domingo, 12 de agosto de 2018

Ready Player One (Jogador Nº1)

Paparapapapapapan Parapapapapapapan Paranpanpanpanpan WE ARE NUMBER ONE!
...

Eu precisava fazer essa piadinha infame

...


Ok, agora sim.

(Tosse)

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo trazer a analise de um filme que eu assisti no cinema já faz um tempinho, seria o filme ''Jogador Nº1 (Player Number One no original).

Pois bem, sem mais enrolações, vamos ao texto.


(Aviso: esse artigo contém SPOILERS)

Ready Player One ( ''Jogador Um Pronto'' em tradução literal/ Jogador Número 1 na adaptação brasileira) é um filme de gênero Ação & Aventura e Sci-fi criado por Steven Spielberg em parceria da Warner Bros. Pictures em 11 de Março de 2018.



Steven Spielberg (1946-) é um renomado diretor de cinema, roteirista e empresário cinematográfico norte-americano nascido em Ohio. Spielberg é um dos cineastas mais influentes da atualidade devido a sua extensa lista de filmes dos quais ele dirigiu ou produziu, para vocês terem uma ideia da lista aqui vai algumas de suas obras mais famosas: Indiana Jones; Et, o Extraterrestre; Tubarão; A Lista de Schindler; Jurassic Park; Transformers, Gremlins; De Volta para o Futuro; MIB - Os Homens de Preto; O Resgate do Soldado Ryan, entre tantas outras pérolas cinematográficas.





Sinopsia:
No ano de 2044, James Halliday um excêntrico criador de jogos morre e deixa como legado o maior jogo de realidade virtual online de todos os tempos, OASIS. Halliday deixou dentro de seu jogo pistas para três impossiveis desafios que ao serem cumpridos, o jogador herdaria toda a fortuna e legado de Halliday. Wade Watts é um garoto que vive em uma zona de trailers e tinha uma relação familiar problemática, o que fez ele se aventurar pelo universo de OASIS, e após a morte de seu criador, Watts se vê encorajado a encontrar e superar esses desafios, mas ele não é o único a buscar a herança de Halliday; uma megacorporação que detêm o 2º lugar da mais rica e influente empresa, a Innovative Online Industries também esta atras do grande prêmio, e caberá a Watts e seus amigos online impedir que isso aconteça.



Trailer:
(Nota: Ativem as legendas)

Personagens:


  • Wade Watts/Parzival (Tye Sheridan): Wade Watts é o típico ''garoto nerd''; ele é franzino, fraco, ama e sabe tudo sobre videogames, possui uma vida desgraçada por um bully (No caso o seu cunhado) entre outros...Wade é um garoto que perdeu os pais quando era pequeno e foi criado pela irmã mais velha. Wade esquece de seus problemas quando o mesmo ingressa para a OASIS como ''Parzival'', seu nickname (nome de jogador). Quando esta no OASIS, Watts é uma pessoa totalmente diferente; determinada, heroica, aventureira e curiosa.
  • Helen Harris/Arch (Lena Waithe): Harris é um garoto que mora/dirige um trailer e como Arch é o melhor amigo de Parzival. Arch é um brutamontes que ganha renome entre os jogadores de OASIS por ser um inventor e conserta-tudo, chegado até a fazer uma réplica em tamanho real do Gigante de Ferro. Arch faz o arquétipo ''Gigante gente boa e medroso''. (Nota: É um garoto, mas quem da vida ao papel é uma atriz).
  • Toshiro Yoshiaki/Daito (Win Morisaki): Toshiro é um dos amigos virtuais de Watts e é um conhecido de Harris tanto no mundo real como no virtual. Toshiro joga como Daito, um samurai pilotador de Gundan's.
  • Akihide Karatsu (Zhou)/Sho (Philip Zhao): Zhou como é apelidado por Toshiro e os demais é o membro mais novo do grupo que juntos formam os ''High Five''. Zhou joga como Sho, um ninja.
  • Samantha Cook/Art3mis (Olivia Cooke): A última integrante a entrar no High Five e interesse amoroso de Watts. Como Art3mis, Samantha é uma personagem destacável por suas perícias e por inicialmente se demonstrar uma antagonista do grupo de heróis.
  • James Donovan Halliday/Anorak (Mark Rylance): Halliday é o criador de OASIS, o maior jogo de realidade virtual do mundo, e também é o primeiro jogador. Halliday foi um apaixonado por jogos pois foi um garoto de uma infância simples na década de 1980 (O Auge da Atari), mas que se arrependeu de algumas de suas escolhas e colocou três desafios para os mais determinados jogadores irem atrás do grande ''Easter-Egg'' (A ''Referencia'' dentro dos games) que daria tudo ao número 1.
  • Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn): Sorrento foi da equipe de produção de Halliday em diversos jogos, mas era um sujeito invejoso e incompetente que foi mandado embora e jurou ultrapassar o brilhantismo e a fortuna de Halliday. Sorrento formou a Innovative Online Industries (IOI) e se estabeleceu no mercado de jogos em 2º lugar. Com a morte de Halliday e a herança em jogo, a IOI contratou milhares de jogadores para jogar o OASIS e adquirir os bens para Sorrento. É o típico vilão inescrupuloso de terno que quer ''dominar o mundo''.


(Da esquerda pra direita: Sho, Arch, Parzival, um robô ajudante, Art3mis e Daito).





Universo do Filme:
Antes de começar a tecer alguma analise ou crítica sobre o filme, vamos nos perguntar como o OASIS fez um estrondoso sucesso.

Jogador Nº1 é um filme que se passa em um futuro distópico, onde a Terra é assolada pela pobreza e isso fez com que muitas pessoas decidissem esquecer de sua vida real em busca de conforto e entretenimento dentro do OASIS.

Para os que não sabem o que é uma distopia, imaginem uma Utopia: Uma cidade bela, bem desenvolvida, sem nenhum problema urbano (roubos, incêndios, etc...), onde todos são iguais...Como Rapture de Bioshock.
Imaginaram? Pois bem, agora imaginem o contrário: Uma cidade assolada com desgraças, talvez em ruínas por alguma guerra, tomada por um ditador talvez? Distopia são retratadas em obras ficcionais de temática futurista onde algo sempre deu errado e o mundo ficou daquele jeito (Filmes pós-apocalípticos como Eu sou a Lenda descrevem muito bem esse tipo de cenário).

Agora, em relação a obra analisada em questão; uma coisa que me deixava intrigado era sobre seu universo real: Se o mundo era assolado com miséria (Não em um sentido econômico exatamente, a superpopulação que acabou ferrando um pouco com os recursos da Terra e precisaram morar em qualquer ''ferro-velho'' que se vê por ai), porquê a humanidade passava horas e horas por dia conectada no jogo ao invés de se preocupar em reajustar seu lar? Diga-se de passagem, para um lugar tomado por pobreza, as pessoas tinham acesso a muitos aparatos tecnológicos e eram de fácil acesso inclusive, mas eu prefiro elaborar mais sobre isso em um outro tema.

Mas então...É isso? Esse foi o segredo do sucesso de OASIS para reunir tantos jogadores, alguns que de fato não apresentam ser do nicho dos games? Não, o jogo apresenta muito mais coisas.

Em OASIS as pessoas tinham liberdade para fazer e ser muito mais do que poderiam fazer e ser no mundo real. Logo no começo do filme é mostrado um compilado de games, uma porrada de clássicos antigos, FPS atuais, Minecraft, entre outros... E então aparecia uma espécie de estação dentro do OASIS.

O jogo é de realidade virtual, mas a proposta do jogo quebra barreiras; eu se fosse forçar uma analise de game sobre o OASIS teria que falar de tudo, pois a experiencia do jogo casa com o universo de diversos jogos, filmes e fases próprias.

Acontece que Halliday era um grande amante de jogos e passou sua vida inteira jogando, e de forma a homenagear algumas das suas melhores experiencias, ele integrou fases temáticas desses jogos dentro do OASIS. E isso acaba nos levando para um tópico bem interessante: As referencias.


Jogador Nº1 é cheio de referencias a cultura pop, em geral a jogos de grande renome atual, ou eternos clássicos; na imagem acima temos vários jogadores indo lutar contra o exército do MAL próximo do fim do filme; nele podemos ver uma Tracer (OverWatch), uma Chun-Li (Street Fighter), não aparece nessa imagem em questão, mas lá no fundo ainda temos um Master Chief (Halo), entre outras tantas figuras icônicas dos games.
Ah, também existem referencias a quadrinhos e animações, tanto da americana quanto da oriental.

Gigante de ferro

Gundam

Esse filme carrega diversas referencias visuais de outras obras, mas não é somente na parte ilustrativa em que se apresentam os ''easter-eggs''; os dialogos dos personagens também possuem menções a outras obras, como o Robotron (Atari), Adventure (Atari) que alias é o grande Easter-Egg do jogo que da acesso ao prêmio do jogador, mas até chegar nesse desafio, tem muita lenha pra queimar.

Temos referencias até nas inúmeras capas e posters do filme lançados ao redor do mundo, todas elas fazendo menção de outros filmes...é uma overdose de referencia tão forte que consegue apagar até mesmo o Capitão America.



Enfim...

As referencias embutidas dentro de Jogador Nº1 são algo divertido e nostálgico de se perceber, mas se o filme somente tivesse feito isso, ele seria algo vazio; o longa-metragem carrega consigo uma gama de sentimentos ao telespectador devido os personagens envolventes e principalmente sobre as mensagens que o filme tenta passar, ou melhor dizendo: Que o Halliday tenta nos passar.


Halidday ao fundo em uma espécie de virtualização do mundo real (Ele inseriu a si mesmo e o seu quarto de infância como personagem e cenário da última cena do jogo).

Halidday era uma criança introvertida, excêntrica, com poucos amigos e que passava horas jogando em seu Atari. Acontece que como figura publica, Halliday nunca foi ninguém até atuar como designer de jogos e criar o OASIS; durante sua juventude ele perdeu a chance de conquistar o amor de sua vida por causa de sua insegurança, e por causa do seu trabalho, Halliday terminou uma forte amizade com seu parceiro de negócios, Odgen Morrow.

Halidday nas cenas finais antes de entregar os direitos e fortunas para o Parzival, explica que ele deixou de aproveitar muita coisa da vida real por causa disso, e como os jogos para ele nada mais eram do que uma diversão; ele não jogava para terminar os jogos, ele jogava por jogar, para passar o tempo e admirar tudo aquilo que estava na tela da Tv.

A mensagem é clara no que se refere a aproveitar ao máximo a sua vida; as amizades do mundo real, as paixões, os lugares, tudo.

E falando sobre aproveitar a vida, passemos a falar sobre o Wade.

Wade apesar de todos os seus problemas pessoais e familiares, ele era um garoto bom, mas parecia vivenciar os mesmos passos de Halliday, e talvez por isso ele tenha se identificado tanto com o criador do OASIS.

Acontece que por sua busca pelas ''chaves dos desafios'', Wade acaba amadurecendo e se vendo obrigado a participar por uma corrida contra o tempo, não só pelo seu objetivo principal, mas para sobreviver. É estabelecido no filme a presença de Sorrento, um cara podre que não mede esforços para conseguir o que quer; como não pode comprar a confiança de Watts, o mesmo decidiu matar a família dele com uma bomba quando conseguiu rastrear o enderenço real de Watts, quando o mesmo acabou se descuidando e revelando parte de seu nome para Art3mis, que até então era uma empregada da IOI que era chantageada por Sorrento para fazer essas coisas. Ao cruzar o nome no banco de dados das pessoas registradas com alguma identidade, Sorrento pode encontrar Watts.
Nunca confie em um engravatado de terno dentro de um jogo online.

Watts acaba sendo sequestrado e vai parar em uma espécie de dormitório dentro das instalações da IOI como forma de conte-lo e impedir que ele de atrapalhar seus planos.

Nesse momento, Wade conhece a primeira dos ''High Five'' na vida real, Art3mis, ou melhor dizendo, Samantha.
Nesse momento, Wade conhece a primeira garota da sua vida, e ambos compartilham suas histórias trágicas. Samantha teve o pai morto de exaustão por trabalhar na IOI para poder sustentar a filha, e depois de sua morte, Samantha se tornou a nova escrava da corporação para pagar as dividas que sua família possuía.

A IOI utiliza crianças para conquistar seus objetivos dentro da OASIS, aqueles que assim como Samantha podem trair a empresa são capturados e enclausurados em salas onde eles ficam conectados em um ambiente virtual onde são obrigados a trabalhar carregando coisas.
Acontece que essas pessoas são equipadas com um traje que estimulam sensações neurais baseadas no mundo virtual (Se o personagem toma chibatada no jogo, o jogador sente a dor). E desse jeito, a IOI mantém um controle autoritário sobre os jovens. Algo parecido como o que fizeram em Sword Art Online (SAO).

Alias, um ponto chocante, porem interessante a trama para se observar; o jogo é ''gratuito'', porem a sua morte no jogo é permanente, e se quiser continuar a jogar devera se endividar para adquirir os itens necessários para continuar sua jornada.

O filme usa isso para dar uma sensação de ''morte real'' quando começam a haver baixas na guerra (luta final) e aumentar o drama de superar os desafios. 

Art3mis decide ajudar Watts a escapar; Watts acaba sendo encontrado por Harris, Toshiro e Akihide, e juntos elaboram um ataque virtual contra a IOI enquanto dão tempo para Parzival conclua o último teste.

No fim, Watts conseguiu fazer amigos, arranjou uma namorada e ficou rico.

Wade como novo dono do OASIS decidiu desligar os servidores em dias alternados da semana para que as pessoas possam aproveitar a vida.

Agora que eu deixei claro as mensagens do filme, vamos analisar os detalhes padrões.

O filme possui efeitos especiais  incríveis, uma ação frenética dos mais variados tipos (corrida de carros, lutas, explosões, etc..), bons efeitos sonoros, cenários bonitos e muita trívia (curiosidades sobre jogos antigos).

O filme só é estranho em dois pontos: A história dele pode ser vista como uma coisa rasa e clichê sobre o ''excluído social que conquista a mocinha'' em uma temática gamer e que se desenrola em uma enorme cena de guerra comum daqueles filmes maniqueístas como ''Coração Valente''.

Outro ponto que é intrigante é justamente suas referencias: O filme se passa no ano de 2044, é de se esperar que coisas atuais como Playstation 4 e XBox One fossem artigos de colecionadores lunáticos devido ao péssimo habito da industria de games de negligenciar sua história. Se não fossem os emuladores, muitos jogos teriam sido esquecidos pela humanidade, e nem vou apelar para jogos do Atari, Nintendinho ou do Mega Saturn (exemplo), falo de jogos do playstation 2 mesmo; jogos como Rule of Rose e Hauting Ground são obscuros pra cacete, ganhando renome coisa de anos atrás devido a popularização do termo ''cult'' dentro dos jogos de terror.

Se me perguntarem se o filme é bom eu irei dizer: ''Sim, ele é bom, mas tem suas falhas e talvez você não vá curtir muito, pois precisa refletir a respeito da história para entender seu valor real; caso contrário ele será um filme com uma história boba e que só se sustenta em cima da ação e das referencias''. É um prato cheio para gamers, mas quem não se interessa ou não conhece um Mario ou um Sonic da vida, dificilmente ira assistir esse filme, pois ira boiar nos ''momentos fortes''.



Minha Opinião:

Então era isso, espero que vocês tenham entendido a mensagem do filme, aproveitem a vida (principalmente hoje que é Dia dos Pais), façam amigos, conheçam lugares, VIVAM, pois a vida é curta demais para ficar trancado dentro de um quarto.

Espero que tenham gostado, caso tenham sugestões ou críticas, escrevam nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.

Até a próxima e tchau.

2 comentários:

  1. Este filme é incrível. A verdade eu fiquei surpresa quando eu vi o trailer deste filme. Sempre acompanhei o trabalho de Steven Spielberg, e neste ano quando soube que lançaria o filme The Post, esperei com todo o meu ser a estréia desde que eu li a The Post a Guerra Secreta avaliação. Assisti no cinema e acho que é um dos melhores do diretor. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

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  2. Boa Tarde Andrea Martínez. Não existe outra forma de se referir ao Spielberg se não for como um gênio; ele foi muito significativo dentro da indústria cineasta com seus sucessos de bilheteria da qual consigo lembrar de cabeça a série de Jurassic Park. Eu apoio a liberdade de diretores e produtores de fazerem adaptações de uma obra de alguma outra mídia, uma vez que elas sejam coerentes e sejam bem-feitas. Por exemplo como foi o final do primeiro filme do Rambo. Um forte abraço.

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