domingo, 5 de agosto de 2018

A Diferenças entre Mitos e Lendas em Pokemon


Fala pessoal, como vão vocês? Hoje quem apresenta um artigo é o ''Professor Matteus'', renomado cientista pokemon e autor de outros temas nas horas vagas, e hoje irei debater sobre a diferença entre os ''Mitos'' e as ''Lendas'' no universo Pokemon.

Antes de mais nada, irei esclarecer do que se trata esse negócio de ''Mitos e Lendas'': Eu lembro da época em que eu era um garotinho acompanhando pokemon durante a fase Johto enquanto a Pokemon Club ainda existia; pois bem, lembram daquele meu artigo sobre o panteão pokemon? Pois então, uma confusão que havia antigamente era sobre pokemons que eram ditos lendários, e os que de fato eram enquadrado como ''lendários'' tendo um posto a cuidar no mundo e tudo mais.

De fato, decidi ilustrar a imagem cabeçalho do artigo com o Arcanine e logo logo vocês verão o porque.

Enfim, o meu objetivo com esse artigo é explicar essa confusão toda que rolou e citar alguns (Os que eu acho mais legais) pokemons que tem algum tipo de lenda atribuído a eles.

Uso o mesmo argumento que usei no último artigo de pokemon, é um universo grande com muito material para ser trabalhado, mas quase não se acha nada, então ficarei a cargo de por tudo nos maiores detalhes para poke-fãs curiosos possam se entreter...de nada.

Então vamos começar separando o joio do trigo:



Pokemons ''Lendários/Guardiões'':
São denominados pokemons ''Lendários/Guardiões'' os pokemons que possuem alguma autoridade, controle ou supervisão de um determinado elemento na natureza; Groudon criou os Continentes, Rayquaza supervisiona a Terra, Arceus criou a bagaça toda, coisas assim...




Pokemons ''Mitológicos'':
São denominados ''Mitos'', ''Lendários'', ''Misticos'', ''Sagrados'', entre outros termos os pokemons cuja a crença humana contribuiu para a reputação dos mesmos. São pokemons ordinários (No sentido de são comuns, existem vários da mesma espécie) que devido a alguma superstição ou lenda antiga ficam com um estigma de temor e respeito por onde passam...Infelizmente não pude achar uma imagem com vários deles juntos, então taco o Absol.



Boa parte da confusão entre o primeiro tipo e o segundo é porque ambos eram denominados como ''Lendários'' pelos jogos, anime e pela boca do povo que curte a obra. Outro ponto que forçou essa confusão foi porque os pokemons listados no segundo grupo eram pokemons na maioria dos casos fodões e que podiam em seus melhores dias sair na porrada com algum lendário por exemplo. (Quem ganha uma luta levando em consideração a intensidade de poder de ambos: Arcanine ou Articuno?)


Pois é...agora entendem onde quero chegar.

Pois sem mais delongas irei citar agora alguns dos pokemons ''Lendários'' explicando sua lenda (Se eu achar) e então vocês irão compreender melhor a respeito do porque essa série é tão incrível.

Em ordem numérica, vamos lá.




#038 Ninetales
E que bom que Ninetales é o primeiro da lista, pois é um dos pesos pesados dela. Ninetales como o próprio nome já diz (Nine-Tales Nove Caudas) é uma raposa de nove caudas. Ninetales é inspirada na raposa de nove caudas Kitsune da mitologia japonesa, uma criatura dotada de grande sabedoria, poderes psíquicos, capacidade de mudar de forma, imortalidade e de controlar o fogo. Não é sabido de que era é datada a lenda das Kitsunes, mas a mais antiga referencia que eu peguei foi do século V (Entre 401 a 500 depois de cristo). Kitsunes tem o poder de enxergar as intensões humanas através de seus olhos e é por isso que chega a ser um desrespeito olhar diretamente para elas. Kitsunes também podem hipnotizar e enganar pessoas desavisadas, boa parte de seus poderes vem ao longo de seus anos de vida; algumas fontes apontam que elas poderiam viver até em torno de 1000 anos.
Pois bem...e o que temos aqui em relação a pokemon? Ninetales foi fortemente inspirado na Kitsune, sendo um pokemon raposa de fogo que tem uma forte conexão com o paranormal e lhe atribuindo indiretamente a tipagem psíquica. Ninetales é uma raposa esperta, bela e que tem o dom de amaldiçoar a quem for tolo o bastante de tocar em alguma de suas 9 caudas; a pessoa que é amaldiçoada terá algum infortúnio variando de adaptação em adaptação, alguns dizem que a pessoa fica doente, outras vezes que ela fica impregnada com o azar, enfim...É um pokemon de muitos mistérios.
(Nota: ''Tales'' também pode ser traduzido no literal como ''contos/histórias/fabulas'', algo que reforça a ideia de sua inspiração).
(Nota²: Kitsunes devido suas popularidades podem ser encontradas em varias formas de mídias como personagens: Kurama/Kyuubi de Naruto,  Ahri de League of Legends, Renamon em Digimon, etc...).


#059 Arcanine
E logo após Ninetales vem ai Arcanine que chega a ser uma verdadeira salada na hora de explicar suas lendas in-anime. Arcanine possui em sua etimologia o significado ''Cão Arcaico'' ou ''Cão Antigo'' (Arca é uma derivação de Arcane que por sua vez traduzido pelo latim fica ''Arcanus''- Mistério, Segredo, Antigo, Arcaico, enquanto Canine é alegórico de cachorro).
Arcanine é inspirado em Shisa, uma criatura metade Cachorro metade Leão de lendas difundidas tanto no Japão quanto na China. (Pensando agora isso explica porque Arcanine mesmo sendo um cachorro eu sempre achei ele tão ''animalesco'')
Shisa é um tipo de guardião que afasta os espíritos malignos e previne aldeias de desastres naturais. Arcanine é concebido na forma de um pokemon de fogo cuja a grandeza, poder e velocidade é vista com profunda admiração por moradores de vilarejos. Arcanine é visto e usado para os mais diversos serviços como patrulha policial, corridas de pokemon, proteção como dito anteriormente e é visto como um ''troféu'' conquistado pelos treinadores mais experientes.
Acontece que a popularidade e a importância desse pokemon eram tão grandes que disputavam com os pokemons que de fato são lendários, chegou a um ponto que muitos acharam que Arcanine formava um quarteto com Entei, Suicune e Raikou na segunda geração (Sim, esse ideal de lendário durou até Johto), e antes disso ele era exposto em forma de arte junto dos pássaros lendários.
Essa cena aparece no segundo episódio de pokemon (Geração Kanto, então sim, é o episódio 2 mesmo) nele vemos um painel com a imagem em pedra de Moltres, Articuno, Zapdos e é claro, Arcanine. Alguns idiotas até chegaram a fazer zoeira dizendo que o painel era sobre as ''4 aves lendárias'' e ririam do Arcanine ali...acontece que isso foi uma meia-verdade, na realidade aquele painel deveria mostrar Moltres, Articuno, Zapdos e Ho-Oh!
Mas enfim...Arcanine não é exatamente um ser com poderes ou lendas, só é um pokemon com muitas funções e que caiu na graça do povo.





#097 Hypno
Hypno é um dos pokemons mais bizarros já criados, tanto pela sua aparência (Quando pequeno eu achava que ele era inspirado nos médicos que combatiam a peste negra por causa de seu nariz alongado e aparência intimidadora) quanto pela sua história. Hypno tem em sua epitimologia a derivação de hipnose, uma técnica de controle mental criada por MÉDICOS especializados em psicologia, mágicos, praticantes de bruxaria (A origem dos zumbis começa aqui) entre outros.
Hypno é dito como um pokemon psíquico que é usado para ajudar pessoas com insonia a dormir devido seus poderes. Mas o que mais se destaca na história dessa criatura é um caso ocorrido entre uma criança e um Hypno - Em sua pokedex é dito que já houve um caso de um Hypno que hipnotizou uma criança e a levou consigo até uma caverna...nunca mais foram vistos.
E essa lenda ajudou a traumatizar o pessoal ao estilo bicho papão, e graças a essa história, Hypno entrou no mundo das creepypastas ganhando direito a uma música e tudo. Alias...bons sonhos.





#149 Dragonite
Dragonite por pouco tempo esteve presente entre o panteão dos falsos lendários, a razão dele se encontrar por lá é que eles eram raros (O que faziam as pessoas acreditar que era único, assim como um Zapdos por exemplo) e possuíam um poder imenso. Dragonite sempre esteve atrelado a coisas misticas e é claro, dragões. Na primeira geração de pokemon, os tipo dragão eram os mais raros (Assim como os fantasmas, só existiam 3 pokemons e eram todos da mesma linha evolutiva) e quebrados (No sentido de apelação) pokemons uma vez que naquela época os únicos que tinham vantagens contra eles eram os tipos gelo que também eram poucos. Dragonites são pokemons livres capazes de cruzar a velocidade do som e que podem mudar sua personalidade de extremamente dóceis para furiosos em um estalar de dedos, seu poder era equiparável a de um lendário e no anime a unica aparição que ele fez (Falo da geração de Kanto) foi o Dragonite gigante no mar no episódio do farol do Bill (Acho que foi o episódio 13).



#178 Xatu
Se tem algum pokemon que seja mais enigmático que o Xatu só talvez o Unown. Xatu é um pokemon que era usado por sacerdotes em civilizações antigas estilo maia/asteca (Isso é especulação minha, mas é devido ao seu ''traje'' cerimonial formado por suas asas fechadas). Xatu é inspirado na crença de tribos nativo-americanas de que os pássaros eram mensageiros de seus Deuses, assim sendo, esse pokemon teria uma forte conexão com o mistico e divino. Xatu é um pokemon voador psíquico que é visto como um pokemon da profecia. Dizem que com um olho ele pode ver o passado e com o outro ele pode enxergar o futuro; é um pássaro passa a maior parte do seu tempo parado em algum lugar alto olhando vagamente para o nada...O que ele vê é um mistério.
Xatu não chegou a ser debatido como um pokemon lendário por conta de sua popularidade, porem que existem várias crenças rodando a seu respeito isso é um fato.



#282 Gardevoir
Gardevoir é considerado por habitantes de Hoenn como um pokemon capaz de ler seus sentimentos. Gardevoir e suas pré-evoluções, Kirlia e Ralts são pokemons misteriosos, ''introvertidos'' (Eles não são de se revelar a humanos) e capazes de diversas façanhas devido a seus incríveis poderes psíquicos.
Telepatia, Telecinesia, Premonição, Cura, Levitação e Clarividência são algumas das habilidades desse pokemon; Gardevoir são pokemons desgarrados da humanidade a menos que sejam criados desde pequenos por treinadores, neste caso será um dos mais leais pokemon presentes a coleção do sortudo, uma vez que é um dos pokemons psíquicos ordinários mais poderosos que existem, pois sua ligação emocional com o treinador a faz atingir picos de poder que chegam a ser perigosos.
Outro detalhe chamativo de sua cadeia evolutiva é que Gardevoirs são muito parecidos com jovens moças portando um longo vestido branco (preto se for um Shiny).
(NOTA:Apesar de passar batido, todas as pré-evoluções de Gardevoir, assim como Dragonite estão amarrados na mesma lenda).




#340 Whiscash
Whiscash é um pokemon de água e terra inspirado em Namazu do folclore Japonês. Namazu é um Yokai (Um tipo comum de demônio na crença japonesa) Peixe-Gato (Conhecido por aqui como ''Bagre'') que assolava o Japão/Mundo com terremotos ao mexer seus bigodes. Dentro da mitologia japonesa Namazu tem uma forte rixa com o Deus Kashima, responsável por manusear a pedra fundamental. Pois bem...Aqui em pokemon Whiscash é um pokemon que assim como Namazu acreditam que é o responsável por causar tremores de terra e destruir vilarejos. Houve um episódio da saga de Hoenn que foi banido pois ia mostrar a fúria dos Whiscashs causando um estrago em alguma aldeia genérica e na mesma data de exibição, houve um terremoto no Japão que causou incontáveis perdas tanto pela infraestrutura danificada quanto pelos mortos, por razões de respeito aos familiares das vitimas, os produtores sumiram com esse episódio da mesma forma que sumiram com o do Porygon.




#359 Absol
E agora vem o meu favorito da lista, Absol. Absol é um pokemon do tipo noturno inspirado na criatura folclórica chinesa Bai Ze do conto do Imperador Amarelo.
Bai Ze ou Hakutaku no Japão, é uma criatura semelhante a uma cabra da montanha branca com feições humanas e de vários outros animais (Varia a lenda) que tem o poder de prever desastres naturais e avisar aldeões da catástrofe iminente. Acontece que Bai Ze é mal falado pois muitos acreditavam que Bai Ze era uma figura de azar e o responsável por tais desastres que podiam variar desde uma forte tempestade até um terremoto. Absol assim como sua fonte de inspiração é mal estigmatizado por aldeões que desconhecem de sua habilidade. Absol carrega um ar nobre de serenidade e saber e possui uma das mega-evoluções mais elegantes que eu já vi.
(Nota: Em algumas fontes, Bai Ze é uma figura quimérica com corpo de boi e que é visto com bons olhos por compartilhar seu conhecimento com a humanidade sobre os Yokais e a prevenção dos desastres causados pelos mesmos).




#448 Lucario
Lucario assim como Arcanine foi um pokemon com popularidade tão estratosférica que foi confundido por muitos (Eu incluso) como um pokemon guardião (Nem lendário o infeliz não era, ele já era um GUARDIÃO).
Lucario deu as caras no 7º filme de pokemon (Lucario e o Mistério de Mew), onde o mesmo era o companheiro de um herói que havia perecido para acabar com uma guerra em um reino por onde nossos heróis estavam se aventurando. Lucario é um pokemon ''Aura'' pois é capaz de rastrear formas de vida e ler os sentimentos humanos e dos pokemons através de suas almas. Lucario é um pokemon erroneamente visto como lutador/psíquico uma vez que algum maluco na GameFreak decidiu batiza-lo com as tipagens lutador/metálico, mas independente de seu tipo, Lucario tem uma forte conexão com o mistico (Um elemento muito usado para atribuir tipagem ou ataques psíquicos/noturnos/fantasmas a um pokemon). Lucario não é inspirado (ou pelo menos não encontrei nada) em alguma criatura mitológica, então foi seu background que foi bem feito para ele ter toda essa popularidade.
Outra curiosidade sobre o Pokemon é que ele seria o primeiro pokemon a saber usar a telepatia sem ser um psíquico e também é capaz de reconstruir memórias passadas ao analisar um lugar. (Ele pode presenciar um evento que ocorreu a séculos atrás usando de seus poderes de aura).




#478 Froslass
Frosslass é a evolução de um snorunt fêmea exposto pela pedra do amanhecer (Dawn Stone). Frosslass não é um pokemon popular para ser confundida com um lendário, porem, Frosslass é inspirada em uma criatura mitológica, a Yuki-onna, um yokai na forma de uma bela jovem avistada em lugares com neve durante nevascas dentro da mitologia japonesa.
Yuki-onna (Mulher/Moça das neves) é um yokai com poderes de gelo que assim como toda criatura com a forma física de uma mulher bonita, usa de seu charme e de uma falsa hospitalidade para atrair homens para dentro da nevasca, onde lá elas o matam e o devoram. Yuki-onnas assim como a Kitsunes são criaturas popularidades dentro da figura pop japonesa e temos vários animes e jogos que usam de sua figura. (Yukina de Yu Yu Hakusho, Monet de One Piece, são só alguns exemplos).





Minha Opinião:
Que fanart incrível...

Eu podia ter citado tantas outras criaturas que foram inspiradas em alguma mitologia ou ainda outros pokemons extremamente populares, mas acho que já me fiz entender, esse artigo demorou mais tempo do que eu imaginei que levaria pois tive que ir atras das fontes de informação a respeito da inspiração dos pokemons listados aqui.

E já que estou falando sobre fontes irei colocar aqui as que usei, caso alguém tenha curiosidade sobre saber mais de determinado tema:

Aqui vocês podem acessar a origem dos nomes dos pokemons da primeira geração.
Aqui sobre a história do Arcanine e do Shisa.
Aqui sobre o Namazu (Whiscash).
Aqui sobre o Bai Ze (Absol).
E aqui terá o portal do Bulbapedia.
E eu também usei informações retiradas do Amino Pokemon.

-Matteus, por que você não linkou da Yuki-onna? -Porque eu já conhecia a lenda da Yuki-onna.


Então é isso, espero que tenham gostado, sejam bem-vindos, caso tenham sugestões ou críticas, escrevam nos comentários, me sigam no Twitter e no Facebook.

Até a próxima e tchau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário