sábado, 4 de agosto de 2018

Analise de Trailer: Como treinar seu Dragão 3


Fala pessoal, como vão vocês? Curtindo o final de semana? Hoje eu pretendo fazer uma analise de Trailer e o tema escolhido hoje será ''Como Treinar seu Dragão 3''.

Antes de começarmos, vocês já devem imaginar que esse vai ser um artigo rápido, então porquê da demora para faze-lo? Bem, terminaram as minhas férias e eu precisava assistir ao Como Treinar seu Dragão 2 para ter mais argumentos para com essa minha analise já que tinha sido a unica obra da franquia que eu ainda não tinha visto.

Eu ainda aproveitei para linkar o filme anterior para que vocês que estavam na mesma situação que eu possam ver, vão lá, o filme é bom.

Com tudo pronto, irei fazer uma breve recapitulação das obras.


(Aviso: esse artigo contém SPOILERS)
Como Treinar seu Dragão (How to Train Your Dragon) criado em 25 de Março de 2010 conta a história de Soluço (Hiccop no original) um garoto franzino e fraco filho de Estoico, líder de Berg, uma aldeia de vikings que é assolada por dragões. Soluço não é levado a sério por ninguém devido a suas ''ideias malucas'', seu porte físico e por nunca ter matado um dragão (Levando em conta que isso era tipo um ritual básico para um jovem ser ''aceito'' em sua vila). Dentre todos os mais mortais tipos de dragões, nenhum trazia mais temor do que o ''Fúria da Noite'', e Soluço, disposto a provar seu valor para seu pai tenta capturar um...Mas ele logo percebe que os dragões não são seres irracionais e assassinos que todos em Berg pregavam, e ao criar uma forte amizade com Banguela (O nome dado ao Fúria da Noite), Soluço vai de encontro contra tudo que os habitantes de sua vila acreditavam, e junto de Astrid (A garota que ele admira) conseguem mostrar aquele vilarejo que era possível dragões e vikings viverem juntos após a derrota de um enorme dragão que vivia em terras longínquas (Soluço perde uma perna no processo).
Soluço mostrando que suas habilidades não são a força física ou a estratégia de batalha, mas sim a determinação e seu brilhantismo, conseguiu o inimaginável, trouxe um forte aliado a Berg e conseguiu a aceitação de seu pai.

De longe, Como Treinar seu Dragão se mostra uma das obras mais incríveis e ricas narrativamente, visualmente e ''musicamente'' da Dreamworks, não foi por acaso que de seu sucesso vieram uma série animada que exploraria ainda mais as aventuras de Soluço e seus novos amigos e é claro...um segundo filme.

 Como Treinar seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2) criado em 12 de Julho de 2014 conta a história de Soluço e seus amigos após 5 anos desde a aliança entre Dragões e Homens. Soluço agora viaja em seu Fúria da Noite para diferentes lugares descobrindo ilhas e expandindo território de Berg, em uma de suas viagens, Soluço da de cara com uma trupe de ''Caçadores de Dragões'' que eram lideradas por Drago Sangue Bravo, um louco que assim como Soluço era capaz de controlar os dragões, mas diferente do jovem que fazia com confiança e respeito, Drago os controla através do medo.
Como Treinar seu Dragão 2 possui uma série de arcos para seus personagens antigos e novos, inúmeras reviravoltas, uma rixa antiga revivida, novos dragões, muito mais ação e cenas emocionantes do que o primeiro. Soluço no mesmo dia em que encontra sua mãe, dada como morta a 20 anos atrás em um ataque de dragão em Berg, perde seu Pai, Estoico que de maneira valente se sacrifica para salvar o filho do ataque de Banguela controlado pelo vilão.
Estoico esperava que seu filho se tornasse seu sucessor, o novo líder de Berg e de fato, nesse filme vemos o amadurecimento de Soluço que mesmo optando pelo jeito mais pacificador, reconhece que não existe outra forma de deter o vilão a não ser que lute. E diga-se de passagem, o filme usar um Viking para ser o vilão desse longa foi algo genial e uma salva de palmas para todo o World-Building e história de origem que esse filme possui.
Reparem nas mudanças de Soluço em um espaço de 5 anos.



O que nos leva aos dias de hoje, com a promessa de um epilogo dessa grandiosa história de um menino e seu dragão.

Pois bem, vamos falar agora do Trailer.



Ficha Técnica:


  • Diretor: Dean DeBlois
  • Produtores: Bonnie Arnold & Brad Lewis
  • Produtora: Dreamworks
  • Gênero: Animação, Ação, Aventura e Comédia
  • Lançamento: 1º de Março de 2019 nos Estados Unidos, Junho de 2019 no Brasil




Antes de começar a detalhar em tópicos o meu ponto de vista, irei por a sinopsia como foi escrita na fonte onde tirei as informações da Ficha Técnica (A Ficha Técnica fui eu quem montei, só fui atrás dos nomes e datas).


Sinopsia
'' Enquanto Soluço realiza seu sonho de criar uma utopia pacifica com os dragões, Banguela descobre uma companheira indomável, que atrai o Fúria da Noite para longe. Quando o perigo aumenta e o reinado de Soluço como chefe da aldeia é testado, tanto ele quanto o dragão precisam tomar decisões impossíveis para salvar suas espécies''.

Agora que vocês tem a disposição a sinópsia, assistam ao trailer e me acompanhem na dissertação.




  • História: lembram quando eu apresentei o trailer de Detona Ralph 2 e dizia que ele cometia o pecado de não nos mostrar uma trama clara em sua apresentação? Felizmente Como Treinar seu Dragão 3 não cometeu esse mesmo erro. Nesse trailer de uns 2 minutos e meio nos foi esclarecido muitas coisas como por exemplo: Banguela ira encontrar uma fúria da noite albina, Soluço e Astrid irão ao estilo A Era do Gelo 3, achar algum lugar paradisíaco cheio de dragões novos, um novo vilão que dedicou a sua vida inteira a caçar ''Fúrias da Noite'' ira aparecer com uma gigantesca frota e ira ameaçar tanto Berg quanto a esse ''santuário'' dos dragões. E ao que parece, Berg será deixada para trás para que os Vikings possam ficar seguros e talvez criar uma nova aldeia estando ao comando de Soluço. Analisando a sinopsia, pelo o que da a entender haverá um arco inteiro dedicado unicamente ao Banguela e a Fúria da Noite nova da qual o mesmo tentara se relacionar e talvez até uma possível despedida do Banguela ao seu amigo/dono. Com o segundo filme na memória, posso concluir que após ser nomeado líder, Soluço continuou com as expedições pelo mundo e deu de cara com essa (é fêmea) nova personagem que é o Dragão. Algumas dúvidas são levantadas a respeito de como o vilão ira cruzar o caminho de nossos heróis e o que é aquela cena inicial mostrando um Soluço adulto de barba em uma terra de gelo. Outro ponto aparente que vale ser ressaltado é que Astrid e Soluço serão os personagens humanos de maior destaque na trama, sendo que nem mencionaram ou se quer mostraram os outros integrantes dos ''pilotos de Berg'', acredito também que nessa altura do campeonato devem ter se passado uns 2 ou 3 anos desde o segundo filme e que talvez Soluço e Astrid sejam o mais próximo do que nós temos hoje em dia como conceito de ''noivos''. Antes que eu me esqueça, outro ponto que talvez não tenha narrativa mas agrega bastante para as possiveis cenas de ação é um momento onde parece que o Banguela esta acumulando energia e chamando/''sendo atingido'' por uma tempestade; assim como no segundo filme onde o Fúria da Noite se tornou um dragão alpha, talvez aqui ele demonstre alguma individualidade distinta aos outros dragões.
  • Gênero: Apesar de ser catalogado como ''comédia'', em partes, a trama do filme ira girar em torno do ''romance'' entre os Fúrias da Noite, e sim, as cenas do Soluço tentando ajudar o amigo a conquistar a albina são hilárias. Como Treinar seu Dragão sempre foi uma obra da Dreamworks que teve muito mais preocupação com as cenas de ação e aventura do que as outras da empresa, então talvez nem precise ressaltar muito, só digo isso: Ta foda. Essa obra também carrega consigo um grande impacto dramático com cenas de sacrifícios e perdas (No segundo filme que eu diga) e pela primeira vez parece que Berg esta sendo ameaçada, não em um conceito de mortes apenas, mas ao ponto em que os moradores se vem obrigados a sair da vila; imagino que uma das passagens finais do filme e que vai encerrar com maestria a saga será a destruição de Berg e um recomeço em algum outro lugar.
  • Especulações: Em cima da cena onde aparece Soluço com barba existe material suficiente para a criação de várias teorias, uma delas que eu acredito é que de duas uma: Ou aquilo é a cena inicial e o restante do filme ira ser mostrado como forma de história (Como aconteceu com Irmão Urso), ou será a cena final, como se fosse uma conclusão de fatos, similar ao que acontece quando juntamos as cenas anteriores e vemos momentos importantes da vida do Soluço. É esperar para ver.
  • Arte Design: As CGs desse filme estão belíssimas, houveram poucas mudanças visuais nos cenários já existentes e em seu elenco principal (O argumento principal iria girar em torno dos anos que se passaram entre uma história e outra), porem temos a presença de muitos lugares novos, como a caverna com os novos espécimes de dragões e esses lugares são fantásticos, com muitas cores e formas de vida diferentes, eu acho fascinante a expansão do universo da franquia e sempre é bom dar uma variada nos lugares presentes a trama. Outra cena legal é onde mostram uma frota de navios de guerra, esses navios estão muito bem caracterizados, parecem enormes, ameaçadores e inicialmente eu pensei até que eram inspirados em caravelas (Sim, eu dei uma viajada), o que talvez desse a alusão dos inimigos serem bárbaros ou slá, conquistadores de um ''novo'' mundo, talvez um possível continente? Enfim, os efeitos especiais também estão nos trinques.
  • Dublagem e Trilha Sonora: Embora não esteja acostumado com a dublagem americana, devo admitir que ela é boa, então nada a acrescentar exceto pela fala inicial do Soluço onde ele fala do paradeiro dos Dragões carregando uma certa nostalgia e talvez melancolia em sua narração, isso pode corroborar com as especulações feitas acima. Os sons e a trilha sonora do filme são as clássicas do primeiro e algumas novas certamente estão inclusas, como elas são boas, eu não tenho com o que me preocupar.



Minha Opinião:
(Pois é, eu amo muito pokemon e decidi usar essa fanart onde o Banguela esta caracterizado como um dos meus pokemons favoritos, o Umbreon)


Uma coisa que sempre se ouvia comentar era como a ''Dreamworks'' era mercenária e blablablá por investir em continuidades em suas obras.

De fato, eu concordo que algumas dessas continuidades serviram mais para afundar do que para consagrar a franquia como por exemplo Madagaskar (Pra que fazer o 3º filme?) e Kung Fu Panda, porem acertaram quase sempre, como foi com seu primeiro grande estrelato, o Shrek.

Eu imagino que esse filme vai arrecadar uns bons caminhões de dinheiro para a empresa e fique imortalizado como uma das melhores pérolas do ano de 2019 dentro do mercado de animação.

Eu não cheguei a observar nada que pudesse ser comprometedor no trailer então imagino que esse filme tem tudo para dar certo.

Bom...acho que era isso, espero que tenham gostado, caso tenham alguma sugestão ou crítica, escrevam nos comentários, me sigam no twitter e no facebook.

Então é isso, até a próxima e tchau.

2 comentários:

  1. É um dos melhores do gênero. Anteriormente não gostava de filmes infantis, mas desde que deu uma oportunidade à Como treinar o seu dragão realmente fiquei surpreendida pelas maravilhosas mensagens que têm este tipo de filmes. Ralmente adoro o elenco, Gerard Butler é um ótimo ator, é muito talentoso, recém o vi em Tempestade: Planeta em fúria, é um gran filme, é um dos melhores filmes de ação em 2018, além o suspense que tem é ótimo. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Tempestade superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com sua visão de Como Treinar seu Dragão, eu não conheço a filmografia de Gerard Butler, isso é algo que você me recomenda?

      Excluir