sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Avengers: Infinity War (Vingadores - Guerra Infinita)

Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje pretendo falar sobre um dos maiores sucessos de bilheteria desse ano e um dos maiores crossovers da história, falo de Vingadores - Guerra Infinita (Avengers: Infinity War).

Recentemente o filme saiu para o download no torrent, então graças a isso o assunto que até outrora eu imaginava ficar datado voltou a ser comentada a todo vapor (Pelo menos pelo publico de nicho da Marvel)

Sem mais delongas, vamos ao artigo.


(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS)
Os Vigadores - Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) é um filme de ação, fantasia, sci-fi e drama criado pelos irmãos Russo (Anthony & Joe Russo) e produzido/distribuído pela Marvel (Cof, cof, Disney) em 23 de abril de 2018.



Anthony & Joe Russo (Respectivamente 1970- e 1971-) são dois irmãos que trabalham como diretores, produtores, roteiristas e até atores de cinema. Começaram a trabalhar no ramo desde 97 quando estavam cursando faculdade e hoje em dia são conhecidos por diversas obras, mas em maior destaque pela parceria com a MCU para a produção de filmes como Capitão America - Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier), Captião America - Guerra Civil (Captain America: Civil War), Vingadores - Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) e serão os responsáveis pela continuação prevista no ano que vem.






Sinopsia:
Após os eventos de Thor Ragnarok, Thanos surge com o objetivo de extinguir metade da vida do universo com uma filosofia distorcida de salvação, e para isso ele precisa coletar as jóias do infinito.
Thanos invade a nave de Thor nos minutos iniciais do filme, mata e brutaliza todo mundo; como ultima esperança, Heimdall usa seus poderes para levar um Hulk desacordado de volta ao seu lar (Terra). Thor é deixado ferido ao lado de seu irmão morto, Loki, jurando vingança a atrocidade que Thanos fez. Enquanto isso na Terra, Hulk volta a forma de Bruce Banner e se encontra com Doutor Estranho e juntos eles decidem reunir os vingadores (lembrando que os mesmos foram separados após os eventos de Guerra Civil) para combater essa ameaça iminente.



Trailer:



(Nota: Não irei utilizar o tópico ''personagens'', a essa altura do campeonato eles são muitos e já foram devidamente apresentados nos filmes que antecedem a este, logo, vamos falar do Universo do filme).








Universo do Filme:

Uma coisa que eventualmente iria acontecer, porem ninguém esperava ou queria acreditar que iria acontecer seria um filme da MCU (Marvel Cinematic Universe- Universo Cinematográfico Marvel) onde o ''mal'' triunfa o bem.
Eu coloco mal entre aspas pois a forma como Thanos foi trabalhada é de dividir opiniões sobre o sujeito: Thanos nesse filme contou com uma origem que destoa agressivamente de sua contraparte- os quadrinhos: Lá, Thanos era um tirano que buscava ter os poderes de um Deus (Pois é isso que você adquire quando porta todas as jóias do infinito, você vira um Deus) para eliminar metade do universo sob a proposta de agradar sua ''esposa/amante'' (Thanos é casado?) a Morte.
Fazendo um breve resumo sobre a Morte da Marvel: Ela é uma entidade vista como atemporal que atua como uma ''balança'' levando aqueles que por questões de saúde ou azar, tiveram seus dias contados...Mas não é sobre ela que irei falar nesse artigo, boa parte desse artigo será dedicado ao Thanos.

Thanos é um personagem um tanto ambíguo, se analisarmos com cuidado, a impressão que temos dele nos filmes anteriores a Guerra Infinita é que ele é um sádico que arquitetou uma série de planos em busca das Jóias do Infinito e isso culminou em uma série de inocentes mortos pelas expedições do vilão...Loki, o vilão do primeiro Vingadores, fez o que fez a mando de Thanos...

O vilão do primeiro Guardiões da Galáxia, Ronan fez o que fez (traiu o Thanos, mas inicialmente era instruído pelo mesmo para fazer o que fez) a mando de Thanos.

Thanos era uma autoridade máxima no que se referia a medo, um sujeito com poderes cósmicos que espalha desespero e destruição e que é movido apenas por sua cobiça...Deve ser o pior dos demônios.

Mas ai que vem a sacada dos irmãos Russo nessa película.

Como todos os mocinhos já foram apresentados nos filmes anteriores (Isso não impede que alguns tenham um arco dentro desse filme), Vingadores - Guerra Infinita decidiu apostar no vilão, concebendo ao Thanos uma história de origem trágica, onde ele viu o seu próprio povo perecer devido o esgotamento de seus recursos naturais. Muito abalado com isso, Thanos que ninguém mais passaria por isso (Ter sua raça extinta) e tomou para si a tarefa de encontrar as jóias do infinito sob o pretexto de que se eliminar pela metade de maneira randômica os seres viventes, seus respectivos mundos poderiam prosperar e o equilíbrio seria mantido, pois ainda haveriam recursos, ou como o próprio Thanos diz: ''Os recursos do Universo são Finitos''. Em outro momento o vilão diz: ''Não há diversão em ajustar a ordem do universo, mas põe no meu rosto um sorriso''.

E de fato, Thanos passa a maior parte do filme carregando um grande fardo, ele esta cansado e só busca concluir o seu objetivo...Mas por razões óbvias, os heróis entram em ação para impedir que metade do universo morra.

Agora, como o filme trabalha?

Basicamente o filme é dividido em arcos paralelos, os heróis em algum momento são divididos em pequenos grupos e esses grupos teriam que lutar como pudessem contra Thanos para impedir seu objetivo catártico. Em Titan (Terra natal de Thanos) se encontram Homem de Ferro, Homem Aranha, Doutor Estranho, Senhor das Estrelas, Drax e Mantis lutam contra Thanos em uma forma desesperada de ganhar tempo e remover a manopla do infinito de sua mão. Um outro grupo formado por Thor, Rocket Raccon e Groot estavam em uma estrela para forjar uma arma forte o bastante para matar o déspota roxo. Na Terra, mais precisamente em Wakanda, estavam Bruce Banner, Capitão America, Pantera Negra, Visão, Feiticeira Escarlate, Viuvá Negra, Maquina de Combate, Soldado Invernal e Falcão como última linha de defesa dos nossos heróis para impedir que Thanos adquirisse a jóia da mente que estava com Visão. E a quarta trama paralela seria o próprio Thanos onde vemos suas motivações e seu passado como uma forma de explicar o porque Thanos difere de qualquer outro vilão que algum herói já combateu.

Devido a imensa lista de personagens, alguns acabaram não tendo um destaque ou um arco a ser trabalhado: Falcão e Maquina de Combate foram irrelevantes (minha opinião); Visão era um dos seres mais poderosos que habitava a Terra na hora da confusão, porem se encontra debilitado devido a tecnologia que os filhos de Thanos portavam em suas armas/vestimentas/exércitos, porem ainda sim, teve um certo desenvolvimento (melhor dizendo; extensão) romântico com a Feiticeira Escarlate; Doutor Estranho utiliza de um vasto arsenal de poderes, mas mesmo assim eu sinto que ele foi mal aproveitado no filme...em todo o momento me passou a impressão que Doutor Estranho estava fraco (Porque ele já não lutou na Terra como lutou em Titan?), mesmo assim foi um dos que mais se destacou; Homem de Ferro foi a espinha dorsal da MCU e aqui mais uma vez mostra seu brilhantismo e sua importância, lutando com tudo contra o Thanos; Thor foi disparado o personagem que mais foi desenvolvido e que teve uma popularidade imensa com esse filme, coisas que seriam trabalhadas uma vez que o mesmo despertou seus poderes nos eventos de Ragnarok.

O filme fez questão de abordar diversas vezes o quanto a vida na Terra estava correndo riscos nunca antes vistos e para combater essa forte ameaça, foram feitos up-grades nos personagens: Homem-Aranha com a aranha de ferro, Bruce Banner com a Hulkbuster, Thor com um Machado de Guerra novo, entre outros...Os personagens vão em seus momentos de brilhar dando o máximo de si o que ajuda a corroborar nas cenas de ação que são pra lá de fantásticas e também nas cenas dramáticas ao vermos cada um dos heróis que aprendemos a amar cair um por um.

A atuação é boa, os efeitos especiais são algo indescritível de tão bem feito, você se arrepia a cada 5 minutos, a dublagem é boa, as cenas de ação são magnificas com toda aquela destruição de cenário e gente tretando, só é uma pena poucos restarem apos o final do filme, mas isso já era algo previsto e necessário para a segunda parte de Guerra Infinita, onde esses personagens teriam motivações e desenvolvimento maior para lutar contra Thanos que também não saiu ileso, sofreu várias baixas e ficou aparentemente sem o poder das jóias após estalar seus dedos.

Mas sem nenhuma dúvida, uma das mensagens/trama mais bem retratadas nesse filme é a relação entre Thano e Gamora.
Thanos é um louco: Ele tem uma visão distorcida de tudo, ele matou a raça da Gamora quando a mesma ainda era criança, a treinou como uma assassina e a matou durante o filme para obter a jóia da alma, mas mesmo assim, Thanos passou o filme inteiro tentando estabelecer um laço de afeição por ela, ele genuinamente gostava de Gamora, só não tinha o melhor jeito de expor isso; e justamente por essas e outras que Gamora cresceu com tanta magoa e ódio com o seu ''pai''.

Vingadores - Guerra Infinita foi um sucesso estrondoso de bilheteria, quebrando todos os recordes e deixando todos muitos satisfeitos com os resultados, garantindo assim uma continuidade que trará como personagem destaque a Miss Marvel (Me recuso a chama-la de ''Capitã Marvel'', sempre a conheci como ''Miss'').

Esse é o poster que circula a uns tempos e que traz todos os heróis remanescentes uniformizados e que possui infinitas possibilidades no que ficara conhecido como ''Vingadores 4''.

Eu espero ansiosamente até esse dia...até lá, eu irei ficar de olho em outras coisas.




Minha Opinião:
Eu espero veemente que esse formato de artigo de analise não tenha ficado estranho, de qualquer forma, os comentários do blog estão ai para vocês, caros leitores se expressarem e deixarem sua opinião a respeito do que vocês querem.

Pode parecer porco ou preguiçoso, mas a verdade é que não tem mais o que dissecar dessa obra, todo mundo já falou o que tinha que falar dela, então só fui no que era mais interessante, a trama e o desenvolvimento dos personagens.

Estou aberto a sugestões e críticas, qualquer coisa me sigam no Twitter também e pelo Facebook, são duas ferramentas de divulgação que não sou de usar muito (Já que não tenho obtido nenhum retorno), mas posso usa-los para deixar pistas sobre futuros artigos e quem sabe conversar com vocês.

Então era isso, espero que tenham gostado, até a próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário