem, o mais correto a fazer era aos meus 10 anos estar fazendo coisas como a da foto.)

O velho noel faz barulho com sinos na intenção de chamar o filho.
Que prontamente responde chegando rápido na escada e observando o papai noel colocando os presentes debaixo da arvore.
Acontece que algo faz barulho no telhado e isso chama a atenção dos dois presentes (pessoas) na sala, o guri esta pensando que são as renas e o pai esta com uma cara de preocupação digna de um infarto...ou só confusão mesmo.
Nisso ele vai investigar na chaminé e acaba sendo puxado por alguma coisa.
E os gritos de dor e de terror do velho traumatizam a criança.
Mas hey, talvez o pai do guri seja mais forte e nada de mal tenha acontecido certo (essa dai só vai cair quem nunca viu supernatural (ops, estraguei a surpresa).
ERRADO.

E assim se inicia o episódio:

E cá estamos nós no Michigan, em um caso semelhante ao ocorrido no anterior.
E a Mãe da criança traumatizada esta sendo interrogada pelo Dean:
(Momento fã-base: 
AIMEUDEUSDOCÉUDEANWINCHESTERSEULINDOMARAVILHOSOMEPOSSUA!
...
Acreditem, existem muitas garotas (e garotos se duvidar) que são loucos pelo Jensen Ackles)

Dean pergunta para a mulher coisas do tipo ''alguém mais tinha acesso a essa casa?'' e outras coisas (vale lembrar que toda vez que iam resolver um caso, Dean e Sam na esmagadora maioria das vezes iam disfarçados de agentes do FBI)
A mulher em estado de luto/desconformada responde as perguntas e retruca Dean se ele sabe de alguma coisa ou se o marido possa estar vivo (a pergunta original é se o marido possa ter sido sequestrado).
E nesse momento sai de dentro da casa o nosso querido alce  Sam. Aparentemente o Sam estava dando uma de CSI enquanto o Dean quem buscava provas de testemunho.

Após o questionário, os dois se despedem dali e Sam mostra para o Dean o que restou do sujeito morto/levado próximo a lareira.

Os dois vão para casa (ou melhor o Sam vai para casa) e decide procurar em seu laptop a respeito de criaturas ou crenças que batam com a descrição desse ocorrido, e nesse momento o Dean chega.
Sam fala para o Dean que ele suspeita/acredita que quem tenha feito isso seja o papai noel do mal, aka Krampus. A qual o Dean com toda a sua experiência de hunter nega veemente da sua suposta existência, pois afinal, se o papai noel não existe, seu irmão malvado também não pode existir.
Felizmente o Dean havia saido para procurar pistas (quem são os seus informantes?)
E descobriu que as duas vitimas tiveram um ponto de encontro em comum, uma daquelas praças natalinas (só que na versão fulera).
Bem vindo a ''Vila Natalina'' onde podemos ver a empolgação de todo mundo com base no tiozinho vestido de rena logo ali.
Durante o percurso que os dois seguem dentro daquele lugar, o Dean começa a falar sobre o natal e como os dois irmãos se divertiram muito nos natais passados apesar de todas as diversidades.
Enquanto isso, Sam refuta o que Dean falou, segundo Sam todos os natais foram desastrosos (o menino para carregar trauma) e nisso somos abençoados com um flashback (Yeah)
(Momento divagação: Eu tenho a incrivel capacidade de tirar as piores fotos/prints possivel, devo ser cagado mesmo. A minha justificativa para isso é que se eu pausar esse episódio no programa a qual estou visualizando ele, acaba aparecendo aquele logotipo infeliz de seta e cobre metade da tela, a minha unica saída é tirar prints durante a exibição do episódio, o que me garante cenas como essa acima)

Sam (garoto da foto) esta perguntado enquanto embala o presente que planeja dar para o seu pai, para o Dean: Será que o pai vai voltar? no que o Dean responde que é bobagem se preocupar com isso (de um tom bem ignorante) e diz que seu pai vai chegar, ele lembra que é natal.

É então que Sam começa a fazer várias perguntas pertinentes ao Dean, e que tenta não responder sendo evasivo (nota-se que ele estava ficando de saco cheio)
A ultima pergunta feita pelo Sam é sobre a Mãe deles, e isso faz Dean explodir (ele fica puto, e sai de casa)
Fim dos Flashbacks.

(Novamente: essa é uma print cagada)

Sam e Dean estão conversando a respeito do suspeito a qual procuram, reza a lenda que o papai noel do mal (Krampus) se disfarça de um homem velho que fede/cheira a doce e que manca.

Neste momento a câmera da destaque ao Papai noel daquele lugar.
O Papai noel pergunta se o menino foi comportado e diz que sabe o presente perfeito para ele (fazendo uma cara que faria a CPS (É como uma policia de casos de pedofilia dos E.U.A) ficar em alerta.
Sam e Dean olham aquela cena e se deparam com o ''Bebum Noel'' mancando depois que terminou o seu expediente. 

Os hunters descobrem onde o ''Bebum noel'' morava e decidem ficar de campana no carro esperando por qualquer ação suspeita/estranha.
É quando eles suspeitam do silencio e decidem adentrar a força a casa do velho.
E o velho estava dando uma tragada (é tragada que se fala nesse caso?) no seu narguilé (bela forma de comemorar o natal)
Nisso, os irmãos ficam sem jeito e disfarçam da melhor maneira possível.
Eles cantam (e muito mal. Alias, aguem reparou nessa boca de peixe do Sam?)
Mas nunca que um senhor de idade cairia num truque barato desses, eles invadiram sua propriedade ele deve estar muito bravo agora.
Beh, que nada, ele esta é mais feliz que pinto no lixo (alguém me explica esse ditado, sempre ouvi falar mas nunca entendi a moral dele.)

Passado essa situação constrangedora, os Irmãos Winchester partem para mais uma investigação (outra família teve um desastre de natal, dessa vez o Pai foi sequestrado, a mãe nocauteada e a criança traumatizada).
(Não basta o responsável por isso fazer o que fazer, ele ainda tem que parar o que esta fazendo para comer os biscoitinhos do papai noel (para quem desconhece a crença, as crianças norte-americanas deixam para o bom velhinho um copo de leite e uma tigela/prato cheio de biscoitos de gengibre.)
Dessa vez o nosso querido Alce( quem o apelidou assim foi o Crowley, reclame por ele...foi mal o SPOILER) notou um padrão nas casas onde ocorreram os ataques, existem guirlandas feitas de filipêndula (informação concedida pelo Bob) e essas flores são um ''igrediente'' usado como incenso de pokemon para Deuses pagões, em resumo: Essas filipêndulas atraem divindades pagas para atacar os seus alvos como uma forma de oferenda, e é ai que Sam e Dean partem para os responsáveis por quem quer que sejam os distribuidores dessas guirlandas.
(Antes de prosseguir, eu vou colocar uma foto de uma filipêndula vermelha)
É uma flor bonita...é...

Então os irmãos chegam na loja de decorações natalinas da região, e em uma cena cômica (um dos pontos fortes do episódio) o Sam demonstra o qual motivado estava para obter uma guirlanda igualzinha.
Sam:''Ela é linda''

Isso faz com o que tiozinho dono do estabelecimento fique com uma cara de ''vou ver o que posso fazer por vocês''

O balconista menciona que não é ele o criador de tais enfeites natalinos, a responsável por isso é uma dona de casa que se mudara recentemente para aquela região e que distribuía Guirlandas de graça (fato esse que se torna muito suspeito, já que Sam menciona para o Dean que esse material para enfeites de natal fariam eles custarem na casa de 200 dólares (atualmente uns 700 temer aproximadamente)

Antes de eles partirem para a casa da senhora, eles decidem passar a noite no hotel onde estavam hospedados e temos uma das cenas mais comoventes do episódio (justamente por abordar uma questão quase não explorada na temporada: como os irmãos estavam lidando com aquela situação de que o Dean estava para morrer ao fazer 1 ano de pacto).
O Sam nesse episódio todo estava magoadinho quando tocavam no assunto de natal, é então que eles tem uma conversa séria/quase briga entre irmãos.
Em resumo da cena é o seguinte: O Sam pergunta por que que o Dean esta tão preocupado em passar o natal com ele, sendo que essa nunca foi a prioridade dele nos anos anteriores, é então que Dean retruca perguntando sobre o que aconteceu de tão traumático na vida de Sam, sendo que ele diz que não ocorreu nada de mais (o que joga no lixo aquele primeiro flashback, mas ele já vai ser reaproveitado) 
Dean explica do seu meno de morrer e que quer aproveitar uma ultima vez ao lado do irmão, e é justamente por isso que Sam não quer comemorar o natal, pois não consegue lidar com o fato que eles estariam festejando felizes da vida, ao saber que tempos depois ele teria que arcar com a perda de seu irmão e o único que se importa com o Sam de maneira positiva.(Olha a carga emocional que esse episódio gerou em alguns minutos).

Então somos abençoados com mais um flashback, e dessa vez mostrando que naquela mesma época de Sam e Dean garotos, o Sam encontrou o diário de caçador do Pai, e começa a contestar o Dean.
Dean até tenta persuadir o irmão a deixar de lado, mas agora que não da mais para esconder, ele decide contar toda a verdade.
Sam tentando ter alguma gota de esperança nesse mundo desgraçado, ele pergunta para o Dean se papai noel existe, e Dean responde que não.
Sam mostra as suas preocupações sobre a segurança deles e de seu pai, pois se mamãe foi pega, o que impede dos monstros pegarem eles ou o papai (fala do Sam).
Dean tenta confortar o irmãozinho falando que esta tudo bem e que ele não deixara nada de ruim acontecer com ele.
(Fim dos flashbacks)

Nisso os Detetives Winchester chegam na casa da senhora que fabrica essas guirlandas e perguntam a ela sobre essas guirlandas (''por que fazer com tal material?'', ''teria mais uma para nos dar, coisas do tipo?'')
Eles tentam entrar no papel de jovens curiosos e que estavam apenas vendo as tais guirlandas na casa das pessoas assassinadas/sequestradas. E nisso chega o marido da mulher.
Com a chegada do George Bush ai, os Winchester se despedem.
E eles decidem acabar de uma vez por todas com o reinado de terror dos ''bons vizinhos''. Acontece que Sam pesquisou e constatou que eles eram propositalmente os criadores de guirlandas para deuses pagões e decidem que eles deveriam ser mortos (diga-se de passagem, com uns contatos com o Bob (que nem aparece no episódio, alias) eles souberam que a melhor arma para essa tarefa eram estacas de eucalipto. O Dean fez algumas...
Então na mesma noite, os irmãos decidem adentrar a casa (que curiosamente estava vazia...)
Eles encontram no porão da casa vários elementos decorativos de origem pagã e restos mortais das vitimas do casal.
É quando os irmãos menos esperam, eles são surpreendidos (que pleonasmo) pelo casal de velhos que os apagam.
Os irmãos acordam amarrados e é então que aparece o casal que revela a sua identidade (Eles que eram os Deuses pagões)
O George Bush ai comenta do passado deles, de como eram venerados e temidos e que perderam a popularidade quando o cristianismo surgiu. Eles falam isso com uma naturalidade, diga-se de passagem eles estão apenas torturando Sam e Dean.
Essa cena é aflitiva, como eu sou um belo canalha, deixo para vocês essa imagem em especial para que eu não sofra sozinho (lembro da primeira vez que vi esse episódio, eu nem sabia que serie era essa, mas ficou marcado a ferro e brasa essa cena da unha...Eu já perdi a unha dos meus dois polegares ao serem prensados em uma porta, eu era criança na época.)

Quando estavam para serem mortos, a campainha toca, é uma vizinha que convida os deuses para uma festa em comunidade, mas como os deuses tinham outros planos, eles inventam uma desculpa esfarrapada.
A vizinha lamenta e entrega um bolo caseiro para o casal e se despede (nunca te esqueceremos vizinha conveniente que apareceu em menos de um minuto do especial de natal de Supernatural)
A graça do casal dura até ele fecharem a porta, e para mostrar a ingratidão, eles fazem questão de pisar no presente que foi lhes dado.
Pois é...

Só que eles se ferraram pois os irmãos se soltaram e fizeram uma barreira nas portas para que os deuses não passassem e Dean aproveita para forjar uma estaca com os galhos da arvore de natal presente na sala.
E eles apunhalam os deuses.
Feliz natal para vocês, agora vão comemorar no inferno.

Após mais um feito, Sam e Dean decidem retornar tarde naquela noite de natal, e Dean é surpreendido por uma festa surpresa de seu irmão. Os dois então colocam suas diferenças de lado e curtem aquela data comemorativa.





Minha Opinião:

Eu quero pedir desculpas pela demora desse artigo, eu fiquei com uma crise de desinteresse quanto a atualizar o meu blog nesses últimos dias, e devido a minha imprudência eu não terminei de fazer os outros artigos que eram para serem postos ainda esse ano.

Dito isso, eu quero dizer que eu gosto desse especial de natal pois ele apresenta diversos elementos na construção de uma história, teve cenas dramáticas, teve comédia, teve ação, enfim teve tudo com uma dose bônus em um episódio de Supernatural. Eu gosto dessa série mas preciso desabafar agora, eu gostava mais do estilo antigo da série, onde o pessoal ia para um lugar, investigava sobre o lugar, vitima, característica padrão dos assassinatos, pesquisavam e depois iam atras do monstro. Não me levem a mal, é só que eu gostava da antiga receita de bolo da série. Dito isso também eu parei de assistir lá pelos meados da 10 temporada, então ainda estou perdido quanto a alguns acontecimentos que presenciei assistindo episódios sortidos de supernatural. 
Eu quero desejar tudo de bom para os atores desse programa e para vocês meus caros leitores.

Um Feliz natal (Atrasado e um prospero ano novo, e me aguardem, eu irei fazer um ultimo artigo, cheio de coisas melosas e fazendo uma retrospectiva desse ano).
É isso e tchau. (não se esqueçam de escrever nos comentários sobre sugestões ou críticas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário